Educar

193_ – Tema: Namoro na adolescência - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Desculpem amigos o atraso na elaboração e postagem do tema, mas a correria do dia-a-dia está cada vez maior.
Vamos estudar um pouco?
Tenha todos um bom estudo e uma boa semana.

Tema: Namoro na adolescência
Período: 10/06 à 17/05

Desde já peço desculpas pelo atraso na elaboração e postagem do tema desta semana. Mas vamos ao que interessa.

Nesta segunda-feira foi dia dos namorados e com certeza é um período bastante complicado para os educadores que têm filhos nesta fase de namoro.
A preocupação aumenta muito e instruir nossos filhos neste período (adolescência) é meio complicado, haja visto que é neste período, o início de um amadurecimento para estarem eles na fase adulta, ou seja, desde criança, nossos filhos começam a demonstrar seus pontos positivos e negativos, tragos de outras vidas. Só que na fase adolescente, eles passam a rever certos conceitos e passam a separar o que desejam levar para a vida adulta ou os que desejam deixar pra trás. Nesta fase adolescente é uma fase de experiências, de testes, de analisar atos antigas mas com soluções atuais aos seus pensamentos já moldados com relação a fase criança. Por exemplo, o adolescente na fase anterior (criança), ele que pulava o muro pra jogar bola com os amigos na rua, agora foge de casa pra ir pra balada. Ou seja o adolescente está experimentando uma prática antiga que é desde sua infância, mas com intuitos atuais, de acordo com sua idade e preferências.
Isso tudo, como eu já disse é para separar o que eles querem levar pra vida adulta e o que não levarão para a vida adulta, por julgarem desnecessários.
O namoro na adolescência é uma destas experiências que vem desde a nossa infância, aquela coisa da nossa mãe ficar feliz com aquela namorada que a gente dizia ser um amiguinha nossa. Nossos pais achavam isso lindo. Só que aqueles namoros de brincadeira, de infância e sem malícia, ganhou importância com a descoberta da sexualidade, e nisso o jovem faz aquilo que eu citei acima, ele experimenta (o namoro) um ato que ele pratica e está em sua vida desde a infância.
Por isso muito cuidado ao acreditar na falta de malílcia de nossos filhos, pois eles vão crescer, e se alimentados neste ponto de forma incorreta, terão grandes chances de serem desregrados sexuais. Onde o ficar e até mesmo as relações sexuais, serão pra eles coisas comuns, que já fazem parte do cotidiano a muito tempo e influenciado pelo educadores. Ou seja alimentar namoros na infância é perigoso para adquirirmos uma situação sem freio (controle) na adolescência.
Como diz a frase: "Educação vem de berço". Nisso logo que temos o nosso filho nos braços é preciso educá-lo com limites, onde eles precisam acostumar com os parâmetros de nossa sociedade.
Perigoso também é alimentar nossos filhos, com atos que só adultos deveriam praticar, como crianças beijando na boca, crianças tirando a roupa, etc. Isso parece inocente, e as vezes até é, mas se nosso filhos acostumam e acham que devem levar isso pra fase adolescente e pra vida adulta, quando chegarem lá, eles naturalmente como adultos praticaram estes atos, mas com uma liberdade tal, que poderá ser de uma forma meio que anormal e desenfreada para os padrões atuais.
Ou seja esta fase adolescente de namoro, não começou agora, veio desde que eles nasceram e podem ter certeza, nós educadores tivemos grande influência neste quesito (namoro), talvez até fomos omissos em algumas vezes.


Questões para estudo:

1-Como "segurar" nosso filhos nesta fase sem sermos radicais demais?
2-Conhecer o namorado(a) e sua família ajuda?
3-Nesta hora a religião conta muito ponto a favor do namorado(a) de nosso filho?
4-O que o estudo da literatura espírita pode ajudar aos pais neste momento, com relação a reencontros de outras vidas entre nosso filho(a) e sua namorada(o)?
5-Como lhe dar com o "ficar" de nossos filhos?
6-A família seguindo uma religião ajuda em que pontos?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão