Educar

116b – Tema: Vida em Família: Vivendo em Sociedade - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Oi pessoal, tudo jóia?

Bom, como os estudos aqui são mais reflexivos, mais de opinião própria, não há necessidade de eu mandar a conclusão com as respostas das perguntas.

Mas, mando, sim, uma mensagem muito bonita, que, apesar de falar mais sobre a vida em família, ilustra um pouco a nossa vida em sociedade. Afinal, o que é a nossa família senão uma "mini sociedade"?

Espero que todos tenham um bom fim de semana e bons estudos.

Conclusão: Vida em Família - Vivendo em Sociedade

NO TEMPLO DOMÉSTICO



A escola simples alfabetizará teu cérebro, garantindo-te o ingresso no vestíbulo da cultura e à universidade, na ordem superior do ensino, descerrando-te o acesso à infinita sabedoria...

O santuário religioso preparar-te-á o sentimento para a aquisição da virtude e as grandes experiências da fé habilitar-te-ão à vida interior nos mais largos vôos nos domínios do espírito...

Aprenderás com o mundo e com os homens os mais belos caminhos para que o teu entendimento e o teu coração se ergam da sombra terrestre à claridade dos cimos; entretanto, o lar é o ponto vivo de tua luta, a oficina de tua redenção e o templo em que conquistarás as próprias asas para a libertadora ascensão.

É aí, nesse abrigo limitado a quatro paredes, que serás desafiado a positivos testemunhos de sacrifício, diplomando-te no serviço justo à comunidade terrena que te espera a palavra brilhante e a linguagem do exemplo renovador...

Vive no asilo doméstico, à maneira de quem lhe penetrou os umbrais exclusivamente para aprender a amar, socorrer e servir.

Dentro dele encontrarás os laços mais puros, incentivando-te à sublimação do porvir, e as mais aflitivas algemas, a te jungirem ao passado obscuro e delituoso.

Em seus altares, serás defrontado pelas flores do carinho sem jaça e pelos espinhos agressivos do ódio e da aversão, requisitando-te a mensagem permanente da humildade e da tolerância.

Abraça no lar em que te situas o caminho de tua própria purificação, à frente da vida, e, convertendo-te no santuário familiar, em servo do amor que auxilia sempre, dele desferirás teu grande vôo em serviço da humanidade inteira.

Emmanuel

Do Livro: Semeador em Tempos Novos

Beijos,

Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão