Educar

098_ – Tema: Educ ação sexual a luz do espiritismo - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


Tema: Educação sexual a luz do espiritismo

Na atual sociedade estamos lutando para manter ou reavivar os valores familiares, já que está ocorrendo uma onda de degradação familiar e com isso a perda ou esquecimento de certos valores. Nesse apanhado todo está a questão da educação sexual, que é primordial para a vida de um ser humano, já que o sexo fará parte de forma expressiva na vida de cada dependendo da importância que cada um dará a ele. A sociedade cobra indiretamente certas questões como sendo padrões e nesse ponto nossos filhos devem estar cientes para saberem discernir o que é cobrado do que é viavelmente saudável para eles cumprirem.
Nisso tudo, vemos a importância do sexo na vida de cada um, e devemos nos preocupar em dar uma educação sexual que seja eficiente o bastante para mais tarde não termos que ficar consertando falhas que nós mesmos provocamos por não termos ensinado tudo o que deveria.
Sabemos que é um tema difícil de ser abordado com nossos filhos, primeiro porque alguns de nós fomos criados em uma época que não se esclarecia muito ou quase nada e quando tocávamos no assunto sexo, ficávamos de castigo, segundo que os nossos filhos fazem parte de um universo próprio de linguagens criadas por eles e dessa forma ficamos pensando muito na forma de como abordar tão tema.
Mas uma hora esse tema deverá ser abordado, pois cada vez mais os jovens engravidam mais cedo e talvez a época que a gente resolva explicar certas coisas seja tarde demais.
Hoje em algumas escolas existem aulas de educação sexual ou até mesmo o tema é abordado nas aulas de ciências.
É interessante relatar que já na 5ª série alunos da Rede Estadual do Espírito Santo estudam no decorrer do ano da disciplina específica, questões ligadas a DST, isso é um avanço, pois só víamos isso do Ensino Médio em diante.
Todas essas informações chegando cada vez mais cedo é devido ao amadurecimento mental (não quer dizer que adquiriram responsabilidade) destas crianças e jovens que cada vez mais cedo descobrem o sexo, também através dos diversos meios de comunicação.
Espero que vocês tenham entendido o tema acima descrito e explicado na sua forma geral, agora segue as questões para analisarmos segundo nossa doutrina.

Questões para estudo:
1 - Como podemos abordar o sexo juntamente com a questão espiritual e suas conseqüências na espiritualidade?
2 - Devemos procurar um livro que esclareça parte de "sexo e espiritualidade", ou devemos usar de nossos próprios argumentos e exemplos?
3 - Com o objetivo de preservar certos costumes, esconder certas questões e informações é correto?
4 - Como educar crianças que desde cedo demonstram ter desajustes a serem reparados (com base na reencarnação) com relação ao sexo? Como por exemplo crianças que adoram tirar a roupa e mostrarem aos demais sua nudez (parece normal mas observando na questão da reencarnação isso deve ser corrigido).
5 - Deixar para a escola e o centro espírita a função de ensinar determinadas questões sobre sexo é correto? Ou devemos sempre complementar o ensino dado?
6 - Ensinar sobre sexo é tudo ou devemos fiscalizar para ver se tudo está indo bem?
7 - Devemos falar sobre sexo uma vez só e dizer tudo logo, ou ir aos poucos?
8 - O que nós com nossos conhecimentos sobre sexo e espiritualidade podemos abordar com nossos filhos para que esta questão alcance o equilíbrio?
9 - Será que não precisamos aprender certas questões e reavaliar outras para educarmos sexualmente um filho?
10 - A questão sexual e espiritual entre o casal (pai e mãe), até que ponto pode influenciar na educação sexual do filho?

Lembrando que se tiverem exemplos para citar e casos a contar que assim façam, para que nosso tema seja o mais discutível possível.


Bom estudo a todos.


Abraços mineiros, cariocas, capixabas e catarinenses

Lu, Rosane, Márcio e Ivair

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br

Conclusão