Educar

177b – tema: Diferenças religiosas entre cônjuges e sua influência e reflexo nos filhos - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

CONCLUSÃO: Diferenças religiosas entre cônjuges e sua influência e reflexo nos filhos
data : 01/04 a 08/04

Oi pessoal, bom-bom dia !!!
Mil desculpinhas pela demora na postagem da conclusão do tema, é que, como sempre, enroladinha, enroladinha...

Pois é, gente linda, neste assunto, cada caso é um caso. Pode ser que um casal com religiões diferentes vivam na mais completa harmonia e podem existir outros que vivam em atrito, principalmente em se tratando da educação dos filhos. O casal teriam três opções : os filhos conhecerem e frequentarem ambas as religiões e mais tarde, quando tiverem idade suficiente, escolher a que vai seguir, o filho ser doutrinado em apenas uma delas, a partir de acordo entre os pais, ou extrair somente a parte moral de cada uma para educar o filho. O que importa, não é a religião adotada no lar, e sim se o lar vive em harmonia. E os pais são os responsáveis diretos em manter esta harmonia no lar.

A educação religiosa é tão importante na formação do caráter da pessoa, que existe uma preocupação na
Alemanha em relação ao tema (vide o endereço: http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1940247,00.html), que diz que os pais alemães não estão se preocupando com a educação religiosa dos filhos. Bom, nem exagero, ao ponto de ir ao fanatismo, e nem abandono total a questão.

Nesta ou em qualquer outra questão, vale o diálogo e a partir dai, chegarem a uma conclusão que seja bom para o casal e principalmente, ideal para os filhos.

RESPEITO E AMOR AO PRÓXIMO (retirei da opinião da Silvia). Essa é a maior lição que podemos ter de qualquer religião ou doutrina religiosa. Se o casal empregar estas simples palavras, tudo se torna mais fácil para chegarem a um acordo.


Agradecemos a participação de todos, foi muito importante na formação de nossas idéiais.

Beijos com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE - http://www.cvdee.org.br/contato.asp
Ivair(em licença), Fúlvia, Lu , Márcio e Rosane


Conclusão