Educar

176a – TEMA: Problemas Morais da Sociedade e os Seus Reflexos na Família - nosso papo

Respostas e opinião pessoal. Marcelo Luna

Na sua opinião, qual seria o maior problema moral da sociedade e como ele atinge sua família?

Na minha opinião o maior problema moral da sociedade é a indiferênça, a falta de caridade, amor entre as pessoas e diante disso a cólera do egoismo, isto corrompe o Homem de uma tal forma que, passam a pensar cada um por si não havendo a união pela construção de uma vida tranquila, onde a paz e o amor poderia reinar com naturalidade. O próprio materialismo e a maneira de como as pessoas vivem deixando de lado os estudos pela compreensão aos assuntos da espiritualidade nos traz uma energia de desunião, com isso somos todos atingidos.

O que você faz para prevenir de ser _atingido_ por esse problema?

Estudo a doutrina Espírita, procuro não entrar na energia de fofocas, falar mal das pessoas e julgar as pessoas, procuro buscar o amor e a compreensão tendo em mente que todos nós somos irmãos e precisamos de união para que possamos viver em plena felicidade.

O que dizer do egoísmo, da competitividade, da vaidade e do orgulho existentes hoje?

Bom, a própria falta de interesse nas pessoas de procurarem a compreensão de que não há necessidade de derrubar o seu próximo para que v/c possa subir na vida ou até mesmo de cargo, não há necessidade de destruir ao próximo para que possamos ser felizes, há espaço para todos, basta compreender que diante deste plano em que nos encontramos, enquanto não praticarmos o amor em sua plenitude não iremos encontrar a felicidade verdadeira. Se faz necessário que estudemos e confiemos na Justiça Divina, esta sim resolve tudo, entretanto quando não temos ciência da mesma procuramos fazer a justíça do nosso modo, isso é muito perigoso.

Você faz algo para mudar o quadro moral da sociedade?

Sim, estudo e fáço parte de grupos de pessoas que praticam a os ensinamentos da doutrina Espírita, leio o Evangelho segundo o Espiritismo e procuro sempre me perguntar se fiz algo para o alguém que eu não gostaria que ele me fizesse. Sou um ser imperfeito, mas procuro sempre tomar todos os cuidados possíveis para não prejudicar ao meu próximo.

Atenciosamente

Marcelo Luna
---
Na sua opinião, qual seria o maior problema moral da sociedade e como ele atinge sua família?
O maior problema atual é a banalização do crime, da violencia. Infelizmente se buscamos educar nossos filhos com conceitos morais diferentes, eles serão os excluidos, pois serão os diferentes. Tenho muito medo do "ambiente" que meu filho encontrará em sua adolescencia...

O que você faz para prevenir de ser _atingido_ por esse problema?
Procuro fazer a diferença no mundo em que vivo, para que no futuro, meu filho possa encontrar um mundo melhor, mais apaziguado.

O que dizer do egoísmo, da competitividade, da vaidade e do orgulho existentes hoje?
Não há muito o que dizer, eles são quase palpaveis em nossos dias, precisaremos de muita força de vontade para sair deste mar...

Você faz algo para mudar o quadro moral da sociedade?
Procuro fazer a minha parte, modificando a minha forma de ver as coisas e de agir, ensinando meu filho, meus sobrinhos, para que eles tenham uma noção melhor...

Mi
---
1. Na sua opinião, qual seria o maior problema moral da sociedade e como ele atinge sua família?
R. Não sei se é um problema moral, mas acredito que o maior mal da nossa sociedade é a falta de Deus no coração. Quando não se tem uma religião, quando não se tem fé, o caos toma conta. Tudo o que temos hoje de ruim decorre da falta de entendimento ao maior ensinamento de Jesus: "Amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o seu entendimento, e ao próximo como a ti mesmo". Atinge a minha e a todas as famílias da forma mais brutal: com o coração vazio dos ensinamentos de Deus e seu Divino Filho, a humanidade se torna perversa, fria, egoísta. O Homem (no sentido universal do termo) fomenta a guerra, incentiva a pobreza e a ignorância. Em todos os seus níveis. Acredito que a sociedade - ou a Humanidade - só encontrará a paz quando entender e aceitar Deus em seu coração.

2. O que você faz para prevenir de ser _atingido_ por esse problema?
R. Oro e vigio. Estudo a Doutrina Espírita. Busco conhecer as Leis de Deus e tento aplicá-las no meu dia-a-dia. Procuro praticar o amor em ação. Procuro levar a palavra de Jesus a todos que me cercam e aos que encontro pelo caminho da vida. Porém, respeitando o sentimento de cada um; sem imposições.

3. O que dizer do egoísmo, da competitividade, da vaidade e do orgulho existentes hoje?
R. São reflexos da falta de Deus no coração. São reflexos da falta de conhecimento dos ensinamentos de Jesus. São reflexos da nossa condição de seres, encarnados e desencarnados, em constante evolução.

4. Você faz algo para mudar o quadro moral da sociedade?
R. Acredito que contribuo para isso, na medida em que estudo as Leis de Deus e os ensinamentos de Jesus e tento repassar os conhecimentos adquiridos aos que estão ao meu redor. Contribuo quando pratico a caridade, quando não faço julgamentos, quando me coloco no lugar do meu irmão e tento endender suas razões. Contribuo até quando faço auto-análise e tento melhorar meu comportamento.

Abraço fraterno a todos,

Silvia
---
Olá pessoal, Boa Páscoa, muita paz
Acho que o que mais nos atingem é o individualismo das pessoas, e falta de
solidariedade dentro dos ambientes sociais em geral.
è importante que cada um faça sua parte, ainda que considere pequena.
Precisamos procurar interagir com as pessoas, tanto na família, quanto no
trabalho ou em qualquer relacionamento social, com benevolencia, sem egoismo
e olhando para o próximo sempre como um irmão, um parceiro, jamais um
opositor, ainda que a recíproca não seja verdadeira. Coloque LUZ nos seus
atos, pois de alguma maneira ela irá se refletir ao seu redor.
firmina
---
Resposta Pessoal
1- A minha opiniao sobre o maior problema moral da sociedade eh o a egoismo e o egocentrismo. Ela atinge a minha familia atraves de exemplos que surgem na midia. cabe a nos educadores a responsabilidade de desabilitar essa chaga que cresce cada vez na sociedade como um todo.

2- Como eu disse a prevencao vem com os educadores, o evangelho no lar e exemplos, pois nao adianta em nda, vc apenas falar e nao dar exemplos.

3- Falta de uma religiosidade assidua, faz com que o materialismo pese mais e mais , tornando as pessoas vaidosas, avaras e egoistas e a competitividade vem la do berco quando pedimos para nossos filhos para serem melhores que os irmaos, nos tbm erramos. Devemos sim, nos conscientizar, dando exemplos...

4- Uma vez eu ouvi a frase:"- como eh dificil ser espirita!." Concordo. Pois ela nao proibe nada e apenas te cobra atraves de sua conciencia os ensinamento ensinados no centro espirta, pois eh facil ser bomzinho la dentro, o duro eh ser espirita neste nosso mundo materialista. Torno a repetir sem exemplos dados por nos nunca poderemos mudar, comecando pela nossa familia.
Jo
---

Conclusão