Educar

119_ – Tema: Adolescente e Religião

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


Tema: Adolescente e religião
Segundo a nossa doutrina é nesta fase da vida que o espírito está concluindo o seu processo de adaptação no atual corpo e nisso percebemos o excesso de rebeldia nesta fase da vida onde com um a consciência maior pode o espírito estar mais acessível a experiências de vidas pregressas. A religião olhando neste ponto espiritual é com certeza um fator determinante para o sucesso no espírito encarnado. Vemos muitas religiões mudando seus métodos para atrair assim os jovens para dentro de seus templos, e com isso se perdem nos métodos. Nossos jovens precisam de ter muita fé para que a crença se fortaleça sempre e não é dessa forma explorativa com técnicas de marketing que vamos "salvar almas". O jovem precisa entender que Deus é uma coisa séria, por mais que a gente descontraia devemos sempre ter um limite para não nos perdermos nos verdadeiros propósitos que é a prática do Evangelho com amor e caridade.


Questões para estudo:
1 - Radicalizar e mudar certos conceitos como muitas religiões fazem é válido para trazer um jovem a Deus?
2 - O que o movimento espírita poderia fazer para atrais os jovens?
3 - Será válido mudar alguns conceitos para nós espíritas nos adaptarmos aos jovens? Ou seriam eles que devem se adaptar a nós?
4 - O que mais atrai os nossos jovens ao centro é pela doutrina em si com caridade, estudos sistemáticos, palestras, passes e mediunidade; ou pela curiosidade de sermos considerados "a doutrina dos mortos"?
5 - Um adolescente revoltado, como levá-lo ao centro? Como convencê-lo sem obrigar?
6 - O que os centros hoje nas condições atuais do movimento espírita podes fazer para cativar e preencher os adolescentes já que muitos são levados pelos eventos atuais, como rock, funk, sexo na TV, drogas, raves, vestuário preto, etc?

Lembrando que quem tiver algum depoimento e perguntas sobre o tema, pode também enviar a sala, para que possamos debater juntos. Ok?


Bom estudo a todos.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão