Educar

165b – Tema: Quem são Nossos Filhos? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



Tema: Quem são Nossos Filhos?

Período: 21/01/2006 a 28/01/2006

CONCLUSÃO



Olá amigos!



Desculpem o atraso na postagem da conclusão. Colocarei aqui um texto retirado do capítulo XIV de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Honrai a Vosso Pai e Vossa Mãe – como conclusão do estudo da semana. Aproveito para agradecer a participação de vocês!



O Parentesco Corporal e o Parentesco Espiritual



8. Os laços de sangue não estabelecem, necessariamente, os laços entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porque o Espírito existia antes da formação do corpo; não foi o pai quem criou o Espírito do filho, ele não fez senão fornecer-lhe um envoltório corporal, mas deve ajudar o seu desenvolvimento intelectual e moral, para fazê-lo progredir.



Os Espíritos que se encarnam numa mesma família, sobretudo entre parentes próximos, são, o mais frequentemente, Espíritos simpáticos, unidos por relacionamentos anteriores, que se traduzem por sua afeição durante a vida terrestre; mas pode ocorrer também que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns aos outros, divididos por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem da mesma forma por seu antagonismo na Terra, para lhes servir de prova. Os verdadeiros laços de família não são, pois, os da consangüinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante e após a sua encarnação. De onde se segue que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito do que se o fossem pelo sangue; podem se atrair, se procurar, dar-se bem juntos, enquanto que dois irmãos consangüíneos podem se repelir, como se vê todos os dias; problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências.



Bom, só coloquei este trecho para que saibamos que nossos filhos, na realidade, não são “emprestados” por Deus, para que cuidemos deles e os devolvamos ao Pai Maior melhores do que aqui chegaram.



Beijos a todos e que tenham uma excelente semana.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp




Conclusão