Educar

079h – Tema: Família e Educação Moral: Preconceito - Nosso papo 7

From: "sidnei martins"

O preconceito é um tema que requer muita avaliação, pois acredito que esteja ligados muito aos status em que as pessoas pensam ter. A nossa matéria ao final de nossa missão irá para o mesmo lugar, ou seja retornar a matéria.
Neste sentido, proponho que nos envolvemos melhor neste tema. Pois se
estamos aqui por um proposito, esperamos que nos livremos desta doença que se encontra dentro de cada um de nós.
Um forte abraça!
Tenhamos Fé!
Venceremos!
Sidnei Martins e Eliane Santos.
*****
From: "flar.gomes"

Olá Betania!
Li sua mensagem e fico muito feliz por você enfrentar esta doença com seu filho com muita maturidade, reintero a importância da consientização de seu filho para com as dificuldades acerca do preconceito que nossos irmãos ainda ensistem em preservar. Hoje em dia, é preciso nos colocarmos no lugar de de nossos irmão que passam por qualquer tipo de dificuldades, só assim poderemos compreender que o preconceito não passa de uma discriminação e falta de maturidade em nossas mentes.
Um Abraço e uma ótimja semana para todos!
Muita Paz!
*****
From: Fúlvia Zepilho de Andrade

Oi pessoal, tudo em paz?

Bom, vou só dar uma pequena participação para a sala, nada de mais =)

Aqui em casa meu irmão uma vez foi vítima de muito preconceito! Foi horrível! Ele tinha apenas uns 8 anos e, na escola, só pq ele ficava muito com as meninas, não gostava de brincar com os meninos (pq ele só sabiam brigar e ele detesta briga), a DIRETORA do colégio chamou os nossos pais pra reunião e disseram que o Lívio (meu maninho) era bichinha (com essas palavras mesmo!). Disse q ele era muito educado pra um menino, q não gostava de futebol e não brigava e nem falava palavrão! (Se esses são os requisitos pra um homem ser hetero, então, o Luis, meu noivo, é Homosexual, como meu irmão, uns amigos meus etc e tal). Imagina, os pais dos meninos não queriam mais q seus filhos chegassem perto de meu irmão e tudo o mais. No dia seguinte nossos pais o tiraram daquela escola.

Eu tb fui muito vítima de preconceito, principalmente por ser espírita. Uma vez, a mãe de uma amiga minha veio em casa e viu vários livros espíritas na estante. Não deixou mais a filha brincar comigo, nem estudar nem nada. Resultado: da 7ª a 8ª série não tive amigos, todos com "medo" de mim. O mesmo aconteceu no colegial, uma garota mudou de colégio ao saber q eu era espírita, e muitas pessoas sequer chegavam perto de mim, como se eu tivesse algo contagioso. Faculdade a mesma coisa... A minha sorte é q tenho amigos, poucos é verdade, mas verdadeiros, q me aceitam como eu sou =)

Outro preconceito q sofri é q eu nunca fui padrão de beleza... não tenho cabelos lisos, nem um rosto perfeito (qdo dizem q sou bonita digo q precisam fazer transplante de córnea hahahahahahaha), então as crianças me chamavam de bombril, magrela (algumas meninas falavam q eu tinha uma doença grave, pq não tinha um corpo bonito - comecei a desenvolver qdo eu tinha uns 16 anos - atrasada!!!)... eu chorava tanto... Na rua me jogavam terra, pedra e não brincavam comigo. Tanto é q meus melhores amigos sempre foram meu irmão e nossa cachorra, q, infelizmente, morreu.

Era isso aí q eu ia falar =))) Além de q acho o preconceito uma coisa terrível!!! Espero q eu nunca tenha agido assim e, se agi, q eu melhore!!!

Muitos beijos no coração de vcs
Da amiga virtual

******
From: "Cristina Macedo"

Gente, como sempre eu estou dando opinião quase no fim da semana, por pura falta de tempo. Bem sobre preconceito fiquei pensando no que Sidney falou o status que muitos procuram, como moda tem que ser de grife, porque se não estiver bem vestido não sera atendido em certas lojas. Isto me leva a pensar na reportagem da Isto E desta semana falando nas novas Gangues no Rio de Janeiro que são filhos de classe media, media alta - todos estão procurando se dar bem na vida sem esforço, por que tem a necessidade de ter a parte material de melhor qualidade sem trabalhar.
Sofro preconceito no meu emprego - sou dona de um comercio que e voltado para homens (99% do meus clientes são homens) muitos olham e falam por ser mulher eu não entendo em nada do que eu vendo.Faltando até mesmo o respeito por mim. A minha filha também sofre preconceito dentro da escola por ser uma menina agitada não e imperativa, mas e uma menina bem criança as meninas da idade dela já começaram a falar de meninos, moda e ela não por isso as mães deixa ela de lado.
Eu apreendi que não devemos fazer conceito por aparencia, tento não colocar os mais variados apelidos "negrão, gorda, quatro olho, careca, a magricela" por que se não a minha filha estará sendo tambem pejorativa com outras crianças. Tudo começa por nossa conciencia, sabermos como somos e como lidamos com as situações creio quando começas a mudar até mesmo os tipos de piada você começa a diminuir os tipos de preconceitos.
Cris
****
From: Rose
Oi Betânia,
As pessoas ainda não estão preparadas para se sensibilizar com certos
problemas,por mais que penssem que isso poderia acontecer com elas também.
Se vc foi escolhida para vivenciar esse tipo de problema com o seu filho é porque vc têm condições de enfrentar tudo isso com força e esperança.
Que Deus te abençõe e para o seu filho um beijão querido.
Não se esqueça: Nós nunca estamos sois.
Rose.
******
From: Adriana yahoo

querida Fulvia...quantas lágrimas deve ter chorado !!!!.....mas que bom tb que tudo passou.....agora é uma mulher madura, forte, e sabe se defender e proteger dessa....desse....dessa coisa chamada preconceito.
fique bem
Adriana
SC
*******
From: Márcio

Minha cara Fúlvia fiquei sensibilizado com a sua história que vem sendo de preconceitos desde criança. Deve ter sido uma infância difícil. Porque hoje a gente pelo menos consegue digerir melhor as coisas, mas uma criança tem certas coisas que não entendem o porque. Graças a Deus que você não tem nenhum trauma trazido da infância.
Para as demais pessoas da sala gostaria de dizer que nunca devemos
entregar os pontos, porque a vida só é de vitórias se for com lutas duras. O preconceito é com certeza uma deficiência moral do espírito, que precisa de aprimoramento moral, mas serve também para nos preparar e nos fazer crescer, amadurecer e como diz a frase: "Há males que vem pra bem." Lutem amigos e um dia orgulharemos de nós mesmos por termos sido fortes e persistentes a favor da felicidade.
_____________________________________________

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa

Conclusão