Educar

088_ – Tema: Adolescência: Prática sexual precoce e a orientação/educação espírita - estudo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Vamos a mais um tema ??? Ah, desculpe a demora da postagem do tema, ok ???

Adolescência: Prática sexual precoce e a orientação/educação espírita

O sexo, nas suas funções importantes em relação à vida, procede do espírito, cujo comportamento numa existência determina para a próxima as condições emocionais e estruturais necessárias à evolução moral. O sexo biologicamente tem as características estruturais e funcionais pelas quais um ser vivo é classificado como macho ou fêmea.

Em nossos dias, desde meados do séculoo XX, vivemos numa verdadeira turbulência de valores morais, sociais, ideológicos, religiosos e o que mais nos salta à vista é a degeneração sexual a que o ser humano vê-se envolvido. Não há quem, por mais que queira ignorar o cotidiano, que não depare com propaganda que, para atrair a atenção do consumidor, apela para o sexo abertamente. E aí não está importando quem é esse consumidor, se católico, crente, espírita ou ateu, se criança, jovem ou velho, porque todos nós somos consumidores em potencial. Projetam a imagem na rua em outdoors, em nossas casas pela televisão, em pequenas fotos, em jornais, revistas, enfim, em todos os meios de comunicação. As letras das músicas dirigidas aos jovens trazem fortes apelos sexuais. Devido a estes e a outros fatores, cada vez mais cedo os jovens iniciam sua vida sexual, trazendo inúmeros desajustes na sociedade atual.

Questões iniciais:

1) O que você poderia dizer a respeito do sexo na adolescência?

2) Qual deveria ser a orientação/educação sexual do jovem espírita e qual o papel da família neste processo?

3) Qual seria a idade apropriada para ser conversar sobre sexo ?

4) Como o jovem pode contribuir para o ajustamento da sociedade atual?

"Sexo é legado sublime e que o lar é refúgio santificado esclarecendo, porém, que o amor e o sexo plasmam responsabilidades naturais na consciência de cada um e que ninguém lesa alguém nos tesouros afetivos, sem dolorosas reparações." - Emmanuel

Aguardamos a participação de todos, respondendo as questões, enviando novos questionamentos e textos, mas sempre ligados ao tema da semana, tá bom ???

Uma semana de muita paz e luz à todos!
Equipe Educar - CVDEE
Coordenação - Lu e Ivair
Equipe - Lu, Rosane, Márcio e Ivair


Conclusão