Educar

167a – TEMA: Os bons hábitos dentro do lar - nosso papo

Eis, Gente Linda, tudo na paz?! 😉
Recolocando na sala a participação do Fabiano, tá?! 🙂
noite paz e luz procês
beijocas mineiras com carinho no coração
----- Original Message -----
From: fabiano de miranda lima
To: educar@cvdee.org.br
Sent: Sunday, February 05, 2006 6:06 PM
Subject: [educar] Re: ESTUDO - Tema da semana (04/02/ 2006) : Os bons hábit os dentro do lar
1) De que forma a dedicação dos pais auxiliará na formação dos bons hábitos nos filhos ?
R:Com o exemplo e boas ações,transparencias em suas atitudes muito carinho e amor e principalmente muita paciencia.

2) Comente a seguinte assertiva: "o recinto doméstico é o meio mais poderos de influência profunda sobre a mente infantil, não apenas de alguns momentos de relacionamento, mas de tempo diário e integral"
R: Sim por causa dos habitos dos pais um exemplo:eu meu irmão e minha irmã crescemos com meu pai e minha mãe fumando muito resultado meu irmão e minha irmã fumam tambem.
3) De que forma se cria bons hábitos?
R: tendo bons habitos.
4) De que forma os hábitos dos pais influência os hábitos dos filhos?
R:De forma direta,eles fazem tudo que nos veem fazer.
5) O que são bons hábitos?
R: hegiene pessoal,desejar bom dia,tarde,noite,não fumar,se fumar respeitar quem não fuma,beber e comer moderadamente,falar baixo e com educação, ouvir e não só querer falar como se a razão e verdade fossem exclusiva nossa.

---
1) De que forma a dedicação dos pais auxiliará na formação dos bons hábitos nos filhos ?
Estando mais presentes, acompanhando os passos, auxiliando, criando uma base solida, sendo "o porto seguro", onde nossos filhos poderão se apoiar nas batalhas da vida. Palavras sem ações se perdem no vento...

2) Comente a seguinte assertiva: "o recinto doméstico é o meio mais poderoso de influência profunda sobre a mente infantil, não apenas de alguns momentos de relacionamento, mas de tempo diário e integral"
As crianças levam como base para entender o mundo as experiencias domesticas, de forma positiva ou negativa o ambienete domestico vai direcionar a forma do ser olhar o mundo, quais situações ele ira asimilar ou nao, tanto de forma negativa quanto positiva.

3) De que forma se cria bons hábitos?
Acima de tudo com bons exemplos....nao adinata pedir ha uma criança que nao fale palavrões se ela os houve o tempo todo em casa, crianças precisam de "estrutura, rotinas, disciplina e acima de tudo amor" para assimilar o que veem de forma positiva...


4) De que forma os hábitos dos pais influência os hábitos dos filhos?
Os exemplos dos pais são a base pela qual os filhos irão definir sua forma de ação com o mundo a sua volta.

5) O que são bons hábitos?
(rs)....o respeito e amor ao proximo soa exelentes habitos..


Mi
---
Bom dia à todos !!!! Tudo bom com vocês ???

Estava afastada por conta de uma bebe fofa e de muito trabalho, mas agora estou de volta para estudar com vocês. Ah, estou tão feliz !!!! :o)

Vamos estudar um pouquinho ???
Bjus
Rosane
1) De que forma a dedicação dos pais auxiliará na formação dos bons hábitos nos filhos ?
Os pais são a peça chave na educação dos filhos, e é através dos próprios exemplos dos pais, é que se dá a verdadeira educação, aliada ao diálogo e a uma boa dose de amor e compreensão. É uma enorme responsabilidade dos pais a formação do carater do(s) filho(s), as vezes situações que julgamos "corriqueiras", como uma pequena mentira por exemplo, pode influenciar, e muito, no comportamento de nossos filhos. Os filhos nos observam o tempo todo, mesmo quando achamos que estão distraídos brincando, então... tomemos cuidado com nossas ações perto deles.

2) Comente a seguinte assertiva: "o recinto doméstico é o meio mais poderos de influência profunda sobre a mente infantil, não apenas de alguns momentos de relacionamento, mas de tempo diário e integral"
No lar é que manifestamos com mais clareza todas as nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, e todas são refletidas em nossas crianças. Se em nosso lar reina a paz, a harmonia e o amor, o reflexo que haverá sobre a mente infantil será a mais salutar possível. Agora, se é um lar conturbado, as pessoas falam aos gritos, palavreados chulos, cheios de irritação o tempo todo, como será a mente dessa criança ??
Devemos controlar sempre nossos impulsos, mesmo nos momentos em que nos encontremos irritados por esse ou aquele motivo do dia a dia, busquemos na prece a orientação necessária e pensemos nos nossos pequenos que tanto necessitam do nosso equilíbrio para crescerem com a mente sã.

3) De que forma se cria bons hábitos?
Através da auto-educação, seguindo determinados conceitos como: ter uma boa alimentação é um bom hábito. Cultivar bons pensamentos, falar baixo, não interromper quem está falando, também são bons hábitos. No dia a dia temos que perceber isso e nos educarmos. No caso da criança, é papel dos pais ensinar para que mais tarde, se tornem adultos que saibam também cultivar bons hábitos.

4) De que forma os hábitos dos pais influência os hábitos dos filhos?
Através do exemplo que os pais dão aos filhos. Se os pais falam muito alto, provavelmente será um hábito abotado pelos filhos. O mesmo se dá com o hábito da leitura... se são pais que costumam ler, acabam por incentivar seus filhos a fazê-lo.
A melhor maneira de ensinar seu filho, de valores morais a boas maneiras, é mesmo dando bons exemplos a eles.

5) O que são bons hábitos?
Na mimha opinião, um bom hábito é tudo aquilo que faz bem ao corpo e ao espírito.

---
Olá !!!
Um texto para vocês sobre o tema, mais especificamente sobre a questão número 2.
Bjus
Rosane.


No Recinto Doméstico


Bondade no campo doméstico é a caridade começando em casa.
Nunca fale aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos.
Utilize os pertences caseiros sem barulho, poupando o lar a desequilíbrio e perturbação.
Aprenda a servir-se, tanto quanto possível, de modo a não agravar as preocupações da família.
Colabore na solução do problema que surja, sem alterar-se na queixa.
A sós ou em grupo, tome sua refeição sem alarme.
Converse edificando a harmonia.
É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.
Quantas vezes um problema aparentemente insolúvel pede tão somente uma palavra calmante para ser resolvido?
Abstenha-se de comentar assuntos escandalosos ou inconvenientes.
Em matéria de doenças, fale o estritamente necessário.
Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho que lhe compartilham a existência.
Não se aproveite da conversação para entretecer apontamentos de crítica ou censura, seja a quem seja.
Se você tem pressa de sair, atenda ao seu regime de urgência com serenidade e respeito, sem estragar a tranqüilidade dos outros.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Sinal Verde. Ditado pelo Espírito André Luiz.



*******************************************************************************************************************************************
Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
O Espírito de Verdade
(Trecho extraído do Prefácio de "O Evangelho Segundo o Espiritismo)
*******************************************************************************************************************************
" ... sempre que tropeços e provações te apareçam, não te acomodes, à beira da estrada, em algum recanto da inércia.
Confia em Deus e caminha."
Emmanuel - Chico Xavier - Livro "Luz e Vida"
---
Bom dia todos!...
Concordo com tods as resposta, sem dúvidas estamos esperando o que para começar a divulgaçao da doutrina dentro de nossa casa?
Meus filhos já são adultos e quase nada passei da doutrina, usei o médoto mais facil que foi o exemplo, mais sinto que faltou uma religiosidade maior, pois hoje eles não consegue enterder muitas das coisas que eu faço...
Beijos...
Estela
---
Bom dia lindos!

Acredito que quando dizemos que vamos exemplificar aos nossos filhos o que fazemos, nisso esta inclusa a explicação do que foi feito, pq. a teoria sem pratica é vazia, mas a pratica sem raciocinio é sem fundamento.


Um abraço


Mi
---
Boa tarde !!!!

Concordo Miriam, teoria sem prática é vazia... existem aqueles que pregam o "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço...". Muitos pais utilizam essa "técnica" e acabam caindo em descrédito com seus filhos. Imagina eu dizer para minhas filhas que mentir é horrível, que devemos sempre falar a verdade, se viro as costas e prego uma "mentirinha" do tipo : "estão me chamando ??? digam que não estou.". É justo isso ?

Temos que ser transparentes, e confirmo e afirmo que através dos bons exemplos e cultivando bons hábitos é que daremos uma boa educação aos nossos filhos.

Beijokas.
Rosane.
---
Olá Estela. Isso que você disse é uma verdade... na verdade, a esmagadora maioria de nós pais, sempre achamos que nossos filhos devem escolher a doutrina ou a religião depois de crescidos... ledo engano. No período da infância é onde fica mais fácil moldar-lhe o caráter, por isso a importância de passarmos todo ensinamento, principalmente o moral, da doutrina que seguimos, que tem por base os ensinamento do Cristo. Por isso, a importância de realizarmos o culto do evangelho no lar, levá-los a escola de evangelização, conversarmos muito sobre a doutrina espírita. Mais tarde, quando forem adultos, pode até ser que não optem por seguirem a doutrina espírita, mas com certeza a sementinha estará plantada. Mas por outro lado, não podemos ficar nos culpando por não termos feito algo, pois com certeza o que fazemos em questão aos nossos filhos, julgamos fazer sempre o melhor para eles.

Bjus
Rosane.
---


Conclusão