Educar

092_ – Tema: Como falar de sexo com nossas Crianças ? - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Bom-bom dia à todos da educar... como vão todos ???
Espero que o dia de vocês seja de muita paz, harmonia e equilíbrio !!!! :0)
Esta semana vamos conversar sobre a forma com que devemos falar sobre sexo com as nossas crianças.

Como falar de sexo com nossas Crianças ?

Questões iniciais para diálogo virtual:

1 - As informações a respeito da sexualidade e suas manifestações devem ser aplicadas desde a infância? Caso sua resposta anterior seja afirmativa, de que maneira fazer isso?

2 – Quais são as consequências da falta de orientação sexual adequada?

3 - Qual o meio mais eficaz que têm os pais e educadores para propiciar a seus filhos e educandos uma orientação segura à respeito da sexualidade?



Subsídios para o estudo

"Eis que aos pais se lhes antolha uma elevada obrigação: a de esclarecerem seus filhos sobre as questões sexuais, tão logo chegue a idade propícia. È preciso que os que se iniciam na vida, estejam de olhos abertos para com as coisas nobres atinentes ao sexo, a fim de não resvalarem pela ladeira escorregadia do abuso e da imoralidade. Os pais que não souberem bem orientar seus filhos nos problemas fundamentais do sexo, tornam-se, perante as leis divinas, co-responsáveis com eles pelos desregramentos que cometerem."

Autor: Eliseu Rigonatti

Livro: O Espiritismo Aplicado

[...]

"Os problemas sexuais se enraízam no espírito, que se aturde com o desregramento que impõe ao corpo, exaurindo as glândulas genésicas e exteriorizando-se em funções incorretas, que se fazem psicopatologias graves, a empurrar a sua vítima para os abismos da sombra, da perversidade e do crime.

A liberação das distonias sexuais, mais perturbam o ser, que se transfere de uma para outra sensação com sede crescente, mergulhando na promiscuidade, por desrespeito e desprezo a si mesmo e, por extensão, aos outros. A sua é uma óptica desfocada, pela qual passa a ver o mundo e as demais pessoas na condição de portadoras dos seus mesmos problemas, só que mascaradas ou susceptíveis de viverem aquela conduta, quando não deseja impor a sua postura especial como regra geral para a sociedade.

Sob conflito psicológico, o portador de problema sexual, ou de outra natureza, não se aceita, fugindo para outros comportamentos dissimuladores; ou quando se conscientiza e resolve-se por vivê-lo, assume feição chocante, agressiva, como uma forma de enfrentar os demais, de maneira antinatural, demonstrando que não o digeriu nem o assimilou.

Autor: Divaldo Pereira Franco

Livro: O Homem Integral

Espírito: Joanna de Angelis






Lembrando que, dentro do tema proposto para a semana, vcs podem participar da forma que acharem melhor: respondendo às questões inicialmente propostas, fazendo novas indagações, colocando sua dúvida, trazendo textos elucidativos, fazendo comentários; enfim, dentro do tema, da forma que quiser, ok?;-)
Um dia cor e amor pra vcs todos
beijocas cariocas, mineiras e capixabas com carinho no coração

Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Equipe : Ivair, Lu, Rosane e Márcio
Coordenação: Ivair, Lu, Rosane


Conclusão