Educar

112a – TEMA: Vida em Família: Vivendo em Sociedade - nosso papo

Olá pessoal. Vocês não fazem idéia que acabei de ter uma experiência do viver em família... eu estava respondendo estas mesmas questões e na última questão, minha filhinha de 3 anos, DESLIGOU o computador e eu perdi tudo o que havia escrito... isto não é um verdadeiro exercício de paciência, tolerância, indulgência... ... ????
Bem...lá vou eu começar TUDO DE NOVO...
Beijos. Vanda.

TEMA: Vida em Família: Vivendo em Sociedade
Questões propostas para estudo

1. Para você, o que significa viver em sociedade?
Um exercício de conviver com os mais variados tipos de pessoas e energias, colocando à prova nosso aprendizado, nossa moral, nossa condição evolutiva, enfim: uma oportunidade de fazer e refazeer nossas escolhas.
2. O que a doutrina nos ensina sobre a vida em família e em sociedade?
A vida em familia é a base, onde temos contato com pessoas que, em regra, nos amam, nos protegem e nos ensinam a dar os primeiros passos para a vida.Amar o pai, a mãe, os irmãos, filhos é fácil. É mais difícil sentir amor por um desconhecido. Acredito que na sociedade exercitamos nossa capacidade de escolha e livre arbitrio, exercitando o amor incondicional.
3. Vimos que vivendo em família, aprendemos a amar e respeitar nosso próximo mais próximo, nossos parentes. O que você pensa disso? Ultimamente, tem procurado respeitar os seus?
É....particularmente sempre tive uma preocupação muito grande em respeitar os meus, mas tenho ficado magoada porque eles não têm se preocupado muito em respeitar meus limites, meu espaço...enfim, percebo que estou me afastando um pouco para evitar me machucar. Infelizmente em todas as famílias tem um para-raios e um dia sobrecarrega demais e ele "pifa". Acho que o meu para-raios precisa de uma manutenção. Mas estou trabalhando isto em mim, para não fazer escolhas erradas.
4. Quais as vantagens de se viver em família e em sociedade?
Na verdade dá uma vontade enorme de ir morar em uma ilha ilha deserta. Mas não aguentaria uma semana. O estar bem em familia e na sociedade é uma necessidade.É através delas que crescemos, que nos espelhamos, que avaliamos nosso desempenho, que podemos ser UTIL às pessoas e ao planeta. Precisamos um do outro para evoluir.
5. Vemos muitas pessoas que decidem viver sozinhas, não constituindo família. Mesmo assim, elas podem contribuir, de alguma forma, para a prática da caridade. Exemplos disso são os freis e monges. Existem também aqueles que preferem viver sozinhos para não ter responsabilidades perante ninguém, uma esposa (esposo) e filhos. Qual sua opinião sobre esses casos?
Não concordo e acho muito cômodo ficar enclausurado rezando pela paz, pelas dores...O isolamento é uma fuga, uma insegurança de impotência. Todos nós temos que por a mão na massa. A prática da caridade é dinâmica. Não podemos deixar que Deus faça por nós o que nos compete. Orar deve ser para nos fortalecer na obra e não para ficarmos de braços cruzados esperando as coisas acontecerem. Da mesma forma estas pessoas que não querem família para não terem responsabilidades. Ora, que obra realizou? Que bem fez à humanidade? Sua vida deixou alguma contribuição para a humanidade???

6. Muitos, mesmo vivendo cercados de pessoas, se sentem sozinhos. Por que isso acontece?
Porque não há paz de espírito, harmonia. São pessoas que não realizaram seus objetivos e se sentem inúteis. Quando realizamos a caridade verdadeira, o bem pelo bem, não há como sentir-se sozinho, porque o amor que exala deste ato preenche todo o vazio do coração. O segredo é estar em paz consigo mesmo, de bem com a vida e com o mundo. Estar em comunhão com Deus.
Obrigada.
Vanda.
---
Questões propostas para estudo
>
> 1. Para você, o que significa viver em sociedade?
R - Em todos os momentos de nossas vidas estamos vivendo em uma sociedade, no contexto Geral para mim Viver em Sociedade é estar no Meio de Pessoas, obdecendo regras, culturas, que são ditadas pelo meio.
>
> 2. O que a doutrina nos ensina sobre a vida em família e em sociedade?
R - Só ocorre o Progresso Coletivo em sociedade, assim como na Familia todos são responsaveis para que tenhamos uma sociedade cada vês mais justa, mais correta, a Sociedade Organizada é Fundamental para o Progresso de Todos.
>
> 3. Vimos que vivendo em família, aprendemos a amar e respeitar nosso próximo mais próximo, nossos parentes. O que você pensa disso? Ultimamente, tem procurado respeitar os seus?
R - A questão do respeito é muito importante é sinonimo de disciplina e justiça, respeito sim a todos mas não deixo de cuidar para que a reciprocidade seja mutua.
>
> 4. Quais as vantagens de se viver em família e em sociedade?
R - Aprende-se a Amar o Próximo Como a Si Mesmo, só a sociedade implanta um progresso mais rápido e eficaz ao espírito eterno.
>
> 5. Vemos muitas pessoas que decidem viver sozinhas, não constituindo família. Mesmo assim, elas podem contribuir, de alguma forma, para a prática da caridade. Exemplos disso são os freis e monges. Existem também aqueles que preferem viver sozinhos para não ter responsabilidades perante ninguém, uma esposa (esposo) e filhos. Qual sua opinião sobre esses casos?
R - Existe a reununcia a Familia, que de certa forma Egoistica prende o ser ao Cadinho Doméstico, mas muitos trabalham em prol da familia maior, como os Trabalhadores do Catolicismo, existem outros que isolam-se mesmo de toda e qualquer manifestação social o que pode representar fuga, egoismo.
>
> 6. Muitos, mesmo vivendo cercados de pessoas, se sentem sozinhos. Por que isso acontece?
R - Egocentrismo se for o ser que interna-se no corpo. Indiferença se for as pessoas que egoisticamente cuidam apenas de seus problemas, mas ninguem neste caso, sabe o que é a felicidade de viverem grupo.

Obs: Eu acho muito importante o envio de mensagens ou textos como ilustrativos, porém só consigo aprender se emitir minha opinião, comparar com as que recebo e depois consultar os textos ilustrativos. Adoro ler mas não consigo aprender sem que seja em equipe. Sozinho não consigo passar do que sou.
Muita Paz,
Ataide
----
Querido Ataide

A sua necessidade de comunicação ilustra bem o que é viver em sociedade, a Sociedade começa no berço familiar, por isso a necessidade de ensinarmos aos nossos filhos não somente a religião e sim devemos desde cedo a falar, ensinar e exemplifica as leis morais. A doutrina espirita fala muito sobre isso e quando temos uma boa base o caminha torna-se menos ingreme, as pedras com certeza existirão, mas teremos a paciência, perseverança e exercitando a nossa Fé com certeza conseguiremos alcançar os nossos objetivos de aperfeiçoamento moral, estamos engatinhando, mas a jornada é longa e com certeza um dia chegaremos lá!!!

Abraço Fraterno

Virna
---
Questões propostas para estudo

1. Para você, o que significa viver em sociedade?
R: Viver em sociedade é acima de tudo estar em sintonia com ela, onde não basta estar ali e nada manifestar. Viver em sociedade é sinônimo de aprendizado coletivo, onde conhecemos a nós mesmos através do despertamento que os demais provocam. Nisso tudo, sociedade é uma teia que a reflexos em todos os pontos e com isso todos acabam recebendo talvez apenas um ocasionou.

2. O que a doutrina nos ensina sobre a vida em família e em sociedade?
R: A doutrina nos ensina através de Kardec que a sociedade mesmo cheia de pessoas adversas é mesmo assim o nosso laboratório e Kardec usou isso muito bem no pioneirismo do movimento espírita na França, onde a sociedade não foi totalmente recíproca e com isso nosso codificador tirou vários exemplos e que estão descritos nas suas obras, mais explicitamente na "Obras Póstumas". Como podemos ver vem desde Kardec essa tradição de usarmos a sociedade como laboratório e isso hoje no movimento espírita existe demais e às vezes até é levado a mal por muitos irmãos que levam a sociedade ao pé da letra e assim acabam sendo até certo ponto pessimistas quanto a evolução da sociedade em si. Mas basta olharmos para trás e reler kardec em "Obras Póstumas" e perceberemos suas lições diante deste tema.

3. Vimos que vivendo em família, aprendemos a amar e respeitar nosso próximo mais próximo, nossos parentes. O que você pensa disso? Ultimamente, tem procurado respeitar os seus?
R: Nossos parentes não deixa de constituir uma sociedade, com laços de sangue é uma família, mas não deixa de ser uma sociedade, onde podemos perceber isso apenas numa pequena reunião de família, onde alguns opostos se encontram. Meus parentes eu tenho pouco contato, como primos, tias, etc. mas meus familiares domésticos, do dia-a-dia, tentamos ser 24 horas por dia uma família, mas de vez em quando tem umas diferenças que logo são sanadas e a paz volta a reinar. Como existe na oração de Francisco de Assis, "é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado", e nisso às vezes somos pisoteados, caluniados, insultados, por pessoas de nossa família, mas devemos sempre pensar que não guardando mágoas faz com que despertemos no outro a mudança, com isso se alguém nos faz o mal, perdoar é o melhor remédio para que essa pessoa aprenda e assim não fique aquela situação de quem cederá primeiro.

4. Quais as vantagens de se viver em família e em sociedade?
R: Viver em família é como viver numa mini-sociedade, onde os propósitos são praticamente os mesmos, só que na família estão nossos maiores reajustes, ou seja os de mais urgência a serem sanados logo e os da sociedade em geral são de certa forma um reajuste geral. São portanto aprendizados diferentes que podemos alcançar nas duas situações, mas um auxiliará o outro, fazendo refletir um no outro, até mesmo porque nossa sociedade-família está integrada da sociedade geral.

5. Vemos muitas pessoas que decidem viver sozinhas, não constituindo família. Mesmo assim, elas podem contribuir, de alguma forma, para a prática da caridade. Exemplos disso são os freis e monges. Existem também aqueles que preferem viver sozinhos para não ter responsabilidades perante ninguém, uma esposa (esposo) e filhos. Qual sua opinião sobre esses casos?
R: Neste casos monásticos, temos sempre propósitos que resumindo é rezar pelo resto da humanidade, ou seja vibrar mas tranqüilamente sem problemas aparentes, sendo assim uma opção de vida, onde ajuda e muito na constituição vibratória do planeta. É como uma floresta, mesmo que o homem não fizesse uso da Amazônia, ela estaria lá intacta e fazendo a troca de gases e assim purificando o planeta, o que para a sociedade seria um desperdício, assim como uma vida monástica parece ser, para os milhões de trabalhadores que todos os dias saem para trabalhar duro. Vemos no livro de André Luiz (Entre a Terra e o Céu) uma irmã de caridade que estava a ajudar um encarnado, e nisso André Luiz pergunta se é comum uma freira usar os mesmos trajes de encarnada para fazer sua benfeitoria. E lhe foi dito que nem todo espírito é espírita e que ela assim como milhares de desencarnados como ela fazia aquilo por amor ao que fizeram encarnados e assim continuavam a ajudar e afirmou o instrutor que existe uma espécie de congregação para organizar a tarefa delas. (Quem quiser saber mais, pode ir ao site do CVDEE e copiar os estudos realizados neste livro e assim encontrar esta passagem, ou então ler o livro). Com isso tudo, séria covarde de nossa parte não analisarmos a questão espiritual da vida monástica e sua importância para a atmosfera fluídica do planeta.
Já um pessoa ficar solteira e sem filhos por opção, pode assim estar atrasando algum resgate seu ou deixando de promover o resgate de algum espírito que talvez mesmo encarnado não conseguirá alcançar determinados pontos por o seu possível cônjuge estar dificultando o processo. Vemos muitas pessoas por aí que se apaixonam, mas logo dão um jeito de sair fora, porque vai ficando sério o relacionamento e por ter "alergia" a casamento, prefere trilhar a vida sozinho. Embora também existe muitas pessoas que ainda encontraram a pessoa na qual reajustará. Como está escrito, "tudo ao tempo de Deus".


6. Muitos, mesmo vivendo cercados de pessoas, se sentem sozinhos. Por que isso acontece?
R: Cada caso é um caso e talvez em alguns destes casos falta realmente alguma pessoa que realmente não está por perto, um parente um amigo, um cônjuge de outras vidas, que pela convivência anterior ter sido intensa ficou esta marca

Márcio

Conclusão