Educar

089c – Tema: Responsabilidade Moral dos Pais - nosso papo

Oi pessoal, tudo em paz com vcs?

Como o Márcio disse, vamos mesmo participar né?! Só assim conseguiremos trocar idéias, aprender uns com os outros né!

Abaixo segue a minha participação, atrasada, mas quero participar de todos os estudos esse ano! Pelo menos quando eu estiver em casa, pq em junho não conseguirei acessar os e-mails (viagem).

Um beijo no coração de todos vocês,


Questões iniciais para o estudo:
1 - Até que ponto vai a responsabilidade dos pais diante dos filhos que são na verdade espíritos milenares com vontades próprias?
Já que os filhos são espíritos milenares, como nós, nada mais justo que contribuamos com uma educação firme, mas amorosa. Nada de mimos excessivos, pois isso somente prejudicará nossos filhos quando eles ingressarem na vida adulta e ouvirem o seu primeiro "não". Isso também poupará problemas relacionados com a convivência entre pais e filhos.
Aqui em casa fomos criados com liberdade, mas não em excesso. Se não pudesse alguma coisa, não podia e pronto. Claro que a gente ficava zangado, mas tudo passa. Afinal, os pais sabem (na maioria das vezes) o que é bom para seus filhos, principalmente quando eles ainda não atingiram a maioridade.
2 - Qual a dosagem de educação ensinada pelos pais, para que evite conflitos de grandes proporções com os filhos?
Acho que equilibrar amor com respeito, amizade com regras. Não vejo nada demais em um filho ter em seus pais seus amigos, mas sem lhes faltar ao respeito, claro. De nada adianta os pais serem amigos dos filhos mas não imporem certos limites. Somos aqui um amigo do outro, contamos as coisas que acontecem com cada um de nós durante o dia, sempre em família. Isso não constrange ninguém e reforça os laços de amizade entre pais e filhos. Assim se evitam conflitos entre ambos, mas também se exigem respeito =)
3 - O que a família pode fazer com relação a filhos que reencarnam com uma educação moral superior aos pais?
É uma beleza né?! Mas, os pais não devem se sentir superiores aos filhos só por serem mais velhos (nesta encarnação). Deve-se, sim, aprender com eles, assim como eles aprederam conosco na infância. Afinal, os filhos só são mais novos que nós nesta existência terrena, mas podem ser mais evoluídos que nós espiritualmente.
4 - A educação moral é a verdadeira base de tudo? Pode realmente mudar um espírito reincidente de erros neste aspecto moral?
Com certeza!!! De que adianta ser um gênio, super dotado de inteligência se, moralmente, está atrasado pra caramba?! Ser uma pessoa intragável, egoísta, mal humorada, ciumenta etc?
Com uma boa educação moral aprendemos desde cedo o que é "certo e errado". Pode-se mudar um espírito reincidente de erros sim, com esforço, mas pode. Às vezes podemos falhar, mas pelo menos tentamos.
Aqui sempre foi ensinado que não devemos ser egoístas, materialistas etc, aprendemos, mas não sei se consigo aplicar (fico danada da vida quando alguém empresta um livro ou CD meu para alguém que eu nunca vi na vida... e ainda voltam detonados *risos*).

Bom, gente. Não sei se consegui me expressar direito, mas é mais ou menos isso que eu penso sobre o assunto. Só tenho uma coisa a dizer: eu simplesmente AMO participar dessas salas de estudos!




Conclusão