Educar

153a – Tema: Depressão e suas consequências familiares - nosso papo com texto

Questões para estudo:
> 1 - Como podemos controlar a depressão?
Acredito que a fé é um dos fatores mais importantes para a depressão diminuir logo após vem a prática da soldariedade, trabalho no bem.
> 2 - Quais são os mecanismos para colaborar na extinção dela?
Trabalhar no bem, pensamentos no bem plasmar coisas boas, e utilizar todos os sentidos na prática do bem.
> 3 - Um depressivo que não deseja tratamento e tem a sua situação como uma fuga para problemas externos, podemos ajudar como?
Orando, colocando o seu nome na reunião de desobssessão, dando lhe compreensão, carinhoe atenção.
4 - Os remédios e tratamentos médicos convencionais e modernos conseguem de fato ajudar um depressivo sem que ele recorra a meios espirituais?
Eles ajudam, mas sosinhos não conseguem extigui-la.

> 5 - Um depressivo que ora, mas sem fé consegue mudar sua situação?
É UM POUCO DIFÍCIL, MAS A ESPIRITUALIDADE que vê além de nós e consegue enxergar o q cada um necessita e nos conhece profundamente faz um balancete"" e pesa os nossos merecimentos. Assim dependerá de merecimentos.


> 6 - Será a depressão também falta de amor a si próprio?
> Com certeza, pois qdo nos amamos se torna mais fácil vencer os problemas q nos afligem.
---
Questões para estudo:
1 - Como podemos controlar a depressão?
É complicado, o primeiro passo seria não chegar até ela, mas muitas vezes sequer percebemos que estamos em depressão, mas como li uma vez, o depressivo tem uma ferida e a cutuca constantemente e não deixa que ela cicatrize....seria então não gaurdarmos magoas, rancores, viver a vida com seus tropeços e atropelos e continuar...mesmo que as vezes de vontade de desistir....e principalemnte, pedir ajuda quando precisarmos....

2 - Quais são os mecanismos para colaborar na extinção dela?
Apoio psicologico, apoio espiritual principalmente...

3 - Um depressivo que não deseja tratamento e tem a sua situação como uma fuga para problemas externos, pode ajudar como?
Complicado ajudar a quem nao quer ser ajudado, o que podemos fazer é mostrar qu há saida, basta que ele queira esta saida.

4 - Os remédios e tratamentos médicos convencionais e modernos conseguem de fato ajudar um depressivo sem que ele recorra a meios espirituais?
Em partes sim, é um apoio, uma bengala parta quem nao consegue andar sozinho, mas so isso não basta, tanto que vemnos pessoas em tratamento para a depressão por anos a fio sem resolução, apenas mudando de remeios e de medicos....se ela conseguir descobrir a causa, e o espiritismo ajuda bastante nisso, ou mesmo se o medico for um espiritualista, ja dará um outro enfoque a doença

5 - Um depressivo que ora, mas sem fé consegue mudar sua situação?
No principio ele ora sem fe´, ate que chega o memomento em que ele o fará de coração, então acho que seja valido e ele se sentira mais connfortavel ao faze-lo (orar), mas sua situação somente mudará quando ele conseguir entender sua situação e desejar a cura...

6 - Será a depressão também falta de amor a si próprio?
muito, mas tb. há a questão do egoismo, do orgulho, da falta de fé, e o desconhecimneto da vida futura....

Assim desejamos saber a opinião de vocês sobre a depressão, com casos vividos por nós mesmos e por parentes e amigos, relatando assim como conseguiram vencer a depressão.
Acredito que todo mundo passou por depressão um dia, em menor ou maior grau...eu mesma tive depressão e so fui perceber ao engravidar....no inicio com o choque todas as feridas se abriram....mas ao perceber a situação é que me desvencilhei, tive sorte, não precisei de medicos e remedio para o caso em si...a luz da gravidez me reergueu, a imagem que me ficou na cabeça foi como se eu estivesse no fundo dopoço em meio a escuridão mas sem perceber, como aqueles casos em que o espirito não sabe onde esta....e ai acorda um dia e percebe a sua volta um mundo diferente....
---
Olá amigos da sala. Bom dia e boa semana a todos. Este tema é muito atual e instigante, porque, como nossa colega Miriam disse, todos nós um dia já passamos ou passaremos pela depressão.

Para mim a depressão é como a falta de esperança de que uma situação difícil ou que nós consideramos dificil vá passar. Essa falta de esperança faz com que a gente se sinta impotente perante uma situação qualquer e, imaginemos que não temos força para sair dela.

Eu ajudo na coordenação de um ciclo de estudo sobre evangelho na casa que participo, e quantos alunos, companheiros nossos de estudo estão, neste momento sofrendo com a famosa depressão.

Ela chega bem de mansinho e vai se instalando, sem que a gente perceba. Quando damos conta estamos envolvidos nela até o pescoço sem saber como fazer. Tenho convivido com alunos cujos amigos se suicidaram ou que declaram que irão fazer isso um dia. Apesar de todo o ensinamento que temos do Evangelho, também concordo com nossa colega Miriam quando diz que uma pessoa só melhora quando aceita ajuda.

Enfim, vou para de falar e responder as perguntas.
Beijos a todos,

Sheila - MG

Questões para estudo:
1 - Como podemos controlar a depressão?
Conhecendo melhor a nós mesmos. Quando sabemos o que nos incomoda e lutar conosco mesmo para vencer o problema conseguimos, pelo menos, mais clareza de pensamento para definir o que está acontecendo conosco.

2 - Quais são os mecanismos para colaborar na extinção dela?
Meditação, reflexão sobre os nossos atos perante a vida e o nosso próximo. Muitas vezes nos envolvemos em situações que não temos coragem para enfrentar, principalmente, quando essa situação envolve pessoas a quem amamos e que não queremos magoar. É um problema nosso a falta de diálogo, porque sempre tentamos resolver uma situação brigando e não conversando.

3 - Um depressivo que não deseja tratamento e tem a sua situação como uma fuga para problemas externos, pode ajudar como?
Não há como ajudar diretamente. Tenho uma irmã que passa pelo problema e já tentei de tudo. Chamei-a para participar do culto do evangelho e ela deu desculpas. levei-a para assistir a uma reunião na casa espírita que frequento e ela quase morreu de vontade de ir embora (nunca mais voltou). Peguei para ela uma orientação espiritual e, perguntei se ela fez o recomendado? Guardou a orientação e nem um passe sequer tomou.
A melhor forma de ajudar é envolver essa pessoa em preces e solicitar dos irmãos espirituais ajuda.

4 - Os remédios e tratamentos médicos convencionais e modernos conseguem de fato ajudar um depressivo sem que ele recorra a meios espirituais?
Depende. Se essa pessoa quiser realmente entrar em contato consigo mesma, sem se sentir a vítima do mundo, penso que sim. Senão, nem com tratamento espiritual a situação se resolve, porque até para que uma ajuda espiritual seja bem realizada é preciso da nossa boa participação e vontade de melhorar.

5 - Um depressivo que ora, mas sem fé consegue mudar sua situação?
Engraçado falar em orar sem fé, porque a fé é exatamente acreditar na capacidade que temos de mudar o nosso pensamento e nossa vontade em favor daquilo que pedimos na oração, como nos instrui o Evangelho Segundo o Espiritismo.
A nossa oração é movida pela força que imprimimos ao nosso pensamento e o sentimento que determina nossa vontade de ajudar ou de ser ajudado. Orar, então, sem fé não adianta.

6 - Será a depressão também falta de amor a si próprio?
Sim. É preciso entender que "Deus não coloca fardos pesados em ombros leves". Todas as situações que a vida nos traz, por mais difíceis que sejam, são testes que já estudamos o suficiente para passar. Então, é preciso que cada um de nós tome consciência disso e acredite mais em si mesmo. Na capacidade intelectual e moral que tem para vencer as "provas" que nos aparecem.

Assim desejamos saber a opinião de vocês sobre a depressão, com casos vividos por nós mesmos e por parentes e amigos, relatando assim como conseguiram vencer a depressão.
Bom, não vou dizer que a amiga depressão nunca esteve comigo, porque já esteve algumas vezes. Mas, em todas as vezes tento me enxergar como uma pessoa capaz de resolver meus problemas, pedindo ajuda é lógico. Conheço várias pessoas que hoje estão atravessando um processo depressivo e uma colega minha tem sofrido muito com isso. Depois de ser abandonada pelo marido, entrou em um processo de se sentir vítima do mundo, que não merecia aquilo, que ela fez tudo por ele e ele não soube retribuir. Apesar de todas as conversas, ela não quer sair de seu mundinho de vítima. Não quer entender que quando os problemas batem à nossa porta devemos resolvê-los e não megulhar nele. Embora tentemos ajudar, porque ela é frrequentadora assídua de nosso grupo, não temos conseguido muita coisa, porque ela não quer melhorar.
Por outro lado, tenho meus irmãos que, a seu modo, estão conseguindo vencer a depressão. Portanto, é só ter vontade.

---
Boa Noite!É com muito prazer que falo à todos a minha
opinião, espero que de alguma forma sirva de reflexão
e conclusão a vocês.
Um Abraço e vamos lá.


1 - Como podemos controlar a depressão?
Eu acredito que para controlá-la é preciso um
auto-conhecimento, e principalmente saber o que é
melhor para mim e, consequentemente, melhor para meus
semelhantes.Assim podemos detectá-la no inicío e a
probabilidade de encontrarmos a saída é bem mais
simples.E sempre procurar ajuda de pessoas em quem
você confie, ou até mesmo, conversar sozinho com seus
proprios pensamentos, quem sabe a solução está dentro
de você, apenas você não quer ver.

2 - Quais são os mecanismos para colaborar na extinção
dela?
Procure conversar seus problemas com outrs pessoas,
ter uma outra visão da situação. Pois muitas vezes
você está tão mergulhado no problema que não consegue
nchergar a saída, e uma pessoa neutra, consegue vê-la
com mais clareza.Aceite e reflita sobre os conselhos
que lhes forem expostos se permita tentar, acredite!

3 - Um depressivo que não deseja tratamento e tem a
sua situação como uma fuga para problemas externos,
pode ajudar como?
Nós estamos aqui para indicar os caminhos a seguir e
todos tem o livre arbitrio.Sabendo que se seguirmos o
caminho certo teremos paz, se não, seremos
penalizados, basta saber o que é melhor para o
momento.Então se a pessoa não deseja ajuda no momento,
é porque é o melhor naquele instante, o importante é
que, quando ela achar que precisa de nós, estejamos
sempre dispostos a ajudar, sem cobrar!

4 - Os remédios e tratamentos médicos convencionais e
modernos conseguem de fato ajudar um depressivo sem
que ele recorra a meios espirituais?
Eu acredito que um complementa o outro e se faz
necessário o trabalho em equipe,afinal, um curar o
corpo material e o outro o corpo espiritual. É o
equilibrio que matém a natureza em perfeito estado.

5 - Um depressivo que ora, mas sem fé consegue mudar
sua situação?
Não pois orar é expressar seus mais íntimos sentimentos e emoções, não creio que o faça sem força e sem fé.

6 - Será a depressão também falta de amor a si
próprio?
Com certeza, as pessoas não se vêem capazes de realizar ou desenvolver situações.Outro problema seria sentir pena de se mesmo e se fazer de vítima dos problemas ao inves de resolvê-lo, há a questão do egoismo, do orgulho.

Eu mesma já senti a força da depressão, quando me separei, achei que o mundo tinha chegado ao final, achei que tinha feito tudo errado! Não era suficientemente boa para ter o que qualquer pessoa poderia ter, uma casa, uma família etc...Por algum tempo, guardei para mim esse pesamento e me martirizava com esses esamento que remoiam meu juizo, até que um dia, criei força para repartir com minha mãe esses meus pensamentos, e foi aí, que com uma nova opinião, um outro ponto de vista comecei a refletir por outro angulo e comecei a sair daquela situação. Hoje em dia qualquer dúvida ou possibilidade de depressão, logo divido com ela, e discutu o assunto ouço suas experiências e tiro minhas conclusões.
Nesses ultimos dias, minha amiga de faculdade, vem passando pelo mesmo problema que eu, só que ela não deixa ninguém ajudá-la, se irrita e acaba brigando com todo mundo que tenta aproximar-se dela, e eu estou só aguardando passar essa fase de rejeição para poder ajudá-la!
---
Eis.... euzinha de novo, com outro texto que achei interessante pro nosso papo e pra nossa reflexão 🙂
dia sol sorridente de felicidade procês
beijocas mineiras com carinho no coração

A depressão é uma doença da alma. Sendo assim, infelizmente, a ciência materialista pouco pode fazer a não ser minimizar os sintomas do doente para que este possa conviver socialmente.

Um panorama espiritual da depressão

A depressão é uma doença da alma. Sendo assim, infelizmente, a ciência materialista pouco pode fazer a não ser minimizar os sintomas do doente para que este possa conviver socialmente. Com isso, o máximo que ela consegue é limitar-lhe a capacidade mental e volitiva, afetiva e de memória.

Estima-se que 20% da população do planeta sofre deste terrível mal. Dados levantados por pesquisadores indicam que a depressão é a segunda maior causa de ausência no trabalho e metade dos deprimidos param de trabalhar e ter uma vida social. Normalmente, é catalogada pela medicina como uma enfermidade cujo tratamento é para a vida inteira, com 50% de chances de recaída.

A pior conseqüência da doença é o suicídio, uma vez que 15% desses nossos irmãos cometem este ato extremo.

Os principais sintomas são: insônia, tristeza persistente, desânimo, alteração do apetite, falta de energia, baixa produtividade, perda de prazer. Persistindo esses sintomas por mais de duas semanas significa que o indivíduo encontra-se em estado de crise.

Influências espirituais

O espiritismo, que define o Espírito como a essência do próprio ser, explica a depressão como uma doença espiritual, uma fase avançada do processo obsessivo, resultante do assédio persistente de espíritos inferiores sobre a mente do homem e dos que o circundam. Portanto, quem não acredita no Espírito, ou ainda, pouco conhecimento tem sobre sua natureza, não está em condições de conhecer-lhe a causa e muito menos de tratá-la.

A verdade é que todos os seres humanos possuem uma certa sensibilidade mediúnica, ou seja, uma determinada e variável predisposição orgânica em ser "suscetível" ao mundo espiritual que o circunda. Essa suscetibilidade ocorre em nível mental-emocional, de inteligência para inteligência, em que predomina a lei de sintonia. O teor do pensamento determina o tipo da sintonia que estabelecemos, consciente ou inconscientemente, com homens ou espíritos.

A maioria das depressões nascem de um processo obsessivo, normalmente decorrente de uma fraqueza moral que abre campo para espíritos malfazejos e mal intencionados que passam a impor sua vontade sobre a vontade do deprimido.

Os espíritos ainda arraigados à materialidade precisam de alimento energético. Como ninguém gosta de cogitar sobre isso, ainda mais fácil se lhes torna o assédio.

O aflorar da mediunidade

Desde o tempo de Allan Kardec os bons espíritos afirmam que, independentemente de crer ou não crer, a humanidade está alcançando um patamar evolutivo em que a torna mais sensível ao contato com os campos espirituais circunvizinhos à Terra. Estamos esbarrando no mundo espiritual e ainda não percebemos isso.

Ora, como é a sintonia que determina o tipo de contato com as inteligências das dimensões espirituais, para que se supere a depressão é necessário que o doente mude a sintonia que vem sustentando.

Interferências espirituais nocivas

Os efeitos da obsessão instalada são óbvios: o próprio doente sente-se confuso em identificar a própria personalidade. Seus pensamentos tornam-se confusos e contraditórios, o que lhe gera insegurança e medo. Num quadro mais agravado observa-se a fraqueza crescente, que é a perda de energia vital. Por isso, em muitos casos, o deprimido sente fortes dores no estômago (perda de energia pelo plexo solar).

Todas as pessoas viciadas, por exemplo, são médiuns conscientes ou inconscientes.

As interferências espirituais nocivas, causadas pela presença atuante de espíritos malfazejos, nada mais fazem do que dinamizar a inconsistência moral sustentada imprudentemente pelo deprimido.

A porta da alma se abre pelo lado de dentro

Quem trabalha efetivamente na doutrina espírita e atua num centro bem orientado sabe que é perfeitamente possível libertar-se, em breve tempo, do terrível flagelo que é a depressão.

De acordo com os Evangelhos, Jesus, o divino Mestre, outra coisa não fazia senão redirecionar a sintonia de inúmeros doentes do corpo e da alma para as esferas superiores do sentimento, com isso, curou inúmeros "endemoninhados" e "lunáticos".

É dele a máxima preventiva: "Vigiai e orai!"

O que a vítima da depressão precisa compreender e assimilar é o fato de que ninguém pode abrir a porta de nossa alma, mesmo que force, porque a fechadura está do lado de dentro. Somente nós mesmos podemos abrir a porta para aquilo que nos convêm.

Educando a sensibilidade

Uma das sustentações doutrinárias do espiritismo é fazer com que o ser humano se esforce para não entrar em sintonia com as faixas inferiores da vida. Ao contrário, sintonizar-se com as faixas superiores.

Para isso é fundamental aprender a discernir o próprio pensamento do pensamento invasor. Fatores que aborrecem devem ser vencidos. Trata-se de lutar ou se entregar, forçar resistência ao aparentemente irresistível componente depressivo. Reconhecer a própria força de vontade -normalmente, subjugada pela vontade do agente perturbador- e novamente fortalecê-la.

Pedir auxílio ao Criador é o segredo. Assumir, com humildade e confiança, a condição de necessitados espirituais que somos, reconhecendo o poder soberano da luz divina que nos abençoa constantemente e, para a qual estamos temporariamente impermeáveis, em função de nosso arbitrário acrisolamento na dor.

Não aceitar a tristeza em hipótese alguma. Nem a mágoa, nem a autopiedade, nem a busca de isolamento ou de fuga excessivas.

A depressão cessa com a mudança da sintonia espiritual

Muitos médiuns que hoje militam com segurança nas casas espíritas, equilibrados e sem alarde na mediunidade com Jesus, chegaram sob os mais constrangedores sinais de depressão. Alguns, com passagens em clínicas ou sanatórios para doentes mentais. Ainda assim, através da ajuda que permitiram a si mesmos, aproveitaram a boa acolhida dos benfeitores da casa, esforçaram-se no estudo edificante, na prece, na meditação, absorveram confiantes as energias revitalizadoras do passe e puderam "sentir a paz" proveniente dos bons espíritos que os assistem em nome de Deus.

Assim, uma vez reequilibrados, integraram-se no serviço de auxílio aos semelhantes, encaixaram-se nos trabalhos assistenciais e espirituais da casa mudando, conseqüentemente, a sintonia mental-emocional antes adotada para uma outra elevada e moralizada.

Isto é um fato muito comum não apenas no meio espírita e passível de comprovação.

Portanto, para superar a depressão é necessário mudar a sintonia espiritual. Como os bons espíritos que nos assistem não fazem outra coisa a não ser o bem, é imprescindível que, de nossa parte, aprendamos também a fazê-lo, o que, certamente, assegurará sua proteção e a possibilidade do desabrochamento seguro de nossas potencialidades latentes como filhos de Deus.

__________
Obras consultadas:
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, tradução de J. Herculano Pires, EME Editora
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, tradução de Guillon Ribeiro, FEB
A Obsessão, de Allan Kardec, tradução de Wallace Leal Rodrigues, Editora O Clarim
Depressão, Cura-te a ti Mesmo, de Salvador Gentile, IDE

Equipe Consciesp
http://www.consciesp.org.br/consciesp/noticias2.php?id=95



Conclusão