Educar

157_ – Tema: Conversando sobre a arte de educar - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



Tema: Conversando sobre a arte de educar
Período: 12/11 à 19/11

Educar é sem dúvida uma arte onde a família tem uma fatia maior de responsabilidade. Como toda arte, a educação deve ser aprimorada.
Educar filhos hoje em dia é uma questão difícil e árdua, pois o mundo de hoje é bem diferente do mundo em que fomos criados, muita coisa mudou e algumas tomaram formas gigantescas como as drogas. Quem diria que as drogas fossem contaminar tanta gente assim. Nossos pais tiveram um cenário bem diferente deste em que temos hoje como inspiração, mas tudo na vida é desafio e devemos buscar meios de vencer mais esta barreira. Antigamente tudo parecia simples, hoje temos na educação uma complexidade enorme de maneiras de se educar um filho, sendo que hoje mais do que nunca a frase: "cada caso é um caso", está cada vez mais sendo usada, para personalizar a educação dos filhos, sendo que cada filho (de uma mesma família ou de família diferente), tem a sua maneira de ser educado. O cuidado que devemos ter hoje é muito maior e em pequenos detalhes perdemos grandes batalhas, para a violência, para as drogas, etc.
Entrando na questão espiritual, os encarnados de hoje sem dúvida são muito mais sensíveis e carentes de atenção do que os de períodos anteriores. Nossos jovens já nascem requerendo atenção, amor e preocupação dos pais. Bem sabemos que todos desejamos isso de nossos pais, mas estes encarnados de hoje, que estão na fase jovem, requerem com muito mais intensidade estes quesitos maternais. Onde um pai e uma mãe ausentes, podem causar sérios danos a mente de alguns jovens e por fim as drogas se tornam um tapa na cara dos pais.
A revolta em si está muito característica nos jovens de hoje, tudo eles sabem mais e tentam impor isso na família, usam meios extremos de revolta que a família se vê sem recursos emocionais para tal combate.
Não podemos esconder a face real da educação mundial e brasileira diante de nosso jovens, mas devemos ressaltar que assim como constatamos em nossa história mundial, este período vai passar assim como muitos outros "intermináveis".
Se educar hoje em dia é uma tarefa difícil, torna se então mais compensadora ainda, e é sinal de que Deus nos acha preparados para tal situação, sendo assim nos orgulhamos muito em ter um filho não só obediente, mas um filho que pelo menos pára para nos escutar e tirar lições destas conversas. Não é normal nem sensato criarmos um filho "robô", ou seja aquele que só age conforme as nossas "ordens", resumindo, um filho sem poder de reação diante de situações das mais diversas, sem discernimento, sem sentimentos. Devemos criar os filhos com amor, mas sem exigir o amor, pois este sentimento é do tipo "germinativo", não adiantando plantar a semente e exigir que ela cresça logo e se torne uma bela árvore frondosa. Precisamos dar e depois quem sabe receber, e na hora que isso acontecer, é um prêmio, ver um filho rejeitar drogas de amigos, exigir que o motorista da "balada" não beba, etc. São estas situações que orgulham os pais e mostra para eles e para a sociedade que podemos sim criar filhos hoje em dia a salvo de muitas coisas, mas primeiro devemos obedecer as fases de plantação, irrigação, germinação, desenvolvimento e adubo, para sim o amor mostrar a sua árvore dentro de nossa família, onde os pais e o mundo colheram bons frutos desta árvore que começou lá trás tão pequenina e que com amor e fé está hoje adulta para todos se inspirarem.
Educar é uma arte que Deus nos ensinou, ao nos criar e nos educar. Onde Ele espera que cada qual já educado, assim como Jesus, passe esta arte para os demais.

Boa sorte aos educadores, e esperamos que cada qual faça a sua parte no que corresponde a educação, onde educar o nosso filho é estar ajudando na evolução do mundo, onde ser consciente não basta, se temos filhos para facultar.

Bem, depois de um texto complexo que nem este, esperamos que vocês participantes desta Sala, possam expressar a opinião, as dificuldades e as vitórias de vocês no âmbito da educação.
A opinião de cada um de vocês é importante, onde mesmo sendo sem muita importância para vocês podem ajudar outros participantes da Sala.

Bom estudo a todos.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão