Educar

100d – Tema: Influência da mídia no processo de identificação do adolescente - nosso papo 4 com texto

Olá turma.
Concordo com o Marcos e com o texto que mandou. Acho que temos muitos ídolos
que não são referenciados e que passam despercebidos por todos. Dizer não é
muito importante, mas sempre mostrando porque esta se colocando limites as
ações dos nossos filhos. Entendo que estabelecer limites é muito importante
para o adolescente iniciar sua caminhada em busca de si mesmo.

Abraços a todos,
Kiciosan.
---
Olá!

Estou lendo um livro muito legal, e acho que este texto tem um pouco a ver com o adolescente e a família. É um pouco extenso, mas vale a pena ler.

Abraços a todos.

Kiciosan.



A PARTIDA DE BUDA



Não se pode evitar a vida



A história de Buda é tão relevante no Ocidente quanto no Oriente. Acreditemos ou não em sua vida como uma realidade histórica, a figura de Buda é também mítica, e o trecho que se segue _ um relato de seu nascimento, sua infância e o chamado de sua vocação _ é uma narrativa profunda e comovente, que diz respeito a todo o indivíduo compassivo que tenta compreender o apelo íntimo para partir em direção ao mundo mais amplo.





O nascimento de Buda foi milagroso. No momento de sua concepção, o universo inteiro manifestou sua alegria através de milagres _ instrumentos musicais soaram sem que ninguém tocasse, rios interromperam seu curso para contempla-lo, árvores e plantas recobriram-se de flores. O menino nasceu numa família de reis, sem causar nenhuma dor para sua mãe; começou prontamente a andar; e onde seu pé tocou a terra pela primeira vez, surgiu uma flor de lótus. Ele recebeu o nome de Siddharta. Sua mãe morreu de alegria no sétimo dia após seu nascimento, mas a irmã dela tornou-se uma dedicada mãe adotiva. E assim a infância do jovem príncipe transcorreu em meio ao amor, à alegria e à fartura.

Quando o príncipe Siddharta tinha 12 anos, o rei convocou um conselho de brâmanes.Eles profetizaram que, se o príncipe assistisse ao espetáculo da velhice, da doença e da morte, iria se dedicar ao ascetismo. O rei preferia que seu filho herdasse o trono e reinasse como soberano, e não que se tornasse eremita. Assim, os palácios suntuosos, com seus vastos e imensos jardins, foram cercados por um muro tríplice, muito bem guardado. Proibiu-se a menção das palavras _morte_ e _tristeza_.

Quando Siddharta chegou à idade adulta, o rei decidiu que a maneira mais fácil de segurar seu filho seria pelo casamento e pela vida familiar. Por conseguinte, siddharta foi casado com a filha de um dos ministros do rei. A jovem esposa não tardou a engravidar. Mas, com igual rapidez e apesar dos esforços do pai, a vocação divina de Siddharta despertou nele. A música, a dança e as belas mulheres deixaram de ser um apelo para seus sentidos e, ao contrário, pareceram mostrar-lhe a vaidade e a transitoriedade da vida humana. Um dia, o príncipe chamou seu escudeiro: queria visitar a cidade. O rei ordenou que a cidade inteira fosse varrida e enfeitada, e que qualquer visão feia ou deprimente fosse afastada de seu filho. Mas as precauções foram inúteis. Ao percorrer as ruas, Siddharta viu um velho trêmulo e com a pele enrugada, sem fôlego por causa da idade, e que mal conseguia andar sem um bastão. Assombrado, Siddharta aprendeu que a decrepitude é o fim inevitável de todos quantos vivem a vida. Ao retornar ao palácio, perguntou se havia algum meio de evitar a velhice. Mas ninguém soube lhe responder. Pouco depois, ele tornou a visitar a cidade e deparou com uma mulher cheia de dores, por causa de uma doença incurável. Em seguida, avistou um cortejo fúnebre, e assim tomou conhecimento do sofrimento e da morte. Por último, Siddharta encontrou um asceta mendicante, que lhe disse ter abandonado o mundo para ultrapassar a alegria e o sofrimento e encontrar a paz no coração.

Essas experiências, aliadas á sua própria meditação, convenceram-no a abandonar sua vida cômoda e prazerosa e a se tornar asceta. Implorou ao pai que o deixasse partir, mas o rei estava desolado com a idéia de perder o filho amado, em quem depositara todas as suas esperanças. Duplicou-se a guarda em torno dos muros do palácio e houve divertimentos contínuos, criados para evitar que o jovem príncipe pensasse em partir. A mulher de Siddharta deu á luz um filho, mas nem isso impediu o príncipe de seguir sua missão. Uma noite, ele tornou a decisão final; olhou pela última vez a mulher e o filho adormecidos e partiu noite afora. Montou em seu cavalo e convocou seu escudeiro. Os deuses, cúmplices, certificaram-se de que os guardas dormissem e as patas do cavalo não produzissem nenhum som. Ás portas da cidade, Siddharta deu o cavalo ao escudeiro e despediu-se dos dois. Dali por diante, não haveria mais príncipe Siddharta, pois Buda havia iniciado a verdadeira viajem da sua alma.



COMENTÁRIO: A viagem que fazemos da infância para a trilha de nosso destino futuro não costuma exigir que abramos mãos das alegrias da vida em troca do ascetismo _ embora pessoas com vocação religiosa bem possam seguir este caminho. Nessa história, porém, há muitos temas pertinentes a todos nós. O príncipe Siddharta, como tantas crianças, é o repositório de todas as esperanças e sonho do pai, que espera ver o menino herdar o trono depois dele. Do mesmo modo, um pai pode sonhar com um filho que herde seus negócios ou siga sua profissão. No nível mais profundo, o pai de Siddharta não quer que seu filho experimente a vida, pois a vida, fora da órbita do mundo dos pais, modifica-nos e desperta necessidades e qualidades íntimas que são exclusivas do indivíduo, e que não necessariamente estão de acordo com as aspirações dos pais. Em particular, o rei não quer que Siddharta conheça os sofrimentos da vida, pois isso equivale a crescer no nível mais profundo. Se for possível mantê-lo infantilizado, ele poderá ser moldado pelo pai e permanecerá em casa. Esses sonhos dos pais não são negativos nem maléficos em si; mas, em última instância, são inúteis. Todo jovem é um indivíduo com uma identidade única, que precisava realizar-se para que venha um dia a ficar em paz consigo mesmo.

Nem mesmo os laços do casamento e da paternidade conseguem impedir Siddharta de seguir sua viagem. Essa é uma dura lição que muitos jovens podem ter de aprender. Quando construirmos família ao sermos jovens demais para reconhecer o que somos e onde queremos ir _ especialmente quando a escolha do parceiro é, na verdade, uma escolha dos pais, ou feita para agradar a terceiros ou garantir a segurança -, bem cedo a vida pode nos chamar a seguir outro caminho. A dor e a tristeza da separação podem acompanhar o compromisso íntimo de nos tornarmos nós mesmos.

Como pais, podemos ajudar a contrabalançar essa experiência tão comum não pressionando nossos filhos a _assentarem as idéias_ antes de eles saberem quem são e o que querem. Quanto mais tentamos faze-los ficar, maior é o sofrimento que podemos lhes causar quando eles enfim procurarem nos deixar. E, como filhos, podemos ter que suportar a raiva e a decepção dos pais para não criar mágoas e decepções maiores, mais tarde, por sermos infiéis a nós mesmos. Se o pai de Siddharta não estivesse tão decidido a prender o filho pelo casamento, ao menos o rapaz poderia ter sido poupado da triste separação de sua esposa e seu filho. Mas essa mulher e filho fazem parte do mundo do pai, e não do mundo em que Siddharta se sente destinado a entrar. Infelizmente, não há como ele seguir sua vocação íntima e continuar a ser filho de seu pai, marido de sua mulher ou pai de seu filho.

Muitas vezes, reagimos com escárnio ou raiva diante da decisão de um jovem de seguir determinada vocação, quando ela não está entre nossas preferidas _ especialmente quando ela ameaça afastar essa pessoa de nós, pela distância ou pela exposição a um mundo do qual nada sabemos. É verdade que muitos jovens mudam de idéia e de direção mais tarde, e não se pode esperar que alguém de cerca de 20 anos saiba com certeza o que quer fazer pelo resto da vida. No entanto, tal como Siddharta, alguns realmente sabem. Quer uma vocação seja duradoura ou apenas apropriada por um certo tempo, quando ela vem do coração, não cabe a nenhum parente, professor, amigo ou orientador desviar o jovem dessa escolha, por motivos dissimulados. A vocação de Siddharta é espiritual e exige que ele abandone todos os laços e prazeres mundanos. A vocação pode ser a de tocar um instrumento, pintar ou escrever, montar um negócio, viajar pelo mundo, ou tornar-se médico, contador ou fazendeiro, tanto faz. Ou pode, de fato, ser a de casar com a pessoa amada e constituir família. O importante é o chamado que vem do coração. Ele pode não surgir em todo o jovem, mas tende mais a ser ouvido quando o ruído da desaprovação alheia não abafa sua voz. Os pais que conseguem se comunicar bem com os filhos e reconhecer sua individualidade não têm que decidir de antemão, como o pai de Siddharta, o que a criança virá a ser; tampouco colocam guardas metafóricos ao redor dos muros e, aberta ou veladamente, ameaçam os filhos com rejeição ou punição se seus desejos de pais forem desrespeitados.

Há uma profunda tristeza na história da partida de Buda, porque seu pai, sua mulher e seu filho são condenados a jamais voltar a vê-lo. No entanto, uma grande parte da população mundial acredita que sua salvação está na decisão que ele tomou, uma decisão que sacrificou a felicidade pessoal pela redenção de milhões. Incentivar os filhos a ouvir e seguir a voz do coração traz a esperança de que isso resulte num enriquecimento futuro da vida de pais e filhos, num mundo maior e que possa ser compartilhado. A história de Siddharta nos ensina que todo o indivíduo tem um destino, grandioso ou não. Se nos dispusermos a ouvir e reconhecer a diferença entre capricho e vocação, e a agir com desprendimento na hora certa, não apenas nossa vida, mas também a de muitos outros, poderá ser enriquecida.



Liz Greene e Juliet Sharman-Burke

Uma viagem através dos mitos _

O significado dos mitos como um guia para a vida
---
Olá !!!
em relação ao texto sobre Cazuza, me senti muito dividida.
é lógico que ele não teve freios, limites, mas não consigo esquecer que
ele também era (é), um espírito na sua constante busca.
do jeito dele ( e não quero julgar) ele estava buscando algo, sua
felicidade,
sua paz interior, só que de maneira muito equivocada.
com certeza em seus últimos dias terrenos deve ter repensado muita coisa,
pq as doenças terminais nos fazem pensar, e refletir e reavaliar.
deve ter sofrido muito e sinto por ele muita compaixão.
mas... se um dia tiver que usá-lo como exemplo para minha filha,
com certeza ressaltarei os malefícios que seu tipo de vida lhe trouxe.

mas aqui, de onde estou, peço muito ao Pai Celestial que ele
tenha encontrado já um "recomeço" e que esteja em paz.
paz a todos
Adriana
SC
---
Diante de tantos pedidos q tenho recebido para re-enviar o email com o comentário sobre o filme
"Cazuza",
estou enviando esse outro, com opinões reafirmando a primeira.
A reflexão sobre o tema eh matéria inesgotável.
Bjoks
Luara®



--------------------------------------------------------------------------------

Amigos,
Não vou mais enriquecer este e-mail com os meus relatos... ELE ESTÁ DEMASIADAMENTE ENRIQUECIDO!
Creio que muitos já receberam a mensagem em que há o relato de um pai preocupado... Mas, parei, 5 minutos, e LI TODOS OS REPASSES deste, e ESPERO DE CORAÇÃO QUE CADA UM, principalmente os PAIS e as MÃES.... as EDUCADORAS... jovens, amigos, meus IRMÃOS.... percam - se posso dizer que isto é perda de tempo - e LEIAM ATÉ O FINAL ESTA MENSAGEM.
VALE MUITÍSSIMO A PENA!


--------------------------------------------------------------------------------
Desculpe-me por somente respondê-lo agora... Mas RARAMENTE ABRO O YAHOO... utilizo o terra - quando lhe sobrar umtempinho modifique meu endereço no seu catálogo!).

Eu não vi este filme, pois o Cazuza apesar de ter sido - se podemos dizer assim - um bom compositor (tem algumas músicas até que gosto), foi um
daqueles " heróis/ídolos" (ruins....) um líder negativo.
E quando vc diz: Por um lado tenho que louvar o filme " Cazuza" pois ele tem o mérito de mostrar aos pais como não deve se educar um filho...
Concordo plenamente, inclusive para se debater os valores que estão perdidos por ai.... triste!
Infelizmente, já tivemos experiências REAIS em relação à Fundação Cazuza.... não sei se já te contei sobre uns trabalhos voluntários que faço, e, houve a necessidade de solicitarmos a ajuda desta Fundação num caso sério de uma criança.... sabe o que obtivemos como resposta? NÃO!

O marketing feito em relação a isto tudo é muito triste... quem faz trabalho voluntários, não tem a necessidade de sair espalhando para Deus e
o mundo o que faz... e " Fundação Cazuza" que vive solicitando isto e aquilo, nega a sua solidariedade num momento que nos foi muito difícil...
É fácil, ser agora A MÃE PREOCUPADA, O PAI AMIGO... mas infelizmente a vida dele enquanto família foi muito triste.

O assunto é complexo e delicado, mas concordo plenamente com vc (aliás não havia visto por este lado) para que o filme seja visto para REPESSAREM VALORES! Principalmente indo os pais e seus filhos....
Muito legal. VOU DIVULGAR ISTO!!!!

E COMPLEMENTANDO COMO: Antonio Carlos Aquati, relatou....
Sophia Gissoni Marques.
Que teve a sorte de se casar com o Sócrates.
E temos duas jóias preciosas - a Júlia 22 anos faz faculdade e é sargento do Exercito e a Fernanda que tem 19 anos, tbém está na faculdade (IBMEC - 5ºperíodo)... mas INFELIZMENTE não moro numa chácara... mas tenho duas cadelinhas.
Que tive a sorte de BRINCAR COM MINHAS FILHAS, CONTAR-LHES HISTÓRIAS, QUE RARAMENTE ASSISTIAM TV, MAS APRENDERAM A PULAR CORDA, CANTIGAS DE RODA, PIQUE-ESCONDE....
A ralar os joelhos.... subir em árvores... a jogar 5 marias... dentre outras coisas!
Beijos,
Sophia Gissoni Marques
Estou enviando este email em cco, para evitar Spam e o incomodo de haver repetição de email ao responderem....

Amigos e Amigas,

Seguindo o exemplo do meu amigo Roberto Aquati, escreverei em vermelho em tom de protesto e apoio ao que está escrito.
Eu considero a maternidade e a paternidade a maior responsbilidade e o maior objetivo nosso neste planeta, Amo minhas filhas e farei tudo para que
eles sejam bem educadas e aprendam a discernir o certo do errado.
E ao ler o email do Vlamir Chagas , o inicial destes emails, aonde ele escreve que "dizer NÃO é a prova mais difícil de amor" e eu concordo
plenamente e digo "não" para as pessoas que mais amo e sei que isto faz bem a elas.
As crianças e os adolescentes vivem testando os limites, afinal eles estão traçando um caminho e se o caminho não for bem balizado, com certeza se
perderão.
Cabe a nós, pais e mães, estabelermos estes limites, o que implica em dizer "NÃO" algumas necessárias vezes para evitar desastres no futuro.
Precisamos amar sem egoismo, precisamos ensinar nossos filhos a pescar, ao inves de lhes dar o pescado, precisamos estimular o aprendizado
teórico e prático, precisamos fortalecer o espirito e não somente a carne, precisamos ensinar conceitos e não destrui-los, precisamos amá-los e não
mimá-los, precisamos ensinar a nossos filhos o conceito de São Francisco de Assis.*

Me dói o momento quando digo "não" a minhas filhas, mas a alegria que invade o meu peito é muito maior que a dor ao perceber que ela aprendeu a
respeitar, conquistar, dividir, pedir, aguardar, amar, contribuir, dar, consolar, compreender e outros verbos que não seja transigir, exigir,
esbaldar, extrapolar, chantagear, odiar, espernear etc....

Por um lado tenho que louvar o filme " Cazuza" pois ele tem o mérito de mostrar aos pais como não deve se educar um filho e vc que não assistiu,
assista e se seus filhos assistiram conversem com eles e mostre aonde chega uma pessoa sem limites. Desmistifique o mito, apresente aos seus filhos
para familias que se amam, jovens que curtem a familia, conviva mais com sua familia, visite os amigos, convide a familia de seus amigos para lhe
visitar, faça programas familiares...precisamos resgatar a Familia, que é o primeiro conceito de sociedade e o alicerce da sociedade em que vivemos. O
jovem não tem responsabilidade pelo que é, o responsavel pelo que ele é são os pais...que o educou e o criou ou deseducou e/ou abandonou. Portanto
fazemos nossa parte.

Eu acredito que depois que temos filhos, a nossa maior missão e obrigação é educá-los dignamente, ficando em segundo plano qualquer outra aspiração
pessoal que seja desvinculada desta obrigação.

Roberto e Valéria vocês foram e são um exemplo para mim, tenho orgulho de ser amigo de vocês, obrigado!
Hoje estou morando no RJ, mas quando for a São Paulo irei apresentar minhas filhas a uma familia que se ama, como vê estou me convidando a lhe fazer
uma visita.

Beijos e obrigado pela msg.

Amigos divulguem e amem seus filhos, sua familia.

CLAUDIO


--------------------------------------------------------------------------------
Caros,

Ser prolixo, temo que seja uma questão genética, pois seguirei os passos de meu irmão Bob (não consigo acostumar-me com este apelido. O Roberto não
parece Bob, é mais para Berto).

Meu pai tinha um livrinho simples (não um best-seller) chamado "Pensamentos e reflexões". Na capa, havia uma frase da qual ignoro o autor, mais norteia meu comportamento desde que a li, ainda criança: "Quando o homem de bem se cala, a canalha toma conta".
O processo de banalização do espírito é um fenômeno mundial, nosso país não tem sua exclusividade. É um esquema empresarial, com contabilidade,
orçamento, metas, lucro operacional...

O que é preconceito? O próprio termo diz, é um conceito estabelecido de antemão, sem julgamento de fatos concretos. Por isto sinto-me livre para
não ser taxado de preconceituoso, pois as opiniões que emito são baseadas em fatos que constato e verifico cotidianamente.

Podemos dividir a história em duas etapas: a era pré e pós televisiva, e esta última em pré e pós Internet. Senhores, o espírito se forma na tenra infância. Se, nesta fase, plantarmos espíritos elevados e construtivos, haverá uma ótima possibilidade de termos adolescentes sensíveis
(problemáticos, como vocês e eu fomos aos 14 anos), mas com capacidade para discernir o certo do errado e escolherem um caminho humano para suas vidas. A contrapartida que observo é, em geral, triste: jovens vazios, para os quais 8 horas em chats da Internet é um alívio para suas pobres mentes
áridas.

Quem investir algumas horas de seu tempo para acompanhar a programação infantil da rede Globo, com desenhos cujos personagens têm caras de mau,
vivem em ambientes escuros, sujos!! Observem que não há sol, não há árvores... Observem os ensinamentos, que penetram fundo nas mentes ainda
livres de nossas criancinhas.

Há uma rede mundial de dissolução de costumes, uma das únicas que observo aonde quer que viajo, desde América do Sul, Europa mediterrânea ou escandinava, que é esta negra MTV. Por tudo que considerem precioso: não permitam que suas criancinhas cresçam ouvindo isto.

Compreendo que nossas vidas são atribuladas, com pai e mãe trabalhando fora. Sei que é extremamente tentador colocar a criança em frente da TV e
fazer outra coisa. Elas ficam quietas, os desenhos as atraem. Porém, não podemos nos omitir: quem larga seu filho de 1 ano em frente da rede Globo,
não pode esperar que as mesmas venham a admirar Tom Jobim ou vibrar com uma cantiga folclórica, ou sofrerem quando ouvirem falar de um doente mental que ataca moradores de rua.

Caríssimos: não haverá repressão capaz de alterar o atual estado de violência da humanidade. Apenas quando voltarmos a nos horrorizar quando
uma mãe de família de 70 anos morre por falta de atendimento médico, em uma maca, em um corredor de hospital, haverá uma chance. Quando, em vez de
valorizarmos o quarentão sarado que gasta seu tempo trabalhando, nas academias e nos happy hours da vida, e que se comunica com sua esposa e
filhos através de E-mails, valorizarmos aquele que é capaz de reunir amigos em sua casa e tocar um chorinho, acompanhado por seus filhos, perceberemos que estamos voltando para a trilha correta. Temos que plantar, plantar, plantar... Sempre foi assim, e sempre o será, a vida não tem muitos segredos.
Abraços aos que tiveram a paciência de seguirem-me até aqui.

Antonio Carlos Aquati, Que teve a sorte de casar com a Isabel E tem a Marília, de 5 anos, que mora na chácara, com 8 cachorros, que
assiste Gato Zappi na Cultura a me disse que os sapos machos coaxam, mas as fêmeas não!!!


--------------------------------------------------------------------------------


Amigos,
Lá vem o chato do Tio Bob com outra mensagem de protesto!!!! (Em vermelho) É isso mesmo, concordo em gênero, número e grau com tudo isto que está sendo dito aí embaixo. Chega de reverenciar mitos errados, chega de aceitar maus exemplos da mídia ignara e irresponsável, chega de engolir estes sapos e ficar quieto!! Estes dias vi um cartaz na janela traseira de um ônibus com o novo CD do Belo!!!!!! E vocês querem saber. Um butilhão de bocas abertas vão comprar este CD, de uma pessoa muito, mas muito suspeita.
Mas ninguém quer saber, o Faustão, o Gugu, a Adriana Galisteu, a Luciana Gimenez, e outros cretinos da mídia orquestrada continuam dando cartaz e os caras vão continuar a encher os bolsos de dinheiro à custa dos imbecis que compram, para fazer o que????
Alimentar os sistemas do crime organizado sendo clientes e se relacionado com o lixo dos traficantes, verdadeiro martírio de nossos dias atuais, que depois vem vender drogas em todas as escolas sob escolta da polícia!!!!!!!!!!!!!
Que se fo.. os liberais de plantão, gente que é lixo não pode ser idolatrada, muito menos por nossos filhos. Fora com eles, boicote neles. Tá na hora dos decentes se unirem. Quem conhece um Dr. Issami Tiba, um dos maiores especialistas da atualidade em educação??? Tem filme sobre ele? Tem CD?? Ele está no Faustão e no Gugu e outros todos domingo junto com o festival de bundas televisivo? Nossos adolescentes conhecem o Dr. Issami Tiba e colam posters com a cara dele nos seus quartos bagunçados? Tem figurinha com a face da Irmã Dulce? Tem brinquedo com a imagem da Madre Teresa de Calcutá?
Quantas pessoas edificantes a mídia mostra por semana? E quantos bandidos, corruptos, enganadores, mentirosos a mídia mostra por
semana?
Agora então com o horário político....................
Gente, desculpem o desabafo, mas sou um revoltado com esta mer... toda que
este pessoal da mídia impingem a todos, inclusive nossos filhos não só adolescentes, pois os maus exemplos começam até em programas infantis.
Vocês sabem, adolescente só dá ouvido a outro adolescente ou a um outro vagabundo qualquer que aparece com algo "mó legal" porque é tão proibido que os Pais não vão aprovar. Todo mundo sabe do que eu estou falando, já fomos adolescentes um dia. E não adianta dizer o meu não faz isso, ele é direitinho. São esses que mais caem na lábia dos traficantes e dos maus exemplos que transitam por aí. Quando os Pais se dão conta, bau, bau, é tarde demais. Desconfiem de tudo e de todos, eduquem seu filhos, é sua obrigação, não é uma escolha!!!!!!!!

"QUEM AMA EDUCA" Dr. Issami Tiba "Direitos Humanos para Humanos Direitos", não sei quem disse, mas concordo "Chega de lixo de gente, joguem esta gente no lixo", criei agora, é fraquinha mas é o que eu acho!

QUEM NÃO CONCORDA QUE ME CRUCIFIQUE, NÃO ESTOU NEM LIGANDO E NÃO VOU MUDAR MINHA OPINIÃO.

QUEM CONCORDA COMIGO, SE UNA E ME FALE ALGUMA COISA, OU NO MÍNIMO NÃO ASSISTAM ESTES FILMES, COMPREM ESTES CDs E TRATEM DE EDUCAR SEUS FILHOS CORRETAMENTE, FALANDO UM MONTE DE NÃOS QUANDO NECESSÁRIO, SEM MEDO!!!!

Tio Bob



--------------------------------------------------------------------------------


Roberto, não somos os únicos!!
Vc vai gostar de ler este e-mail.
"Vlamir chagas" pessoa que faz os comentarios é o Gerente de vendas da Mangels e meu amigo pessoal.
Filme Cazuza.

POR FAVOR, LEIAM O TEXTO INTEIRO. É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS MESMOS!!!

Que me desculpem aqueles que pensam de outra forma....

CADA UM TEM O SEU CONCEITO DO QUE É CERTO OU ERRADO E QUE TIPO DE EDUCAÇÃO QUER DAR A SEUS FILHOS !

FILME CAZUZA
Relato de um pai preocupado:

"Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.

As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza. Concordo que suas letras são muito tocantes, que
sua músicas tinham balanço , mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. Nunca teve limites. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo?
É esse jovem que queremos de exemplo para os nossos filhos ?
Vivia nas orgias , nas drogas , na vagabundagem . . . e agora é reverenciado por nossos adolescentes e jovens !
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Temos vários talentos, gente de caráter, que rala muito, mas que não são revelados por falta de oportunidade , ou porque não tenha algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro , ao admitir que ele trouxe drogas da Inglaterra, e quantas festinhas regadas a essas drogas ele promoveu ? Um verdadeiro criminoso ! Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas,já que foi isso que o filme mostrou.
Fiquei preocupada também, porque sabemos que aqui no Brasil, os malandros , os trangressores são admirados e copiados !!! Os jovens querem ter liberdade , fama , sucesso , querem transgredir , e se sentem o máximo por isso . E ainda não ter punição !
Meu Deus, a que ponto chegamos! Será que não estamos exagerando? Será que não está na hora de crescer, de melhorar, de mostrar pros nossos filhos e lá fora , que nós temos coisase pessoas infinitamente melhores pra cultuar e pra mostrar do nosso país !!!
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá ibope, não rende bilheteria ?
Será que não deveríamos exigir mais qualidade? Será que não deveríamos boicotar esses filmes que só dão maus exemplos e denigrem a imagem do nosso país ?
Como no comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido.
(LEMBREMOS QUE O PRIMO DELE - LAURO CORONA, À ÉPOCA ERA ATOR GLOBAL, TAMBÉM DA CLASSE MÉDIA ALTA - ZONA SUL DO RIO, TEVE FIM PRECOCE POR ALGUNS MOTIVOS PARECIDOS) Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.
Não deixem seus filhos a revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. (ATÉ PORQUE MAIS TARDE, TODOS ELES COMPREENDERÃO O NOSSO INTUITO DE HOJE!!! ELES JÁ SERÃO FORMADOS: HOMENS E MULHERES)
A principal função dos pais é educar , é a base ! Não se preocupem em ser amigo de seus filhos. Eduque-o e mais tarde ele verá que você foi
a pessoa que mais o amou. Que você foi, é e sempre será o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre."
Pensem nisso !!!

(No e-mail que recebi não consta o nome da autora)

ACRESCENTEI EM AZUL A MINHA OPINIÃO DE CONCÓRDIA COM A AUTORA. PARABÉNS POR ALGUÉM SE MANIFESTAR POSITIVAMENTE EM BUSCA DA RECONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE DIGNA, DA BUSCA DA PAZ, DA BUSCA DA FELICIDADE, DA RETOMADA DA FAMÍLIA, DA BUSCA DA FÉ, ENFIM, DA BUSCA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL. QUE NÓS ADULTOS, QUE JÁ PASSAMOS DA FASE DO "NÃO SEI O QUE FAZER/ NÃO SEI O QUE QUERO/ QUERO SER DIFERENTE/ E OUTRAS INDEFINIÇÕES PESSOAIS" PODEMOS ENTENDER QUE SÓ EDUCANDOÉ QUE CHEGAREMOS AO CRESCIMENTO REAL DO SER HUMANO. JÁ ATÉ ENVIEI À OAB, AO CONGRESSO NACIONAL, AO SENADO E AOS GABINETES DO GOVERNADOR DO EST. SP E DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (e estou copiando novamente a eles este assunto) A SEGUINTE SUGESTÃO: QUE QUALQUER CRIME, EM QUALQUER IDADE, AGREGUE-SE A CO-RESPONSABILIDADE AOS PAIS (AMBOS) OU TUTOR(ES) LEGAL(IS). QUERO VER SE COM UM FILHO FAZENDO O QUE BEM ENTENDE (BOTANDO FOGO EM ÍNDIO; PASSANDO DROGAS A OUTROS; ASSALTANDO; SEQÜESTRANDO; ESTUPRANDO; ESTORQUINDO ETC.), O(S) PAI(S) TIVEREM QUE PAGAR A PENA JUNTO COM OS "CARINHAS". COMO NESSA SITUAÇÃO O NABO PASSA TAMBÉM A IR PARA OS PAIS, COM CERTEZA, OS PAIS DESDE CEDO BUSCARÃO EDUCAR OS FILHOS, NÃO PORQUE ELES QUEREM, MAS PARA NÃO SOBRAR PARA ELES MESMOS!!! AQUI NESTE PAÍS, ÍNDIO FAZ LEI PARA ÍNDIO, NEGRO PARA NEGRO; BANQUEIRO PARA BANQUEIRO, INDUSTRIAIS PARA INDUSTRIAIS, JURISTAS PARA JURISTAS E ASSIM POR DIANTE. SÓ SE PROTEGEM AS CLASSES, NÃO A SOCIEDADE COMO UM TODO!!! PELO MENOS É O EFEITO QUE NÓS, OS COMUNS SENTIMOS. QUEM SABE SE À PARTIR DE UM SIMPLES E-MAIL DE DESABAFO DE UMA AUTORA ANÔNIMA (ALIÁS, MUITO IMPORTANTE) CONSEGUIREMOS REVOLUCIONAR A RETOMADA E CONSTRUÇÃO SÓLIDA PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM-ESTAR. EU ADERI FIRMEMENTE!!!

"ESPERO QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES, QUE ESTÃO COPIADOS NESTE E-MAIL SE MANIFESTEM POSITIVAMENTE".

Assino: Vlamir Chagas de Assis - v.assis@mangels.com.br ou vlamir.assis@ig.com.br

Concordo plenamente. A mídia tem a mania da fazer apologia às drogas e ao homoxessualismo.


--------------------------------------------------------------------------------


"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."

*Carlos Drummond de Andrade*
(Obs: estes foram enviados por uma amiga em pvt sobre o assunto)

Conclusão