Educar

081a – Tema: Qual a melhor escola para o meu filho ? - Nosso papo 1

From: Rosane

Bom dia à todos !!!!
Nossa, que silêncio.... mas vou quebrá-lo agorinha !!!

Eu estava cá meditando com meus teclados de computador, a respeito da
melhor escola. Que escola seria esta ? Eu, que tenho duas filhas no ensino fundamental, utilizei os seguintes critérios:
- Conteúdo ministrado em sala de aula
- Métodos de ensino (didática, atividades práticas, etc)
- Modelo disciplinar aplicado aos alunos
- Formação acadêmica
- Formação do cidadão
Eu não procurei um colégio que tornassem minhas filhas super dotadas de inteligência e cultura simplismente. Procurei e encontrei uma escola que trabalha a caridade, quando fazem campanhas do quilo e do agasalho e a escola, juntamente com as crianças, vão aos orfanatos e asilos entregarem o que eles mesmos arrecadaram. Uma escola que dialoga com os pais a respeito de qualquer problema com a criança, em busca de uma solução. Uma escola aberta e ao mesmo tempo, disciplinar, sem castigos drásticos, mas levando o aluno a refletir sobre o erro que cometeu. É claro que o papel da escola é o da educação formal, e cabe à família a educação moral, mas também não podemos negar a grande influência que esta mesma escola tem na
formação do cidadão de amanhã.

E vocês, o que acham ??? Vamos conversar ???
Beijos.
Rosane.
*******
From: Márcio

1) O que devemos levar em consideração na escolha da escola onde nossos filhos irão estudar ???
R: No meu modo de ver o ensino é o principal ponto a ser levado em conta, pois o resto é importante, mas não é tanto como o ensino em si. Ensino que eu digo não é só o que os professores ensinam de didático, mas de uma forma geral, até mesmo na forma de corrigir os alunos com maus modos.

2) O que podemos chamar de "Ensino de Qualidade" ?
R: Ensino de qualidade é aquela escola que consegue unir todos as suas
atividades em uma única filosofia, cumprir metas e regras de qualidade e acima de tudo ter a mais absoluta aprovação dos pais. Ou seja viver no dia-a-dia conceitos básicos que são cada vez mais raros na sociedade atual, o respeito a cada um independente de características físicas, morais e intelectuais; convivência entre docente e discente de forma harmoniosa como uma família; serem mais amigos e pacientes com todos; etc. Isso tudo que parece simples é na verdade muito difícil de se aplicar, mas é com certeza exemplo de um ensino com qualidade, onde o aluno não só se prepara para o mercado de trabalho, mas também se prepara para a vida em si, onde aprende a ser mais humano. Eu disse estes exemplos porque recebi este tipo de educação, o que me fez adorar a escola que me proporcionou isso e me despertou para a vida e me colocou numa posição que demoraria anos para descobrir. Essa inter-relação de alunos e professores é indispensável pra tudo dentro de uma escola, e com isso o aluno passa a ficar mais a vontade e se mostrar da forma mais humana que ele é, e com isso é possível perceber os pontos onde devem os educadores trabalhar. Na minha experiência como aluno foi ótimo, tanto aprendi que hoje posso contar um pouco pra vocês, porque se não tivesse sido bom talvez nem lembraria mais.

3) Você acha importante que a educação formal esteja aliada à educação
moral nas escolas ou elas devem ser assuntos distintos ?
R: Elas são realmente assuntos distintos, mas devem estar interligadas, mesmo porque fica mais fácil pro educador de trabalhar simultaneamente estes dois tipos de educação, do que ficar tratando de duas coisas que poderiam estar aliadas para a busca de uma educação de qualidade. Mas é claro que na hora de analisar ambas, devemos estar preparados para assim analisarmos separadamente, porque embora trabalhemos com elas juntas, devemos ter um critério separado para analisa-las.

4) Quais as principais diferenças entre se estudar em uma escola
particular e em uma escola pública ?
R: Depende muito, digo isso porque cada município e cada estado, tem sua qualidade em educação, e isso analisando de uma forma geral é colocado como que escola particular é melhor do que escola pública, e basicamente isso é verdade. Mas sabemos que existem escolas particulares que não valem nada e não tem qualidade alguma a não ser um bom preço, para pais que não ligam de ter os filhos numa "boa escola", o que não quer dizer que a mais cara seja a melhor.
Mas sabemos pelo esforço que o Governo Federal tem feito para obter
melhorias tanto no ensino como na infraestrutura de um modo geral, que as escolas Governamentais tem obtido um índice menor do que as escolas de ensino privado. Isso é fácil de constatar logo de início pela infra-estrutura em equipamentos e serviços disponíveis para os pais e alunos. Já na questão ensino, as escolas Governamentais não estão tão longe assim das escolas privadas, já que a maioria dos professores são os mesmos, mas por condições de trabalho e remuneração fica meio que comprometido o ensino e o seu desenvolvimento nas escolas Governamentais.
Mas a velha frase ainda está valendo: "Quem faz a escola são os alunos."
Pois vemos muitos alunos de escola Governamentais obterem bons resultados nos vestibulares mais concorridos do país, que são hoje as Faculdades Federais e Institutos Militares.
Portanto, a escola ajuda muito, mas quem determina o aprendizado é o aluno e seu interesse em ser uma pessoa de bem e com intelecto aprofundado.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.
Márcio de Mensisa


Conclusão