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084a – Tema: Reforma Íntima e sua importância na e para a família - nosso papo

Olá pessoal da sala....

Bom meu nome é Daniela, tenho 26 anos e é a primeira vez que me manifesto aqui na sala, fico somente observando e estudando. Mas este assunto é muito importante para mim, pois é o que mais venho buscando a minha reforma intima.

Acredito ser o auto conhecimento o meio mais eficaz para alcançarmos a nossa evolução. Já li livros como Fundamentos da reforma intima, renovando atitudes, as dores da alma e todos me ensinaram...e ainda me ensinam, pois sempre os consulto...a teoria. Mas o que mais me aflige é a prática, como colocar estas questões em prática, afinal não estamos sozinhos no mundo, vivemos em sociedade e é no meio dela que as nossas atitudes são colocadas em questões.

Tenho uma amiga que me diz que temos que buscar a evolução sim, mas que temos que respeitar o nosso limite, não me tornarei um ser "perfeito" neste momento, tenho é que dar os passos que minha perna alcançam.

Eu me cobro muito, pois acho que por conhecer a teoria tenho a obrigação de aplicá-la.

Bom, acho que falei demais, desculpem-me....eu só gostaria de colocar aqui o que penso e o que ainda eu tenho como dúvida...será que stou no caminho certo?

Abraços fraternos,

Dani
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Oi Dani,

Eu acho que voce, logico, esta no caminho certo!
E claro que o fato de voce se preocupar com a sua reforma intima ja e de se admirar! Nos, como diz sua amiga, temos mesmo que dar passos que nos alcancamos! Acho que sempre temos que nos cobrar, mas sabendo que temos que nos auto-perdoar!
Isso nos causa dores... Claro! Imagina... Nos somos como a lagarta no casulo pra virar borboleta! Sofremos... lutamos... Mas um dia a gente chega la!
Um forte abraco pra vc!
Juliana
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Reforma íntima e sua importância na e para a
família?
É importante percebermos que todos nós nos encontramos
diante do perigo do julgar. Jamis encaramos, com
espírito de bondade, as faltas e defeitos do nosso
irmão. Para fazermos uma reforma íntima é preciso que
esforcemo-nos todos os dias, procurando desfazer essa
energia negativa, para que ela possa tomar sua forma
positiva. Vejamos primeiro os nossos males,
mergulhando dentro de nós mesmos. O maior processo de

reforma íntima, é buscar colocar em ordem a casa
mental. Para reforma íntima é preciso ver nas lições
do Evangelho onde encontramos o remédio para as
situações mais complicadas que podemos encontrar no
nosso caminho. Ele é o o roteiro que nos ajuda a
seguir com firmeza, segurança e coragem. É a aragem de
luz que nos guia, porque espelha todo o ensino do
Mestre Jesus. A reforma íntima em nós e na família é
importante quando compreendermos melhor e buscarmos a
verdade lutando, vigiando, seguindo a porta estreita,
fazendo o que nós compete, unindo nossos esforços pela
consciência que tem do processo evolutivo.

Beijos,
Lêda
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O que é a Reforma Íntima?
A Reforma intima é um processo continuo de auto-conhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.

Por que a Reforma Íntima?
Porque é o meio de nos libertarmos dás imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos comestivelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.

Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.

Onde fazer a Reforma Íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigas e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.

Quando fazer a Reforma Íntima?
O momento é agora e já ; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

Como fazer a Reforma Íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é o ingresso num Grupo de Estudos Regulares e Sistematizados da Doutrina Espírita, cujo objetivo central é exatamente nosso aperfeiçoamento moral. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Dai em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Íntima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.

Juliana

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O que é a Reforma Íntima?
É buscar a regeneração a cada instante, e realizar o
nosso oásis interior com a força do amor, e sentir
confiança, porque este é o maior tesouro que podemos
alcançar.

> Por que a Reforma Íntima?
>
> Porque precisamos ser dinâmicos e ter
responsabilidade assumir nosso compromisso pessoal
pois esta ação é nossa e não do outro.
> Para que a Reforma Íntima?
Para ministrar bem a nossa vida, espargindo nossa luz
e fazendo-nos canal receprivo ao amor e À PAZ.
> Onde fazer a Reforma Íntima?
Na consciência, no cultivo dos sentimos mais nobres,
edificando a calma e buscando o Senhor na integridade
da fá e na certeza da justiça divina.

> Quando fazer a Reforma Íntima?
Com urgência
>
> Como fazer a Reforma Íntima?
Com doação, amor e tolerância. Está é a maior tarefa
de edificação.

Beijos
Lêda
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Olá, queridos amigos !

È minha primeira participação no grupo, até agora estava somente observando !

Reforma intíma e sua importância na e para a família ?

Reforma intíma, expressão que nos exige responsabilidade perante nossos atos, palavras e pensamentos.
Como buscar um mundo melhor ? Comecemos por nós mesmos, a mudança para um mundo melhor, com vibrações mais leves e harmônicas um mundo mais evoluído, começa a partir do momento que começamos a nos trabalhar intimamente, reconhcendo nossos erros e tentando corrigi-los, a partir do momento que vemos os erros alheios com o único objetivo de fazermos deles uma análise intíma e uma vacina para não cometermos erros semelhantes.

A base da sociedade é a família, lugar onde temos muitas vezes nossas maiores batalhas, onde muitas vezes temos os maiores desafios ! É na família que começamos a exercitar os caminhos da reforma intíma, é melhorando a mim mesmo que conseguirei com meu exemplo melhorar o outro, é trabalhando em favor do próximo que poderei melhorar a minha casa, a minha família. Pois próximo é aquele irmão extremamente necessitado que tenho debaixo do mesmo teto e que por muitas vezes pensei não ter mais solução.
Acredito amigos que estamos aqui para trabalhar pelo nosso aprimoramento pessoal em busca da escalada de nosso planeta na montanha da evolução.
A reforma intíma só poderá trazer benefícios a nós e a nossa família, devemos reclamar menos e trabalhar mais, calar mais, perdoar mais ! Tem lugar melhor que nossa família para exercitarmos o perdão não sete mais setenta vezes sete ?
Confiemos em Deus, para trabalharmo-nos intimamente em busca de evolução espiritual não só a nossa mas a de toda a humanidade.

Como dizia André Luiz : Comecemos por nós mesmos !

Beijos a todos muita paz e tenham uma boa semana !


Viviane
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Oi, pessoal!
Olha, a respeito deste tema, reforma íntima, eu diria que ele é a chave
para a porta da caridade, unica passagem para o crescimento espiritual.
Sem o conhecimento de si mesmo, sem a consciëncia de seus defeitos, fraquezas
e virtudes, o homem jamais poderá praticar a verdadeira caridade, aquela
que brota do coracao, e que é resultado justamente do que falamos, a reforma
intima.
A primeira coisa que o ser humano deve fazer, com relacao a suas imperfeicoes,
é perdoar-se, reconhecer as limitacoes de sua natureza, e a necessidade
de mudar. Esse é o primeiro e importante passo de uma caminhada que deve
comecar, primeiramente, pelas pequenas coisas, por esses defeitinhos que
sabemos que possuímos, porém vamos empurrando com a barriga, deixando para
enfrentá-los mais adiante, num momento que nunca chega.
Sem pressa, atacando nossas imperfeicoes uma de cada vez, tentando, errando,
caindo, levantando e seguindo em frente, sem esmorecer, acabaremos sentindo
aos poucos nossa própria transformacao e a satisfacao que ela nos trará.
Era o que eu tinha a colocar sobre o assunto, espero nao ter alongado demais.
A propósito, gostaria de sugerir um livro chamado Ëducacao dos Sentimentos,
de Jaso de Camargo, ex-presidente da FERGS, e que é objeto de estudo de
todos os grupos do meu centro espírita, aqui em Cruz Alta, RS. A editora
é a Letras de Luz, e creio que pode ser adquirido através do site www.editoraage.com.br
Vale a pena. Um abraco fraterno a todos, e desculpem pela ausencia do cedilha
e de alguns acentos (o teclado é novo e ainda nao está copnfigurado).
Boa semana,
Ricardo
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Bom dia, que Jesus esteja presente no coração de todos.
Li as considerações dos companheiros de estudos, e percebi que a maioria foi unânime em afirmar a respeito do auto-conhecimento. Sim, como nós vamos conseguir a reforma íntima sem conhecer o que temos que reformar dentro de nós ??? E é na família que encontramos o solo ideal para que possamos plantar e colher, no futuro, os frutos... e tudo vai depender de cada um de nós. Cultirvar sempre as virtudes como a caridade, o perdão, a indulgência, a tolerância, e arrancar as ervas daninhas como a inveja, o ciúme, o orgulho, a vaidade.
Para acrescentar, retirei um trecho de um texto do site www.espirito.org.br.
Beijos.
Rosane.

O CONHECIMENTO DE SI MESMO
As bases da REFORMA ÍNTIMA foram lançadas por Allan Kardec no LIVRO DOS ESPÍRITOS na pergunta 919 : "Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal ?

Um sábio da antigüidade vos disse: _CONHECE-TE A TI MESMO_."

Na resposta à pergunta 919-A, feita por Kardec aos Espíritos, SANTO AGOSTINHO afirma : "O Conhecimento de Si Mesmo é, portanto, a chave do progresso individual".

Todo esforço individual no sentido de melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal só pode ser realizado conscientemente, por disposição própria, distinguindo-se claramente os impulsos íntimos e optando-se por disposições que nos levem a mudança de comportamento.

A disposição de conhecer-se a si mesmo surge de duas maneiras:

surge naturalmente como fruto do amadurecimento espiritual de cada um
provocada pela ação do sofrimento renovador, que sensibiliza a criatura e desperta-a para os valores novos do espírito.
Uns chegam pela compreensão natural outros pela dor, que também é um meio de despertar nossa atenção.

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Bom dia aos queridos companheiros de estudos desta sala

Coordeno um grupo de estudos aqui em Ribeirão Preto, e estamos lendo um texto que achei muito interessante sobre a educação e autoconhecimento que repasso para vocês.
Beijos....Alice

EDUCAÇÃO PARA A PLENITUDE DO SER


Abordaremos com profundidade os aspectos pedagógicos da educação do ser, em seus diversos estágios evolutivos, na terra e na erraticidade, demonstrando que o ser humano transpõe os portais da morte adentrando-se a realidade espiritual em sua caminhada evolutiva.

O Espírito continuará em seu processo de educação no mundo espiritual, preparando-se mais uma vez para a futura reencarnação na terra, na qual o Espírito reencarnante certamente terá que encontrar novos sistemas de educação, fundamentados no principio de que o educador terá que ter como base a pedagogia espírita do homem imortal, conforme o pensamento de alguns filósofos e pedagogos.

Leon Denis em seu livro intitulado _Depois da Morte_ na 5o parte, aborda a questão da educação, enfatizando que é pela educação que as gerações se transformam e se aperfeiçoam. Para uma sociedade nova são necessários homens novos.

Por isso a educação desde a infância é de importância capital.

Não basta ensinar a criança os elementos da ciência. Aprender a governar-se, a conduzir-se como ser consciente e racional é entrar na vida armado não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral. É nisso que menos se tem cuidado. Presta-se mais atenção em desenvolver as faculdades e os lados brilhantes da criança, do que as suas virtudes. Na escola, como na família, há muita negligência em esclarece-la sobre os seus deveres e sobre o seu destino.

Krishnamurti em seu livro intitulado _A Educação e o Significado da Vida_, nos mostra que a educação correta tem por escopo a liberdade individual, pois só esta pode promover a verdadeira cooperação com o todo, com a coletividade. Mas essa liberdade não é alcança quando o indivíduo só esta interessado no próprio engrandecimento e bom êxito. A liberdade vem com o autoconhecimento, mediante o qual a mente se eleva acima dos empecilhos que para si própria criou ao ansiar por segurança.

É função da educação ajudar cada ser humano a descobrir todos esses empecilhos psicológicos, e não apenas impor-lhe novos modelos de conduta, novos modos de pensar.

A educação correta do homem ignorante não é o sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo; e insensato é o homem intelectualmente culto ao crer que os livros, o saber e a autoridade lhe podem dar compreensão.

A compreensão só pode vir com o autoconhecimento, que é o conhecimento da totalidade do nosso processo psicológico. Assim a educação do ser, no sentido genuíno, é a compreensão de si mesmo, pelo indivíduo, porque é dentro de cada um de nós que se encontra a totalidade da existência.

Mas é o grande escritor Espírita Herculano Pires, que enfatiza o verdadeiro problema da educação quando ele afirma que para a pedagogia espírita o educando é um reencarnado que necessita de ensino adequado á sua condição de portador de experiências vividas em encarnação anterior.

As novas gerações de educandos devem preparar-se para um novo mundo onde os fenômenos mediúnicos serão indispensáveis à própria vida prática. A telepatia, a precognição e a retrocognição, a clarividência ou visão à distância são faculdades novas que o homem de amanhã terá de usar nas viagens espaciais e aqui mesmo na terra.

O problema do paranormal tem de figurar forçosamente num sistema educacional e numa orientação pedagógica do futuro próximo.

Cabe ao espiritismo a abertura dessa nova era na educação, mas se os Espíritas não se interessarem por ele os educadores e pedagogos não espíritas terão de fazei-lo. Iremos mais uma vez, contribuir com a nossa irresponsabilidade, para a marginalização da Doutrina na cultura que se renova no sentido inegável de orientação doutrinaria.

A educação Espírita é a única que poderá corresponder ás exigências da era cósmica. Se não for desenvolvida em sua plenitude, por nós, mas por pedagogos alheios á Doutrina, é evidente que não poderá cobrir todas as necessidades do futuro. A culpa não será dos pedagogos, mas dos que se colocaram na posição de responsáveis pelo movimento Espírita. Os ritmos da natureza são perfeitamente sintonizados.

No momento em que as ciências rompem o seu arcabouço material e o homem se lança na conquista do espaço sideral, a Mediunidade explode na terra. A mente humana se abre para as novas dimensões da realidade cósmica.

A educação espírita se torna uma exigência da civilização do espírito, que já está surgindo nesta fase de transição.

Continuaremos demonstrando, em uma análise criteriosa, na acepção da palavra, o significado da _Educação_. Para uma definição lógica e abrangente nada melhor do que consultar um bom dicionário. O que se deve entender por educação, por exemplo? Responde o dicionarista Aurélio:

_Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando á sua melhor integração individual e social_.

Para o saudoso Deolindo Amorim, jornalista e escritor espírita, em seu livro que foi tema central do IX Congresso Espírita da Bahia - _O Espiritismo e os Problemas Humanos_ Cap. X pág. 129, ele afirma que o Espírita razoavelmente bem informado não hesita em subscrever o conceito formulado pelo eminente dicionarista. Isto porque encontraremos ali algumas das idéias básicas sobre as quais se apóia a estrutura do pensamento doutrinário.

A primeira delas, pela ordem, é a de desenvolvimento, pois o Espiritismo é doutrina essencialmente evolucionista, sempre a entrever espaços abertos á frente e acima, pelos quais a criatura humana deve prosseguir a sua jornada rumo á perfeição.

Em segundo lugar, encontramos ali a implícita noção do potencial humano (Capacidade) dentro do dualismo corpo/espírito. Em outras palavras, somos espíritos, mas estamos temporariamente ligados a um corpo físico.

A correta metodologia educacional, portanto, será de cuidar do componente espiritual sem, contudo deixar de proporcionar ao corpo físico as condições adequadas, pois este é o instrumento de trabalho com o qual o espírito atua no ambiente material da terra.

Para Deolindo Amorim, a educação, segundo a Doutrina Espírita _Não é apenas instruir, não é simplesmente incutir hábitos externos, é transformar o homem, dando-lhe uma concepção de vida fundamentada na supremacia do Espírito e dos valores morais_. (Educação Espírita n.º2 editora Edicel SP 1972)

Em uma mensagem, do espírito de Lins de Vasconcelos, vejamos o que ele enfatiza sobre a educação: _Se Educação é a transmissão da herança dos conhecimentos que assimilamos às gerações do futuro, melhorada, Educação Espírita é mais que simples transmissão de intelectualidade. É, acima de tudo, construção de almas imortais._ (psicografado pelo Dr. Walter Amaral).

Reportando-nos, mais uma vez, ao Prof. Herculano Pires, colhemos as seguintes preciosidades lapidares, sobre o EDUCANDO:

- _Na pedagogia Espírita, a concepção real do educando vai muito além da concepção pedagógica habitual comum. A primeira e mais simples definição do educando que ela nos dá, provoca um choque e muitas vezes uma repulsa dos que a recebem: o educando é um reencarnado_.



- O educando é um reencarnado, isso provoca uma revolução, põe abaixo o mundo, das hipóteses e dos sistemas contrários, provoca a ira dos teólogos, assombra os pedagogos e os educadores que cochilam há anos ou séculos sobre leito bem arrumado das suas verdades feitas. O choque os faz saltar da cama e protestar contra a realidade absurda. Como! Então uma criança inocente, ingênua, que abre os seus olhos para o mundo pela primeira vez, que aprende aos poucos as ciências do mundo já viveu numa existência anterior, foi adulta, aprendeu muitas coisas e esqueceu-as todas? Essa afirmação de que o educando é um reencarnado é uma heresia pedagógica.

- A pedra da pedagogia espírita está lançada e não podemos retirá-la: O educando é um encarnado _. (Revista Espírita Edicel n.º 6 págs. 75-76)

O Professor Ney Lobo em seu livro Filosofia Espírita da Educação, n.º 1 pág. 136, nos apresenta, subsídios, para reflexão do tema em pauta:

- Quando é apresentada as conseqüências da Educação, propicia a visão de Deus como pórtico e meta do Espírito do Educando, integrando esse na economia divina, deve por isso mesmo postular, á pedagogia espírita a formação religiosa dos alunos.

- Não se pode subtrai-los de sua Dimensão Religiosa. Desterrado Deus da área da Educação, dificilmente o Educando tomará consciência de sua origem divina e de seu fim último, balizas determinantes do seu extensíssimo roteiro formativo.

- Deus é o nexo essencial, pela sua perfeição e bondade em graus infinitos, que imprime á nota da simples existência do Espírito seu alto sentido educativo.

O Prof. Ney Lobo apresenta em seu 1.º livro _Filosofia Espírita da Educação__,

Pagina 158, um compêndio de textos extraídos da codificação Kardequiana, que nos mostram as questões formuladas aos Espíritos sobre a educação e o educando no processo evolutivo do Ser em sua plenitude transcendente.



1oGrupo: Textos que tratam do Progresso, Evolução e Educação dos Espíritos na erraticidade, após a desencarnação.

_Outros pedem que ela, a erraticidade, se prolongue, a fim de continuarem estudos que só na condição de Espírito podem efetuar-se com proveito_

(LE-Q.224) estudam e procuram meios de elevar-se vêem, observam o que ocorre nos lugares a onde vão; ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos mais elevados e tudo isso lhes incute idéias que antes não tinham (LE) - Q.227}

_O Espírito na erraticidade pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenham de consegui-lo_ (LE- Q.230).

Na Erraticidade o Espírito percebe o que lhe falta para ser mais feliz e, desde então, procura os meios de alcançá-lo (LE - Q.231}.

_O Espírito progride igualmente na erraticidade, adquirindo conhecimentos especiais que não poderia obter na Terra, e modificando as suas idéias_ (CI 1.º III 10,3).

_Enquanto permanecem nos mundos transitórios os espíritos progridem os que vão a tais mundos levam o objetivo de se instruírem_ (LE - Q.235).

_Os Espíritos imperfeitos muitas vezes ouvem e vêem, a seu mau grado, o que lhes possa ser útil ao aperfeiçoamento_.

_Progridem as almas intelectualmente, depois da morte, mais ou menos, segundo sua vontade, e algumas se adiantam muito_ (LE - Q156).

_Uma só coisa são obrigados (os Espíritos) a ouvir os conselhos dos bons_ (LE -Q.257,7).

_Dizem todos os espíritos que, na erraticidade, eles se aplicam a pesquisas, estudar, observar_.(LE - Q.266).

_As idéias dos espíritos se modificam quando na erraticidade; sofrem grandes modificações, à proporção que o Espírito se desmaterializa_ (LE- Q.318).

_O espírito qualquer que seja o grau do seu adiantamento, sua situação como reencarnado ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior, que o guia e aperfeiçoa, e um inferior, para o qual tem que cumprir esses mesmos deveres_ (LE - Q.888).

_Se uma vez liberta do corpo não pode a alma adquirir novos conhecimentos, a alma da criança, do selvagem, do imbecil do idiota ou do ignorante permanecerá tal qual era no momento da morte, condenada á nulidade por todo o sempre_ (CI - I), o que seria um absurdo.

_Nos intervalos das encarnações, aprendereis numa hora o que na terra vos exigiria anos de aprendizado_ (LE - Q.898).



2O.Grupo: Trechos que tratam do processo e educação dos Espíritos encarnados.

_Encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito durante esse período, a infância, é mais acessível ás impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-los_ (LE - Q.737)

_Deus aos Espíritos impõe a encarnação como fim de fazei-los chegar á perfeição_. (LE - Q.132).

_Todos se instruem, nas lutas e tribulações da vida corporal_. (LE - Q.133).

_A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devem fazei-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres_.(LE - Q.385)

_Em cada uma de suas existências corporais, o espírito adquire um acréscimo de conhecimentos e de experiência_. (LE - Q.455).

_Só a educação poderá reformar os homens_ (LE - Q.796).

_Cabe à educação combater essas más tendências, fá-lo-á utilmente, quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza moral, chegar-se-á a modifica-la, como se modifica a inteligência pela instrução e o temperamento pela higiene_ (LE - Q.872).



3.º Grupo: Trechos que tratam da educação do espírito emancipado.

_Esses espíritos, quando dormem, vão para junto dos seres que lhes são superiores. Com estes viajam, conversam e se instruem_ (LE - Q.402).

_As idéias que nos acodem durante o sono ou quando nos achamos ligeiramente adormecidos, provêm da liberdade do Espírito que se emancipa e que emancipado, goza de suas faculdades com maior amplitude. Também são, freqüentemente, conselhos que outros espíritos dão_. (LE - Q.410).

_Ao despertar, guardamos intuição das idéias que haurimos nesses colóquios com espíritos de pessoas vivas emancipadas durante o sono, mas ficamos na ignorância da fonte donde promanaram _. (LE- Q.417).

_Durante o sono os espíritos se comunicam entre si, quando sé dá o despertar, o espírito se lembra do que aprendeu_. ( LE - Q.419).

_Registra-se ainda a possibilidade de evocação em sessões mediúnicas do espírito de pessoas vivas mesmo em estado de vigília quando mais acessível se acha ás impressões morais e essas impressões podem influir sobre a sua maneira de ver no estado ordinário_. ( LM- XXV, 47).



4.ºGrupo: Trechos que indicam o progresso e a educação incessante do Espírito humano, até o seu fim último.

_Sendo o progresso uma condição da natureza humana, não está no poder do homem opor-se-lhe_. (LE - Q.781).

_Todo Espírito tem que progredir incessantemente, preciso é que todos progridam e atinjam a meta_(LE- Q.923).

_Progredir é condição normal dos seres espirituais e a perfeição relativa o fim que lhes cumpre alcançar_. (GE - XI,9).

_Todos os Espíritos se tornarão perfeitos_. (LE - Q.116).

_Espíritos puros são os que atingiram o grau supremo da perfeição_. (LE - Q.100).





Podemos observar, criteriosamente, as informações obtidas por Kardec em toda a sua obra as questões que demonstram a educação do Ser em seus vários níveis de percepção, pelas respostas dadas pelos espíritos.

O Professor Ney Lobo em seu livro Filosofia espírita da Educação n.º2 pagina 45, ele enfatiza a verdadeira postura que o educador deve ter diante do educando que é : O educador existencialista deve atuar, primordialmente, como um descondicionador e para isso, deve despertar nos alunos a coragem de serem eles mesmos, autênticos. Incita-los a resistirem ás influências condicionadoras da sociedade, da religião, de toda propaganda e da própria educação.

Essa resistência é a salvaguarda da autenticidade. Primar pela autenticidade é, portanto, a tônica fundamental deste educador e como tal, deverá apresentar-se perante seus discípulos, sem disfarces. _Se, como professor, assumo o estilo e os gestos convencionalmente exigidos, posso tocar apenas a superfície da vida de meus estudantes. Devo ir além da familiaridade e abrir-me para brotar a comunhão e a verdadeira auto-realização_.(Kneller George Introdução á Filosofia da Educação).

Fazer com que os educadores identifiquem a sua liberdade, assumam-na e procurem utilizá-la é o árduo mister do professor. Não termina aí a sua dificuldade. Uma vez, fazendo-os sentirem-se livres, deverá induzi-los á escolha do próprio caminho, a aceitar as responsabilidades por aquilo que se tornaram e pelo seu futuro, e finalmente, a enfrentarem com galhardia as conseqüências.

O mestre existencialista não é um intermediário entre a matéria e o educando. Não é um mero transferidor de conhecimento, mas só depois de vivenciá-lo ele próprio, incorporando á sua economia íntima.

O existencialismo pedagógico não dá muita importância ao chamado sucesso do professor. Mas exige que seja honesto. A honestidade, por si só, é uma garantia do bom resultado final.

A auto-realização do educando é a mais alta responsabilidade do educador existencialista. Este jamais poderá assumir o papel de moderador ou manipulador de caracteres ou ser um programador do que o educando será, e muito menos, condicionar o seu comportamento.

(JAMES NEI) Salvador - Bahia

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Olá amigos da Sala Educar!! 🙂
Estamos falando da reforma íntima e por esta razão, entendemos a importância do auto-conhecimento, já que só podemos mudar o que sabemos que possuímos. Quando se procura conhecer a si mesmo, não descobrimos apenas dificuldades a serem superadas, mas também potencialidades que até então, desconhecíamos.

Envio a vocês um texto sobre o autoconhecimento, que trabalha também a questão da reforma íntima.

Trechos retirados do Livro Autodescobrimento* _ Uma busca interior - Pelo Espírito Joanna de Ângelis _ Divaldo P. Franco.

*as frases em negrito são minhas.


É necessária a realização do autodescobrimento (conhecimento de si mesmo)?

"A necessidade, portanto do autodescobrimento, em uma panorâmica racional torna-se inadiável, a fim de favorecer a recuperação, quando em estado de desarmonia, ou crescimento, se portador de valores intrínsecos latentes. Enquanto não se conscientize das próprias possibilidades, o indivíduo aturde-se em conflitos de natureza destrutiva, ou foge espetacularmente para estados depressivos, mergulhando em psicoses de vária ordem, que o dominam e inviabilizam a sua evolução, pelo menos momentaneamente. A experiência do autodescobrimento faculta-lhe identificar os limites e as dependências, as aspirações verdadeiras e as falsas, os embustes do ego e as imposturas da ilusão." (p.11)

Quais requisitos imprescindíveis para este mergulho interior?

"...insatisfação pelo que se é, ou se possui, ou como se encontra; desejo sincero de mudança; persistência no tentame; disposição para aceitar-se e vencer-se; capacidade para crescer emocionalmente." (p.11)

Mas a resignação deve existir no indivíduo diante das dificuldades encontradas em sua trajetória evolutiva...

"Inadvertidamente ou por comodidade, a maioria das pessoas aceita e submete-se ao que poderia mudar a benefício próprio, autopunindo-se, e acreditando merecer o sofrimento e a infelicidade a que se vê a braços, quando o propósito da Divindade para com as suas criaturas é a plenitude, é a perfeição."

... confundindo resignação com indiferença pela própria realização espiritual. A resignação deve ser um estado de aceitação da ocorrência - dor sem revolta, porém atuando para erradicá-la." (p. 12)

Diante da busca pelo aprimoramento íntimo, é preciso...

"Conversar, terna e bondosamente, com as imperfeições morais, alterando-lhes o curso; buscar penetrar no intrincado meandro dos conjuntos celulares e envolvê-los em vibrações de amor; estimular os órgãos com deficiência de funcionamento, ou perturbação enfermiça, a que voltem à normalidade, são métodos de comando da energia espiritual do eu superior, inferindo nas complexidades da força mantenedora do perispírito e da matéria, alterando-lhes para melhor movimentação." (p. 19)

"É lícito e natural que cada pessoa se considere humana, isto é, com direito aos erros e aos acertos, não incólume, não especial.

Quando erra, repara; quando acerta, cresce. A evolução ocorre através de vários e repetidos mecanismos de erro e acerto, desde os primeiros passos até a firmeza de decisão de marcha.

Reflexão e diálogo, honestidade para consigo mesmo e para com o seu próximo, esforço constante para a identificação dos limites e ampliação deles constituem terapias e métodos para transformas os problemas em soluções, as dificuldades em experiências vitoriosas, crescendo sem cessar." (p. 27)

"Mediante uma auto-análise honesta, na qual se dispensem o elogio, a condenação e a justificação..." (p.36)

É difícil realizar o autodescobrimento?

"Trata-se de uma experiência urgente quão desagradável nas primeira etapas, porquanto, a exemplo de outros exercícios físicos, causam cansaço e desânimo, resultantes da fala desse hábito salutar, até que, vencida essa primeira fase, comecem a produzir leveza e rapidez de raciocínio, lucidez

Conclusão