Educar

082b – Tema: A Família e o Carnaval - nosso papo 2

From: Márcio

Minha opinião sobre o carnaval é a seguinte. Eu acho que existe acima de tudo dois lados nesta questão de ser ou não uma festa importante.
Pontos negativos:
Muitas pessoas nesta época aproveitam para liberar na questão da bebida e do sexo. Nisso sabemos que há um comprometimento muito grande quanto a espiritualidade. Muitas pessoas pulam carnaval, com más intenções na mente, é tanto que nesta época o governo e certas prefeituras distribuem camisinhas, para assim tentar inibirem as doenças e a gravidez. Quanto ao desfile de sambódromo onde há transmissão pelos canais de tv, é muito notado e percebido a pouca preocupação com o tamanho e uso das fantasias, onde o menor adereço é o mais apreciado. Pois esconde o menos possível as formas do corpo. Digo isso pela quantidade de mulheres semi-nuas que aparecem nestes desfiles, onde eu tenho vergonha de assistir junto com a minha família. É claro que as novelas hoje em dia tem mostrado cada vez
mais cenas de sexo, mas nem se compara em ver uma cena em close da modelo semi-nua e depois reprisada várias vezes. Noto também nestas transmissões que o apresentador fica meio que sem o que dizer diante de uma cena deste tipo. Porque este tipo de cena vista e revista várias vezes durante o desfile pede com certeza um comentário chula, escroto e vulgar. Estas cenas de mulheres semi-nuas atrai com certeza milhões de pessoas a este tipo de transmissão, e acaba por evidenciar a outra face do carnaval que é lado sexual. Este nu "artístico" em pleno carnaval é uma ótima vitrine para as mulheres que desejam ganhar fama e sucesso e quem sabe lhe render uma capa de revista numa das revistas masculinas. Quero assim dizer que às vezes a pessoa não deseja se amostrar como musa sexual do carnaval, mas sim ficar famosa e ganhar muito dinheiro neste meio artístico que exige rostos bonitos e corpos torneados.
As tvs já de olho no ibope evidenciam este tipo de pessoas semi-nuas e
atraindo muitas pessoas para seus canais e enchendo o bolso de grana de publicidade.

Pontos positivos:
Há uma indústria que é movida pelo carnaval, onde muitas pessoas garantem o seu sustento com o trabalho envolvendo os desfiles nos sambódromos, onde a maioria das escolas de samba do Rio de Janeiro tem funcionários trabalhando o ano todo com carteira assinada. Nós do resto do Brasil sabemos que o samba é na verdade o ritmo do carioca e na verdade o resto do país tenta copiar. E o samba tem raízes profundas neste país e por isso o carnaval é uma festa popular, pelo samba ser um ritmo popular e é claro que o carnaval pra determinadas pessoas é a sua vida. Ou seja pra algumas pessoas o carnaval representa tudo, porque está enraizado em sua cultura, em seus hábitos sambar o carnaval.
Com tudo isso quero dizer que, o carnaval pode ser sim uma festa de
pessoas desregradas que abusam do sexo promíscuo e dos vícios como álcool e drogas, mas o carnaval também é de pessoas honestas que lutam o ano inteiro para brilharem na avenida e ajudarem a escola ou em outros casos brilhar no salão, ou no clube dançando. Muitas pessoas se utilizam do carnaval pra se divertir realmente. Sei que a mente poluída de muitas pessoas fazem do carnaval uma festa de "exageros", mas é uma festa onde existe pessoas sérias e respeitosas.
Quanto ao texto que a Rosane postou, o autor diz que tanto dinheiro é
gasto com o carnaval e ao mesmo tempo pessoas morrem de fome, diante disso eu digo que este dinheiro que patrocina o carnaval pelo menos no Rio de Janeiro quase que sua totalidade é de contravenção, ou seja dinheiro sujo, e desonesto. Ou seja o carnaval lava este dinheiro. Com este dado eu penso: se este dinheiro não for pro carnaval vai pra onde? Por isso é uma questão muito complexa esta de dinheiro, mas o que importa é a beleza da escola de samba na avenida, mostrando acima de tudo ótimos enredos as pessoas, levando assim um pouco de cultura aliado a diversão, onde na verdade é brincadeira falando de coisa séria.
Eu acho que o nosso povo é tão sofrido, mas por ser guerreiro e ir a luta merece uma festa deste porte, onde em qualquer canto deste país nesta época do ano há algo muito bom pra se fazer, isso vai de acordo com cada um, porque a alegria e o sorriso depende da graça que sentimos diante de certas coisas. Por isso meus amigos até mesmo se você vai passar o feriado de carnaval meditando em algum retiro espiritual, por favor zele pelos seus pensamentos, para que não esteja pecando mais do que aquele que está na avenida desfilando ou até mesmo correndo atrás de um trio elétrico.
Lembrando que o pecado está em toda a parte, cuidar na nossa harmonia já é o começo para a harmonia do mundo, pelo menos iremos encara-lo de uma outra forma.
--------
From: "fatima fonseca"

> Sylvia,
>
> Li em uma determinada materia espirita, se nao mefalha a memoria no
> Reformador a respeito do carnaval, muito antes de acontecer aqui, todas as
> fantasias sao efetuadas no umbral e muitos dos carnavalescos vibram na mesma
> faixa, sei que nao sou modelo pois estou em fase de constante
> evolucao,mas,confesso que o carnaval jamais exerceu sobre mim entusiasmo,
> sinto-me agitada e a fim de que termine com urgencia.
>
> Um abraco fraterno,
> Fatima Fonseca.
---------
From: Isabel Bastos

Nesta época de carnaval, realmente estamos sob vibrações agitadas.
Uma leitura muito interessante q aborda o tema, seria o livro:
"Nas Fronteiras da Loucura", de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco.
Nós espíritas, aqui no Rio de Janeiro, no período de carnaval temos
um evento chamado COMEERJ - Confraternização das Mocidades
Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Um evento de sábado à
quarta-feira, onde estudamos a Doutrina com muita responsabilidade
porém de forma descontraída, com atividades e até teatro.

Beijos, Isabel.
-----------
From: Rosane

Olá Márcio...
Desculpe, você poderia indicar no texto que enviei o que você citou abaixo :
"Quanto ao texto que a Rosane postou, o autor diz que tanto dinheiro é
gasto com o carnaval e ao mesmo tempo pessoas morrem de fome"
É que li e reli o texto e não encontrei nada a respeito nos dois emails que enviei... não é por nada, é só para checar.
Bjs
Rosane.
-----------
From: Márcio

Amigos diante da citação da Fátima Fonseca, com relação a um artigo que ela leu sobre o carnaval, onde as fantasias estariam sendo feitas antes de tudo no umbral e que os envolvidos com o carnaval vibram com os trevosos, eu gostaria de colocar a minha opinião.
Gostaria de dizer, que as trevas está em lugares que a gente jamais
imagina, até mesmo dentro de uma igreja há os trevosos para desarmonizar os comprometidos com o Cristo. Esse negócio de carnaval ter participação das trevas é verdade, mas tantas outras coisas há também a participação deles. Os trevosos estão sempre as nos assediar e desestimular, por isso diversos setores que envolvem a nossa vida estão infestado deles. Como o setor público, privado, ou vocês acham que um plano de saúde que rouba e engana os seus clientes está longe de ter influência das trevas. Até mesmo um clube (destes de final de semana, com piscina e pesque e pague) existe por parte do dono uma influência para que crie mecanismos de você chegar neste lugar gastar parte do seu dinheiro sem que você perceba e assim está esestruturando a família financeiramente e enriquecendo ele, o dono. Esse capitalismo que vocês vêem lojas fazendo descontos para atrair fregueses (na maioria compulsivos), para torrarem a grana toda das pessoas, acham que isso é Deus quem influencia?
Com isso tudo amigos, quero aqui externar que não só o carnaval mas
diversos setores que estão diretamente ligados a nós estão sob influência deles, os trevosos.
Agora o que importa realmente é a sua intenção diante deste assédio, ir pro carnaval ou não, mas estando colocando as melhores intenções em tudo o que você fizer, porque assim estaremos livre deste assédio.
Outro dado é que hoje em dia com este mundo do jeito que está, é difícil achar uma pessoa totalmente imune de influências perniciosas, nas obras básicas da doutrina existe diversos pontos que nos mostra que nenhum de nós está livre de sofrer assédio ou obsessão.
Eu particularmente conheço pessoas evangélicas praticantes, que sofrem
assédio constantemente.
Por isso eu digo, se gostam de carnaval, vão e dancem bastante, porque
talvez você esteja melhor do que aquele que fica em casa criticando quem gosta do evento.
A vida nossa é muito curta para ficarmos separando trevas e não-trevas, até mesmo porque, se formos olhar onde está as trevas assediando a gente nem sai de casa. Temos é que ser fortes e conhecendo as suas artimanhas a gente consegue evitar.

ROSANE, me desculpe, pois citei como sua a fonte do texto, mas é da Lu no e-mail do Tema da Semana onde diz: "Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho." O texto é de: Emmanuel - Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier em Julho de 1939 - Revista Internacional de Espiritismo, Janeiro de 2001.

FELIZ CARNAVAL A TODOS!!!

Conclusão