Educar

094e – Tema - Família e drogas - texto 3

A prevenção de Drogas à luz da ciência e da Doutrina Espírita
Rosa Maria Silvestre Santos

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/drogas/a-prevencao-03.html

Classificação de drogas
Drogas psicotrópicas nada mais são que substâncias químicas capazes de modificar o funcionamento do organismo, a ação se dá no cérebro e tem efeito especial sobre o SNC, promovendo alterações das percepções, das sensações e do humor. Por exemplo: o álcool, depressor do SNC, promove, em pequenas doses, euforia e desinibição e, em doses maiores, depressão.

As drogas podem ser extraídas de plantas (naturais) ou produzidas em laboratórios (artificiais). É preciso esclarecer que droga de origem natural não tem nada de benéfica, nem de menos prejudicial, basta lembrar os inúmeros venenos de origem vegetal. As de origem artificial tanto podem ser medicamentos de uso desviado e automedicados, como as elaboradas na clandestinidade, sem nenhum controle e inspeção.

Dependendo das drogas, elas podem estimular o Sistema Nervoso Central: aumentam a atividade mental, o cérebro funciona mais acelerado, são as estimulantes. Outras podem deprimir: diminuem a atividade mental, diminuem atenção, concentração, tensão emocional e capacidade intelectual, são as depressoras; e outras podem causar uma série de perturbações: alteram a percepção, provocam distúrbios no funcionamento do cérebro que passa a trabalhar desordenadamente, são as perturbadoras.

Quadro geral de classificação dos diferentes tipos de drogas:

ESTIMULANTES DEPRESSORAS PERTURBADORAS
naturais cocaína
cafeína
nicotina
álcool
opiáceos
maconha
ayauasca
cogumelo
sintéticos anfetaminas
sedativos
ansiolíticos
antidepressivos
inalantes
LSD
esctasy




Conclusão