Educar

135_ – TEMA: Os Limites de nossos filhos - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



TEMA: Os Limites de nossos filhos
PERÍODO: 11/06/2005 à 17/06/2005

Somos espíritos que reencarnamos em busca da perfeição, isso todo mundo já deve saber, mas o que este tema vem falar é sobre as limitações de nossos filhos, estas limitações que não se verificam as causas nesta encarnação atual. Os pais na ânsia de ver melhora em seus filhos muitas vezes percorrem hospitais e consultórios nas mais diversas áreas, para enfim obterem um resultado nem sempre satisfatório, haja visto que alguns casos a melhora total se torna impossível, pelo menos nesta atual encarnação.
Grande parte das enfermidades vem do espírito que assim é absorvido pelo corpo físico. E portanto nestes tipos de enfermidades como mente (esquizofrenia, etc) e corpo (doenças congênitas e paralisias e atrofias sem cura total), está diretamente relacionado com as vidas passadas, onde a mente do espírito encarnado está ligada.
Existe um médico espírita do Sul do Brasil, que não me lembro o nome, disse no programa Visão Espírita (não é exibido mais), do Alamar Régis, que nós estamos aqui encarnados nesta vida, mas vivendo pelo menos outras duas vidas simultâneas, isso se deve ao fato de nós estarmos aqui encarnados mas com o pensamento ligado em determinadas fases daquelas respectivas experiências passadas. E isso é comum de se perceber, mas não normal, onde devemos buscar nos desligarmos destas lembranças.
Com relação a enfermidades a loucura que lotam os sanatórios, muitas das vezes são vistas por nós espíritas como sérios casos de obsessões, mas há casos em que o doente, recorda desses fatos de vidas passadas e estas lembranças passam a atormentá-lo de uma forma que ele não tem controle pois assiste os fatos como em filmes.
Portanto amigos, nossas crianças que hoje possuem algum tipo de limitação seja ela física ou emocional, embora a medicina tenha avançado bastante, devemos também buscar o refazimento do espírito.
Haja visto que cada caso é um caso, devemos buscar as mais diversas soluções, como psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, etc. Mas todo o processamento de nosso cérebro físico vem do nosso espírito, inclusive as reações que temos, portanto devemos tratar o espírito, pois se o corpo físico está enfermo o espírito também estará.
Citar aqui doenças e suas possíveis causas seria tamanha ousadia minha, por não possuir conhecimento de causa, apenas de relatos lidos na nossa literatura espírita.
Os limites de nossos filhos são para eles e para nós uma oportunidade de obtermos amor e assim ressarcirmos dívidas passadas, onde a abnegação da mãe e dos familiares em geral devem sem a melhor possível.

Questões para estudo:
1 - Apenas a doutrina espírita é que consegue melhora nestes casos?
2 - A fé consegue realmente ajudar nestes casos perdidos para muitos que desacreditam na melhora?
3 - O que o Centro pode fazer nestes casos? A equipe mediúnica deveria estudar estes casos?
4 - Será que em muitos casos onde a limitação é de ordem comportamental onde a criança fica agressiva ou "paradinha", os pais também deveriam fazer um acompanhamento com o psicólogo?
5 - Crianças que tem medo de sair de casa e evitam o convívio com as pessoas, sendo o fator causador disso a mediunidade, como proceder numa criança que ainda é bem pequena?
6 - Quanto a fobias que acabam a prejudicar a vida normal de criança é correto deixar a criança crescer para ver se isso passa, ou buscarmos tratamentos, como regressão e outros métodos como psicometria?
7 - A mediunidade nestes casos de limitações colaboram para o desenvolvimento de muitas dessas limitações, como as de ordem emocionais e psicológicas?


Contamos com as opiniões de vocês sobre o tema de uma forma geral. Com dúvidas e relatos dentro do tema proposto.

Bom estudo a todos.



Equipe Educar - http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão