Educar

161_ – Tema: Familia, Jesus e Natal - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



Tema: Familia, Jesus e Natal
Período: 10/12 à 17/12

Daqui a duas semanas é chegado o Natal, a época que as crianças adoram, por esperarem os presentes de papai noel. A família toda se mobiliza para organizarem aquela Ceia, e presentes não podem faltar.
Nesta época deveria ser de mais reflexão, aproveitando que estamos no fim do ano para fazer um balanço de tudo de bom e de ruim que executamos neste 2005. A família como um encontro de espíritos em reajuste, deveria organizar uma Ceia mais fraterna e ecumênica, onde os parentes e amigos participantes poderiam estar discutindo "amigavelmente" Deus, Jesus, e toda a questão religiosa que poderia estar hoje em prática ajudando no melhoramento do mundo. Ou seja poderíamos usar esta época que se comemora o nascimento de Jesus e discutirmos um mundo melhor. E quem sabe conseguirmos aplicar parte destas soluções no ano de 2006.
O natal é enfim uma data em que seria celebrada a festa da Família, onde nesta época segundo a tradição Jesus teria nascido e Maria e José teria assim nesta época recebido de Deus mais um membro para sua família. Jesus nascendo era a concretização da família em si. Portanto nesta época de tanta tradição Familiar, o mundo se apegou a papai noel e dá a ele o encargo de fazer a felicidade das crianças. Neste caso, não é ser contra papai noel, mas sim a falta de instrução familiar com os filhos diante da tradição religiosa da data, ficando apenas a figura do bom velhinho e por último Jesus, Maria e José.
Falar de Jesus na Ceia de natal não é nada fora dos parâmetros. Na verdade acostumamos a falar das coisas de Deus, apenas no Centro, ou no Templo religioso, em casa muitas pessoas ignoram Jesus, para assumir uma personalidade de ódio e brigas, que nada convém com a época que é de renovação.
Antigamente, muito se falava no "espírito de natal", onde seria o renovar de todas as más tendências, que nesta época ficava mais escondidas, e muitos ficavam comovidos e mais generosos com a época natalina.
Precisamos trazer de novo Jesus para a nossa família, e é nesta época a mais propícia para isto.
Uma última coisa, falar de Jesus numa Ceia de natal, requer a sobriedade dos presentes, para que assim a Espiritualidade possa neste momento ajudar na renovação dos presentes no recinto, e assim mostrarmos que realmente desejamos as mudanças necessárias, para ter Jesus mais próximo de nós em 2006.

Esperamos e aguardamos a reflexão e postagem de vocês, com relação a toda essa sintonia vibratória que nos circunda e nos influencia a práticas de coisas boas.
Vale cada um de vocês resaltar como é a festa natalina de vocês e quem sabe servir de exemplos para os demais irmãos.

Bom estudo a todos.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão