Educar

152a – Tema: Dia das Crianças e a Família Espírita - nosso papo

estudo da semana:

1) Sobre a Infância:
1a) Qual a necessidade e a utilidade de passarmos pela infância a cada reencarnação?

Os primeiros anos de nossa reencarnação, é a melhor época para ser cortados as arestas e tendência que trouxemos juntos, de nossa última encarnação, função esta de grande responsabilidade dos pais da criança.

1b) Qual a missão dos pais para com o espíritos que reencarnam como seus filhos?

Bem conduzir a sua educação, através principalmente dos seus exemplos; estar atentos as possiveis más tendências que o filho traga de vidas passadas. Enfim cercalo de AMOR, tomando o cuidado de não superprotege-los, pois poderia atrasar a sua evolução.

1c) Qual nossa posição, enquanto espíritas, frente a infância abandonada??

Sabemos que tudo o que passamos não é mero acaso, mas temos a responsabilidade de ajudar sempre, sem perguntar se tal criança deveria ou não passar por aquilo.

2) Sobre o Dia das Crianças:
2a) Que reflexões podemos realizar em torno dessa data?

O dia da criança é uma mera data escolhida para tal comemoração, dia da criança é todos os dias do ano.

2b) Como nos portarmos, enquanto espíritas, frente o apelo comercial dessa data?

Ignorar os apelos Comerciais.

Paulo
---
Eis, Gente Linda do coração, tudo joiinha com vcs?! 😉
Todo mundo quietinho, né mesmo?! 🙂 Ah Me-ni-nos e Me-ni-nas! 🙂
Tava lendo aqui as colocações do Paulo, e fiquei refletindo:
É possível ignorar os apelos comerciais para o dia da criança? Como? de que forma? Que tipo de trabalho fazermos com nossos crianças para que isso se dê?
Que que vcs acham?! 😉
tarde cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração

---
1) Sobre a Infância:
1a) Qual a necessidade e a utilidade de passarmos pela infância a cada reencarnação?

Nesse período o espírito que se utiliza do corpinho infantil, ainda muito ligado ao plano devido a encarnação recente, esta em adaptação, portanto ainda prevalece a sua parte mais pura, é o melhor momento para receber ensinamentos e ser conduzido ao bom caminho, a cada reencarnação aprendemos muito no período da infancia, daí a responsabilidade do adulto passar bons exemplos, alguns a criança absorve e leva pela eternidade...imaginem só, como os pais poderiam criar seus filhos com tanto amor sentindo toda ira, rancor, ciume, inveja, ódio, sensualidade que aquele pequenino possa carregar, como os adultos em sua maioria, teriam tanto prazer em proteger as crianças para que possam crescer em paz se também sentissem os sentimentos negativos daquele ser...Deus nosso pai realmente é sábio, muito sábio.


1b) Qual a missão dos pais para com o espíritos que reencarnam como seus filhos?

Educar no bem, proteger, proporcionar oportunidade de evolução...

1c) Qual nossa posição, enquanto espíritas, frente a infância abandonada??

Nada é mero acaso, o "abandono" pode ser a mão maravilhosa do nosso pai ensinando o filho amolecer seu coração, a ter respeito com a criação e muitas outras coisas, porém, não é por isso que vamos deixar nosso irmão na "roça" como se diz na giria... podemos proporcionar a esse nosso irmão a oportunidade da evolução, sempre temos como auxiliar de alguma maneira...se não podemos carregar a bagagem do nosso amigo, ao menos podemos carregar algumas malas, ele vai carregar a bagagem do mesmo jeito, só que bem mais leve...


2) Sobre o Dia das Crianças:
2a) Que reflexões podemos realizar em torno dessa data?

É só um dia comum, não existe o dia da criança...

2b) Como nos portarmos, enquanto espíritas, frente o apelo comercial dessa data?

Não vejo problema algum em comemorar esse dia assim como se comemora dia das mães, natal, dia dos pais...mas sempre podemos deixar claro que todo día é bom para ser dia da criança, como o apelo comercial é muito forte, fortíssimo, não custa nada dar atenção especial para eles, sem exagero está tudo bem...o exagero na realidade é coisa do adulto, não da criança.

Vera Lúcia
---
0lá crianças!


Necessitamos mostrar as nossas c rianças a impotancia de SEr ,PQ MUITAS VZES somos consumistas vivemos num mundo capitalista q ensina a TEr.
para q isso possa acontecer devemos exemplificar.Mostrar
q todos os dias devemos comemorar as pessoas ,amar, presentear com abraços bjos....

educadorakatia
---
Queridos Irmãos quando disse Ignorar, quis dizer que muito mais que o comercialismo da data, o Amar incondissionalmente é mais importante, como disse a Katia em sua participação um abraço, um beijo é muito mais importante, que um mero presente. Importante é a criança sentir-se valorizada em um dia específico, mas mais importante é ela ser valorizada todos os dias. ensinar pelo exemplo é mostrar que o nosso supérflou, é o que falta de básico para milhares de crianças em nosso pais; é nos pais somente adquirirmos o que é fundamental para o bom andamento do nosso dia, conforto sem extravagância.

>Tenho dois filhos, um de 14 e outro de 3 anos, comemorarei com eles a data; mas não esquecerei que lá na Assistência Social, temos mais de 30 filhos do Coração, que lá na pista de atletismo tenho mais 08, muitos deste não tem um Pai ou uma mãe para lhes dar neste dia pelo menos um Abraço e um Beijo.

>Que bom estar com todos vocês, um grande Abraço Gaúcho!

Conclusão