Educar

106c – Tema: Amor - Fonte da Vida - nosso papo 3 com Textos

Eis, Gente Linda do Coração, tudo na paz? 😉
Um texto do Vinícius :

AMOR E AMORES

Os homens conhecem muitos amores: amos materno, amor filial, amor conjugal, amor fraterno, amor platônico, amor da pátria, amor divino, etc., etc.

E, talvez por isso mesmo, ignorem o que seja o amor propriamente dito. O amor sem complementos, desacompanhado de todas as adjetivações, essa força que preside à harmonia do Universo: o amor, simplesmente amor.

Da ignorância em que os homens vivem do único amor, origina-se a causa de todos os seus males e sofrimentos.

Os amores apendiculados não resolvem os problemas da vida, antes os complicam. Alguns chegam a ser nocivos e perigosos. Aquele que se denomina conjugal responde quase sempre pelos divórcios e pelas tragédias domésticas, não raras vezes sanguinolentas. É muito provavel que sua benéfica influência explique a razão por que os cônjuges, neste mundo, raras vezes se entendem.

Esse mesmo tipo de amor, quando ainda nos pródomos da conjugação, costuma ter o seu epílogo nos necrotrérios, através de dois crimes: assassínio e suicídio. Chama-se a isso - drama passional, ou delitos por amor! Blasfêmia!

Do amor fraterno resulta que os filhos dos mesmos pais, que juntos cresceram sob o mesmo teto, se desestimem e até mutuamente se hostilizem. Os que se querem constituem exceção.

O amor da pátria gera as dificuldades e os graves problemas internacionais , as crises econômicas, para cuja solução determina a queima de produtos indispensáveis à vida humana, tais como o trigo, o café, o petróleo, etc.; esquecendo-se de que há carestia, fome e nudez em várias regiões do globo.

Faz mais ainda esse decantado amor: emprega a maior parte das arrecadações, extorquidas ao povo, na manutenção de exércitos parelhados com tudo quanto a arte de matar e destruir tem produzido de mais aperfeiçoado. E, de quando em vez, açula essas matilhas de lobos umas contra as outroas em cruentas lutas, ensopando a Terra de sangue e de lágrimas, quando ficou estabelecido pelo Senhor dos mundos que o solo fosse regado com o amor do rosto.

O dito amor divino (que dele o céu nos defenda) criou abismos de separação entre os membros da família humana. Não contente com isso, inventou a Inquisição, as cruzadas e a noite de S. Bartolomeu!

Decididamente, os tais amores( salvo as exceções que transcendem para o amor propriamente dito, pois tais modalidades constituem um meio de atingir aquela finalidade) são desastrosos.

Certamente, prevendo tudo isso é que o Divino Instrutor da Humanidade, depois de muito haver falado e exemplificado aceca do amor ( sem complementos, nem apêndices), terminou dizendo aos seus discípulos: Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei.

A novidade do mandamento está no modo como ele ama. Seu amor é diferente dos muitos amores já bem conhecidos, em todos os tempos, nesta sociedade.

Deus é amor. Portanto, o verdadeiro amor é uno com o verdadeiro Deus. O politeismo, como o amor polimorfo, gera a confusão. Não podemos servir ao Deus uno, alimentando idéias exclusivistas e sentimentos sectários, por isso que todas as coisas e todos os seres são obras suas e refletem sempre, de uma ou de outra maneira, a divina presença.

O mesmo sucede no que respeita ao culto do amor. Este nobre sentimento em tudo palpita, pois, em essência, é a mesma vida universal que anima a infinita criação. Por isso, podemos senti-lo na estrela que refulge no azul do céu, no perfume da flor, na gota de orvalho que tremula na relva, no canto do passaredo, no sorriso da criança...

Tal é a moralidade daquele mandamento, a que Jesus chamou novo há vinte séculos, e que novo continua sendo hoje, porque ignorado e não praticado.

É tempo de aprendê-lo, cultivando o amor, até que adquiramos o hábito de amar; até que nos tornemos, como Jesus, filhos do AMOR.
(Vinícius. In: Em Torno do Mestre)

pra gente refletir e tentar praticar né mesmo? 🙂
dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração

---
Oi, Lu!

Olá, pessoal! Boa tarde!!

Essa msg conjugada com a msg da Joanna de Ângelis (amor, imbatível amor) fazem um ótimo conjunto pra reflexão!
Ando pensando muito sobre o amor (por causa do tema) e descubro o qto ainda me encontro distante do sentido q Jesus quis e quer nos ensinar...
Ainda bem que, embora a jornada seja longa, já demos os primeiros passos em Sua direção! Me sinto mais satisfeita!

Abraços cariocas,

Márcia
---
Oi, Rô!
Oi, pessoal!

Q texto lindo!!! E q ensina muito !!
Ainda não tinha pensado no "amor q adoece". E q adoece por causa de nossa irresponsabilidade diante da vida!

Estou aprendendo muuuito com o tema da semana. Obrigada!

Abraços cariocas,

Márcia
---
Amigos, em qualquer assunto, gosto sempre de apresentar opinião própia, leio as mensagens as opiniões, e busco sempre apresentar minhas duvidas, meus conceitos e reler tudo de novo para poder reciclar minhas ideias, para mim é assim também que se cresce coletivamente.
Depois que realizei um breve estudo sobre Deus, descobri
que Não temos como não treinar o Amor e perseguir este sentimento que é a principal estrada que nos levara a perfeição relativa e fiquei a perguntar:
Por que cultivar a raiva? O Egoismo? A Vaidade?
O Odio?
A Indiferença ?
Se somos ETERNOS e temos como objetivo tornarmo-nos Sábios e Humildes.
Ora, se trabalharmos contra estes sentimentos, só estaremos abreviando nossos dias de Espiritos Imperfeitos e Ignorantes. Diminuindo assim em alguns números de Reencarnações Expiatórias que teriamos de viver.
E depois com a certeza em Deus, porque buscarmos estas aflições que a Lei de Causa e Efeito alcança sempre ?
Amar na acepção real da palavra TEM QUE SER NOSSO OBJETIVO PRIMEIRO. PORQUE DURANTE CAMINHADA TEMOS QUE TER APRENDIDO A AMAR, PARA CONTINUAR.
Muita paz.
Ataide
---

Conclusão