Educar

154_ – Tema: Felicidade e família - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



Tema: Felicidade e família
Período de estudo: de 15/10/2005 a 22/10/2005



Olá amigos da Sala Educar. Esta semana vamos papear um pouquinho sobre a felicidade e a família?



Segundo André Luiz, no livro Nosso Lar, _o lar é o sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável_. Entendemos, então, que, quando a família consegue se entender, chega-se à felicidade. Não aquela plena. Neste caso, obteríamos a felicidade na família (ou com a família) com os seguintes itens:

- aprender com os outros;

- tolerar;

- respeitar;

- harmonia entre os familiares;

- compreensão;

- ajuda mútua; entre outros.

Como matérias indispensáveis ao nosso crescimento espiritual, encontraremos a ALEGRIA, LUTA, DOR, DESAVENÇA, EXPERIÊNCIA, MENOSPREZO (INGRATIDÃO), AMIZADE e AMOR.



No livro _S.O.S Família_, de Divaldo P. Franco, diz-se que a família é o _grupamento de raça, de caracteres e gêneros semelhantes, resultado de agregações afins. Genericamente, representa o clã social ou de sintonia por identidade que reúne espécimes dentro da mesma classificação. Juridicamente, a família se deriva da união de dois seres que se elegem para uma vida em comum, através de um contrato, dando origem aos filhos..._.



No livro _Um desafio chamado família_, de Joamar Zanolini Nazareth, diz que _o LAR é a célula básica do organismo social: se os lares estiverem ruindo, a sociedade também estará caminhando para o caos. Lares equilibrados, sociedade equilibrada. Para o Espiritismo, esta não é uma preocupação nova. Desde a codificação da Doutrina, os Espíritos trataram com imensa propriedade a importância do núcleo familiar no processo renovador da humanidade. Como podemos definir _família_? Resumindo, diríamos que família, basicamente, é aquele grupo de convivência mais restrita no dia-a-dia: pai, mãe, filhos e, eventualmente, outros parentes próximos mais íntimos_.



Neste trecho vemos o quão importante é a família na formação de cidadãos. Se esta for feliz, criará cidadãos felizes.



Muitas famílias se queixam de não serem felizes, muitos se queixam de não serem felizes no casamento, filhos se queixam dos pais, pais se queixam dos filhos. O que será que acontece de errado? Vamos conversar um bocadinho sobre?



QUESTÕES PARA ESTUDO E DIÁLOGO VIRTUAL



1) O que entendemos quanto à felicidade no lar?

2) Como promover (tornar) uma família feliz?
3) Como vimos em estudos anteriores, existem muitos sentimentos de ciúmes, mágoa, depressão em torno da família. Algumas vezes levando até mesmo ao divórcio. Como superar esses problemas? Existe uma maneira de vencê-los?

4) Qual a sua visão sobre uma família feliz?



Por enquanto, são estas as questões. Depois, vamos debater mais sobre o tema, ok?



Um excelente estudo a todos!

Equipe Educar - CVDEE

Lu, Rosane, Fúlvia, Márcio e Ivair


Conclusão