Educar

100b – Tema: Influência da mídia no processo de identificação do adolescente - nosso papo 2

Eis, Gente Linda do coração, tudo azul azul com vcs? :-))
Ricardo, legal sua colocação, daí euzinha, pra variar um cadinho (hehehehe), fiquei aqui pensando:
a) o que é senso crítico e como desenvolvê-lo?
b) tirando a questão da própria evolução e transformação da língua(que é processo natural, só que antes esse processo se dava de forma mais lenta do que a atual), a gente pode dizer que a mídia influi não só no comportamento há a influência dela, mas vai além do que podemos perceber ou do que nos damos conta?
c) Quando você diz "o estímulo à criatividade, o "dar asas" a imaginacão infantil, sempre tão fértil, as estórias contadas desde cedo, de maneira a cativar sua atencão, o incentivo à leitura sadia, hoje tão fora de moda (pessoal, neste aspecto, Monteiro Lobato é inigualável), entre outros aspectos, são fatores que estimulam sobremaneira o desenvolvimento da capacidade de raciocínio de nossos filhos." de que forma desenvolver isto, principalmente, no mundo atual onde a maioria de pais necessita trabalhar fora e muitas vezes têm atividades profissionais ? Que tipo de alternativa teriamos para implementar estas questões?
d) Há programas de tb que têm conteúdo educativo muito bom, principalmente aqueles passados pela TVE ou TVCultura - no entanto poucos lhes dão a real atenção - será que não falta incentivo ou exemplo dos pais ou de quem fica/convive com as crianças?
Abrindo um parênteses pela internet - temos tb uma lista infantil via e-mail , um site destinado ao público infantil e duas salas de bate- papo(IRC - #Espiritismo_Kids // Paltalk - sala espiritismo.net Kids) onde só entra crianças(ooopsss e alguma criança grande tb.. hehehehe senao euzinha estarei me expulsando dela, né? :-)) )onde a gente se propos a termos algo legal pela internet, tá? :-)) - embora a frequência seja ótima , e sermos uma turminha razoavelmente grande em termos de trabalhos infantis, a gente percebe que todas elas começaram a participar e se interessar justamente através do exemplo e incentivo dos pais(que sao frequentadores, trabalhadores e participantes de estudos pela internet) e que tb dao suporte no momento da dúvida ou do que a gente fala com eles.Fechando parêntesis :-))
Que que vcs acham?
tarde cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
---
Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo joiiinha com vcs? :-))
Marcos, este texto realmente foi e está sendo palco para que a gente possa
fazer muitas reflexões acerca do tipo de ídolos que estamos deixando ou
ajudando a fomentar em nossos jovens e crianças.
As perguntinhas reflexivas vou colocar no mail do Carlos Alberto , tá :-))
tarde felicidade pra vcs
beijocas mineiras com carinho no coração
----
Ei, Gente Linda, tudo belezinha? 😉
Sebastião, legal sua colocação 🙂 e Márcia, muito legal sua exposição e
ela me fez refletir aqui:
a) a conversa aliada à educação é fundamental para que nossas crianças
raciocinem perante tudo que a elas chega?
b) de que forma desenvolvermos este raciocinar perante as mil informações
que chegam freneticamente neste nosso mundo atual através da mídia(de todas
as formas: Tv, cinema, rádio, jornal, revistas, livros, internet)?
c) De que forma o conhecimento da Doutrina Espírita atua sobre a questão?
Que que vcs acham? 🙂
tarde cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração
----
Eis, Gente Linda do coração, tudo azul azul com vcs? :-))
Carlos Alberto, várias reflexões trouxe sua colocação sobre o texto que não é do Marcos, mas que circula pela internet, tá legal ?;-), daí vou fazer as colocações em azulzinho aí embaixo tá legal? :-))


Oi acho que vc esta pensando totalmente errado pois acho que cada um de nós viemos passar por uma provação ou resgatar algum erro do passado acho que o Cazuza feio para resgatar alguma coisa da vida passada, concordo que ele tenha vivido cada dia como se fosse o ultimo, usou drogas vez bacanal e varias coisas erradas mais ele cumpriu sua missão e foi sem duvida um cara de coragem porque tinha tudo e não pode se curar.
1) O reajuste que todos nós viemos obter em nossa existência terrestre nos liga a termos que fazê-lo mediante a escolha de coisas que ao invés de nos ajudar a evoluir, nos faz estagnar?
2) A doença posterior foi consequência de reajustes, de missão? Ou foi consequência do desequilibrio espiritual, do uso e abuso de drogas; do desvio desregrado do uso do sexo?
3) Qual a missão que ele tinha e que tipo de cumprimento a ela ele efetivamente deu?


E pelo que me parece enfrentou isso com coragem. Acho que cada um de nós estamos aqui não para julgar e nem ser julgado, se ele fez tudo isso acho que pagou pelo seu próprio erro aqui mesmo. Porque como você falou que ele era filhinho de Papai e saber que vai morrer e não tem dinheiro no mundo que poderia lhe curar deve ter sido uma bela lição de vida.(Tenho certeza que naquela hora ele deve ter se lembrado de DEUS)

Esta realmente é um parte boa para o exercício do não julgar; de que principalmente podemos nos modificar.

Quanto ao filme acho que os jovens conseguiram ver que temos que ter limites no que devemos fazer(pelo menos foi o que eu e muitos conseguiram enxergar com o filme).
Será que, para o jovem que está descobrindo o mundo por si mesmo, dá para perceber realmente que é necessário limites? Que o rapaz do filme não deve servir de modelo ou de ídolo e que depois diante da consequência basta enfrentar tudo com coragem e pronto está resolvida a questão?

Acho que não cai uma folha de uma arvore que não seja pela vontade do PAI..
O que diríamos de uma criança que já nasce com AIDS ou Câncer que vez ela para merecer tal provação.
Porque uns Nascem em berços de ouro em quantos outros nascem em berços de madeira Porque uns as vezes nasce aleijado em quantos outros nascem tão perfeitos.

O processo reencarnatório vem explicar essas diferenças sociais, raciais, econômicas e de saúde tb.
Não entendi direito a correlação entre a doença que cazuza buscou por sua própria e livre vontade mediante suas próprias escolhas e a programação reencarnatória natural que pode vir com doenças como forma de reajustes das vidas passadas. São doenças de diferentes matizes, ainda que provocadas ambas originariamente pelos desequilibrios e más escolhas do espíritos, mas assumem, naturezas diferentes quando a gente pensa na questão de que tipo de ídolos e exemplos queremos para nossos filhos ou para nós mesmos? Aquele que faz escolhas desregradas, mas ante o sucesso e a forma como enfrenta as consequências de seus atos torna-se alguém a ser seguido nas atitudes? ou queremos seres conscientes das escolhas, que busquem o equilíbrio e que tenham da mesma forma atitudes positivas antes as provas materiais pelas quais tenham que passar? ficamos com Cazuza (ou todos aqueles que nos empurram goela abaixo como exemplos) ou ficamos com Jesus e com todos aqueles que nos exemplificaram verddaeiramente o processo pelo qual realmente evoluimos?

Acho que tudo que aqui vivemos e porque com certeza estamos resgatando algo de uma vida que já passamos. E tentando evoluir cada vez mais.
Concordo com a colocação, mas fiquei refletindo: a) qual a correlaçao entre ela e a vida de Cazuza e do que querem nos impor como modelo a ser seguido? b) voltei à questao de que a doença dele foi ele próprio quem procurou com sua conduta(a consequência de seus próprios atos) ele não veio com a missao de ser um portador de aids, ele buscou a doença o que é diferente, penso eu, a princípio pelo menos.

e a questão maior: como fazer o jovem refletir em tudo isto que estamos, nós adultos, buscando raciocinar e pensar e verificar para não aceitar nada que nao seja coerente com a vida e com o Amor; se o jovem está descobrindo ou redescobrindo o mundo material agora, em busca de experiências , do amadurecimento, do crescimento? Como fazê-lo entender que , apesar de alguma coisa boa no final da existência terrestre, o antes não é exemplo pra ninguém, nem por mera experiência? De que forma a imposição da idolatria no exemplo equivocado atrapalha mais do que ajuda na educação e na formação da criança e do jovem?
Por que não se buscar investir em reais exemplos de conduta e de vida?

Pra gente refletir todo mundo junto, tá legal? :-))
tarde cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
---
Olá Carlos Alberto.
O bom destas salas de discussão, é que cada um é livre para expor sua
opinião, e sempre podemos fortalecer ou analisar melhor nossas posturas
perante a vida. Volto a indicar a lição contida no "Evangelho segundo o
Espiritismo", capitulo XIV, Honra a teu pai e a tua mãe, no final dele, o
"Instrucões dos espíritos" = A ingratidão dos filhos e os laços de familia.
Penso que só esta lição já justificaria a edição deste livro.
Quanto ao tema atual, "Influência da Mídia", a proibição simples, hoje
simplesmente não surte o menor efeito. É a mesma coisa que os pais se
omitirem e deixar rolar para ver como é que fica.Cada vez mais, é preciso o
diálogo franco e a mostra real do que é certo e do que é errado e como disse
aquela mãe ansiosa, a exposição constante de exemplos sadios, na esperança
que nossos filhos escolham o caminho do bem.
Abraços, Marcos.


Conclusão