Educar

098a – Tema: Educação sexual a luz do espiritismo - nosso papo

Ola! Estou começando meio sem jeito mas com certeza vou conseguir
Esse tema é muito importante, pois meus filhos estão na fase mais importante da vidas deles estão descobrindo o sexo e o amor., com os esclarecimentos de vocês acho que vou saber conduzir melhor nossos papos
Paz a todos Estela
---
Olá amigos do cvdee. Estou começando hoje e espero aprender muito vcom
vocês. Tenho um filho com 12 anos e ele, por enquanto, não começou a se
interessar muito pelo assunto.

Mas em relação à questão nº 1, penso que na idade em que ele está, o melhor
horário para se abordar tais assuntos é no momento em que surgirem, quando
por exemplo, estiver assistindo à televisão e, de repente, aparecerem
propagandas ou filmes mostrando sobre o assunto. Devemos fazer comentários
que permitam àquela criança ou adolescente pensar na responsabilidade que
tem ao se envolver sentimentalmente com alguém. O "ficar" atual é de extrema
infantilidade quanto a gente não sabe o quanto o outro está envolvido. Acho
que explicar tudo isso é muito importante.

E em relação à questão nº 2, eu ajo da seguinte forma: Busco sempre na
Doutrina o amparo de livros que envolvam o assunto. Existem alguns livros
psicografados pela Vera Lucia Marinseck que tratam de todas as questões que
envolvem os jovens como drogas, sexo, rebeldia e outras. Eu busco ler estes
livros com meu filho e a cada fase explicar o que a doutrina e o evangelho
nos ensinam. Penso que é a melhor forma para não errar no conselho, pois
ainda temos muito o que melhorar e pode ser que o nosso pensamento não
esteja tão em sintonia com o evangelho que possa auxiliar.

Nas outras, tenho muito pouco o que oferecer, então prefiro ouvir.

Que Deus e Jesus ampare a todos.

Abraços fraternos,

Sheila
---
Questões para estudo:
1 - Como podemos abordar o sexo juntamente com a questão espiritual e suas conseqüências na espiritualidade?
R: Analisando os fatos do dia-a-dia, com base na doutrina e seus ensinamentos, conseguiremos dar uma importância maior ao tema e um aprofundamento ainda mais objetivo que é o reflexo do sexo na desencarnação. Vemos através da literatura espírita muitos fatos relacionados ao desregramento sexual e isso tem que ser alertado, pela capacidade enorme de atrapalhar uma encarnação. O sexo desregrado é muitas vezes fruto de uma má educação sexual. Com isso devemos passar estas informações para os nosso filhos, para que saibam que tudo o que fazem terão um reflexo após a desencarnação.

2 - Devemos procurar um livro que esclareça parte de "sexo e espiritualidade", ou devemos usar de nossos próprios argumentos e exemplos?
R: Os dois seria o mais correto. Os livros porque são de conteúdo importante, pois tem um cunho educativo e serve de alerta para questões rotineiras que vemos ser praticadas no nosso dia-a-dia, trazendo para nós uma reflexão sobre atos cometidos até mesmo por nós. E os exemplos nossos servem bastante também porque trazem para os nossos filhos uma situação mais "real", ou seja, mais próximo dele, e isso ajuda também bastante na percepção, assimilamento e entendimento do conteúdo visto no centro e lido nos livros.

3 - Com o objetivo de preservar certos costumes, esconder certas questões e informações é correto?
R: Não esconder nunca é correto e além do mais um dia vão ficar sabendo mesmo, portanto é melhor que seja por nós. Mas determinadas informações dependem da maturidade da criança, pois não podemos avançar na idade da criança.

4 - Como educar crianças que desde cedo demonstram ter desajustes a serem reparados (com base na reencarnação) com relação ao sexo? Como por exemplo crianças que adoram tirar a roupa e mostrarem aos demais sua nudez (parece normal mas observando na questão da reencarnação isso deve ser corrigido).
R: Na questão reencarnatória, a educação de uma forma geral deve ser executada de perto desde que a criança demonstre dificuldade para aceitar (obedecer) determinadas questões. A educação é sempre importante, mas em certos casos é ela quem irá determinar o sucesso ou fracasso do reencarnado. Já na educação sexual, é ainda mais preocupante, pois a sociedade ensina de uma forma que não é correta, e nós, educadores, temos que ficar consertando as informações erradas recebidas. Agora a questão da educação sexual na reencarnação é preocupante, porque vemos através da literatura espírita que muitos insucessos reencarnatórios são devido a desregramentos sexuais, ou práticas erradas. Quando percebemos que um filho nosso foi dado a estes cometimentos no passado pretérito, devemos nos precaver e nos redobrar em ensinamentos e explicar tudo muito bem explicado, para que esta sua nova chance (reencarnação), não seja desperdiçada mais uma vez. Temos essa responsabilidade perante Deus que nos confia um filho dele.

5 - Deixar para a escola e o centro espírita a função de ensinar determinadas questões sobre sexo é correto? Ou devemos sempre complementar o ensino dado?
R: Nunca devemos deixar de complementar, a não ser que não tenhamos conhecimentos ao ponto de ensinar, mas aí temos que correr atrás e aprender o mais logo possível. Porque por mais que seja ensinado e este ensino seja de qualidade, devemos ter nossa parte identificada na mente deles, como nossa tarefa na educação deles. Resumindo não devemos desperdiçar nenhuma ajuda que seja benéfica e de qualidade, mas temos também que fazermos a nossa parte.

6 - Ensinar sobre sexo é tudo ou devemos fiscalizar para ver se tudo está indo bem?
R: De nada adianta ensinar e não fiscalizar (observar) pra ver se está tudo bem. Dessa forma podemos perceber o que deve ser reaplicado de uma forma que seja mais eficiente. Resumindo é fiscalizando que podemos avaliar se o que ensinamos está sendo aplicado da forma correta.

7 - Devemos falar sobre sexo uma vez só e dizer tudo logo, ou ir aos poucos?
R: Nunca devemos ensinar tudo de uma vez, pois a maturidade da criança deve ser obedecida. O correto é ir desde pequeno ensinando aos poucos na medida que a maturidade e a idade vão avançando.

8 - O que nós com nossos conhecimentos sobre sexo e espiritualidade podemos abordar com nossos filhos para que esta questão alcance o equilíbrio?
R: Devemos sim ensinar e exemplificar mas sem expormos demais as nossas experiências. É importante encaixarmos os temas em nossa família, para que fique mais próximo da realidade vivida pelo jovem.

9 - Será que não precisamos aprender certas questões e reavaliar outras para educarmos sexualmente um filho?
R: Sim. Educar um filho para o sexo, não é apenas ensinar a ele como se faz sexo, está questão sexual envolve muitos pontos que devem ser abordados ensinados. Para que não ensinemos de forma a estimular outras práticas, precisamos reavaliar o que é sexo para nós, mais o que lemos na literatura espírita.

10 - A questão sexual e espiritual entre o casal (pai e mãe), até que ponto pode influenciar na educação sexual do filho?
R: Já sabemos que os exemplos servem de ensinamentos, e os filhos se espelham nos pais, com isso se perceberem uma prática errada mais que logo irão praticá-la também (não querendo dizer que todos copiam seus pais). Por isso devemos tomar cuidado com o que a gente fala, pensa a respeito e pratica, para que não passemos uma imagem distorcida daquilo que "queremos" ensinar.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa
---

Oi pessoal, tudo bom com vcs? Como passaram a semana? Espero que bem.

Abaixo seguem as minhas opiniões sobre o tema, espero que eu nao fique falando nenhuma abobrinha, e, como todos, estou aqui para aprender.

Beijos no coração de todos, tenham um ótimo final de semana

Questões para estudo:
1 - Como podemos abordar o sexo juntamente com a questão espiritual e suas conseqüências na espiritualidade?
Acredito que eh legal conversar sobre esse tema quando a criança tomar a iniciativa, e não quando nós quisermos. Isso pq, quando a criança pergunta, eh sinal que há interesse e, acredito eu, ela captará melhor nossos conceitos. Quando nós quisermos, ela pode pensar assim: ai que saco... acaba logo q eu tava brincando com fulano e vc me interrompeu pra falar essas coisas... rs.
Foi assim aqui em casa. Qdo perguntávamos, sempre nos respondiam, pois acredito que assim é mais proveitoso.

2 - Devemos procurar um livro que esclareça parte de "sexo e espiritualidade", ou devemos usar de nossos próprios argumentos e exemplos?
Tudo é válido. Fomos educados com livros e com nossos pais. Os livros servem, e muito, principalmente quando a criança tem certo receio de perguntar alguma coisa. Mas tem que ser livros sérios, claro, não qualquer porcaria. Aqui em casa eu tenho um "De onde viemos?" e "O que está acontecendo comigo?" e uma sério onde o sexo é abordado de forma diferente conforme a idade da criança (dos 7 aos 18 anos). Muito interessante mesmo.
Outra vantagem do livro: nele tem assuntos que, muitas vezes, nem se passam pela cabeça da criança e lá elas encontrariam essa informação.

3 - Com o objetivo de preservar certos costumes, esconder certas questões e informações é correto?
Não. Esconder informações não é certo. Elas podem ser a diferença entre sexo seguro e gravidez na adolescência ou, pior, DSTs.
Proibir tb eh algo que eu acho muito arriscado... tenho até histórias pra contar...

4 - Como educar crianças que desde cedo demonstram ter desajustes a serem reparados (com base na reencarnação) com relação ao sexo? Como por exemplo crianças que adoram tirar a roupa e mostrarem aos demais sua nudez (parece normal mas observando na questão da reencarnação isso deve ser corrigido).
Sem fazer escândalo... isso chama muito a atenção. E tb não é pra ficar achando graça. Muitos pais acham graça quando o filho é pequeno (principalmente menino) e faz dessas coisas, mas, depois que cresce, repreende. Meio contraditório, ne?!
O que deve ser feito é conversar com a criança (claro, de um jeito que ela entenda - varia com a idade) e explicar que isso não é bom de fazer por causa disso, disso e daquilo. As crianças não são bobas, elas entenderão muito melhor assim, na base da conversa, do que na base do escândalo.

5 - Deixar para a escola e o centro espírita a função de ensinar determinadas questões sobre sexo é correto? Ou devemos sempre complementar o ensino dado?
Não. Como a criança confia em seus pais, é mais legal que eles dêem as orientações sobre o assunto. O que pode ser feito, e eu acho legal é, já que na escola e no centro espírita tem debates sobre o tema, é os pais procurarem conversar com o filho como é que foi, o que ele achou, se ficou alguma dúvida etc.
Geralmente a criança chega com algumas dúvidas mas, se não tiver, é melhor não forçar (como eu disse acima, elas devem tomar a iniciativa... acho mais fácil pra elas aprenderem).

6 - Ensinar sobre sexo é tudo ou devemos fiscalizar para ver se tudo está indo bem?
Depende da idade da criança. Uma vez eu conversei com o Luis sobre isso. Seguinte: eu tenho 24 anos e meus pais deixam numa boa eu dormir com o Luis (minha avó materna não pode nem saber disso, senão ela me enforca), e eles nunca fiscalizaram. Mas isso pq eu sou maior de idade e vacinada (como eles dizem). Agora, se eu tivesse 16 anos, é bem provável que eles quisessem saber onde eu estava e não deixariam eu dormir com ele na mesma cama, entendem?
Nem sei se respondi direito... rs.

7 - Devemos falar sobre sexo uma vez só e dizer tudo logo, ou ir aos poucos?
Ir aos poucos. Isso pq, conforme a criança vai crescendo, vão surgindo novas dúvidas, e novos modos de se ver uma determinada situação. Além do que, seu entendimento vai aumentando, proporcionando uma conversa mais "adulta", podemos abordar o tema de modo mais complexo. Não adianta falar tudo de uma vez qdo a criança de seis anos pergunta "de onde eu vim" e, quando ela tiver 14 quiser conversar sobre sexo, menstruação, gravidez, DSTs e falar: eu já tive essa conversa com vc há 8 anos atras... ou então, a criança de seis anos pergunta "de onde eu vim" e a gente fala de tudo, como se ele fosse um adolescente que entendesse tudo perfeitamente.

8 - O que nós com nossos conhecimentos sobre sexo e espiritualidade podemos abordar com nossos filhos para que esta questão alcance o equilíbrio?
Aí vcs me pegaram... rs. Sinceramente, eu nao sei mesmo... Acho que devemos usar o nosso conhecimento que temos sobre o assunto de uma maneira compatível com a idade da criança que nos pergunta sobre sexo.
E, se não soubermos responder alguma questão, é melhor dizer "isso eu não sei, mas vou procurar saber pra te explicar melhor". Isso é muito bom.

9 - Será que não precisamos aprender certas questões e reavaliar outras para educarmos sexualmente um filho?
Sempre. Estamos sempre aprendendo coisas novas e reavaliando conceitos antigos. Se não fosse assim, ainda teríamos q ficar sentados na sala com os filhos e seus namorados, olhando-os com todo o cuidado e eles nao poderiam nem dar um beijinho =P
Não podemos nunca ser muito quadrados e nem muito liberais em questões como essas. Tudo tem que ter o seu equilíbrio, senão, vira bagunça mesmo.

10 - A questão sexual e espiritual entre o casal (pai e mãe), até que ponto pode influenciar na educação sexual do filho?
Me desculpem, mas não entendi direito essa pergunta... vcs quiseram dizer que até que ponto a educação que os pais tiveram influenciam na educação do filho? Se for isso... não sei muito ao certo.
Meus pais tiveram uma educação mais rígida quanto ao assunto, especialmente minha mãe (minha avó não a deixava nem ir ao cinema), mas, conosco, eles foram mais legais, tínhamos (e temos) liberdade, mas com certos limites, claro.
Depende mais dos conceitos morais dos pais do que do modo como eles foram criados. A gente vai evoluindo, mudando nossos modos de educar os filhos para como achamos que seja o melhor.
Era isso mesmo que vocês queriam saber ou eu viajei na maionese?
---


Conclusão