Educar

078j – Tema: Relacionamento Afetivo e Ciúmes - Nosso Papo 7

From: Fabrícia Carneiro Fernandes

Bom dia amigos.
Muita Paz a todos.
Concordo em gênero, número e grau com as amigas Samanta e Rosângela...
Mas ainda ontem, conversando com meu namorado (sempre levo os temas da
sala para meu círculo de amizades), chegamos a conclusão de que algumas pessoas têm necessidade em viver esses relacionamentos. Eu explico!
Eu dizia a ele que não compreendia como alguém poderia manter um
relacionamentos sem paz, equilíbrio... com tantas brigas, desconfianças e problemas.
E ele então me disse: talvez elas não conheçam algo melhor... ou já tenham vivido situações piores.
Mas o fato é que, se lembramos dos ensinamentos trazidos pela doutrina, cada pessoa vive e age de acordo com o grau de desenvolvimento em que se encontra.
Portanto, olhemos esses irmãos (ciumentos) como espíritos que hoje passam por um processo de depuração do amor, que um dia nós já vivenciamos ou ainda vivemos, em diferentes graus.

Beijos
Fabrícia.
*****
From: Fúlvia Zepilho de Andrade

Oi pessoal, tudo em paz?

Bom, falando sobre ciúmes. Acho que o ciúmes não é o tempero do amor. Algumas pessoas, no começo da relação, ficam até realizadas ao saber que o (a) namorado (a) tem ciúmes delas. Mas, depois, vê-se que fica muito chata essa situação.

Posso dizer que não sou ciumenta mas, teve uma vez, que o Luis disse q ia sair sozinho com uma moça que eu não conhecia e eu nem tinha ouvido falar. Fiquei meio insegura, até conversei com ele sobre isso, com a mãe dele tb, e a mãe do Luis disse q ele deveria me levar pra conhecer a moça amiga dele, afinal, assim eu me sentiria mais segura. Realmente, era tudo insegurança. Qdo eu conheço a pessoa, é como se eu me sentisse mais segura em relação ao Luis... não sei se consegui me expressar direito. No meu caso é mesmo insegurança, pq ciúmes mesmo nunca tive. Até uma vez, uma ex dele foi visitá-lo, eu estava junto e tal, conversamos bastante =)

Era isso, não tenho muitas coisas a acrescentar a tudo de excelente que foi dito na sala!

Paz a todos, beijos no coração,

*****
From: <regueira16@ig.com.br>

Olá Samanta,
Seu relacionamento mostra- se bem maduro e parece que foi uma experiência gratificante e que lhe amadureceu bastante o caráter, transformando - na numa personalidade segura e que sabe disciplinar seus sentimentos. Deixou de ter sofrimentos desnecessário que o ciúme lhe provocaria causando - lhe desequíbros emocionais e idéias doentias que aniquilam todos os centros , psiquícos, físicos, espirituais. Que sua hisória nos sirva de exemplo.

Bjos Bruna
*****
From: <regueira16@ig.com.br>

Olá pessoal

Acho que cada pessoa é médico vigilante de si mesmo e portador de potencias sublimes de regeneração. Não justifica errar hj e dizermos que é problema de vidas passadas. Temos que contribuir efetivamente para nosso amadurecimento, nossa reforma íntima, a realidade é que todos nós temos fraquezas que devemos combater. Se nos ajudarmos os céus nos ajudará com certeza pois Deus não desampara ninguém. Se estamos hj envolvidos em relacionamentos conflituosos, é justamente para aprendermos a disciplinar nossos sentimentos e conter nossos impulsos inferiores impregnados de orgulho e vaidade doentia, é nesta luta moral de cada dia que venceremos um dia a nós mesmos.
Muitas vzs tornamo- nos nossos piores inimigos íntimos. E é muito díficil viver com o peso mental de nós mesmos por isso a caridade é uma valiosa terapia que ergue a auto - estima e faze - nos esquecermos de nossos mundo íntimo conflituoso e conturbado ajudando outros infortunados que tanto carecem de auxílio e comprennsão.
Quem poderá romper as algemas e os grilões da ignorância se não nós
mesmos? Não há pessoas más somente aquelas que ignoram e desconhecem as verdades dos valores espirituais e aquelas despertaram para esses mesmos valores.
Bjos Bruna
****
From: Marcos Roberto Toledo

Oi Rosangela.
Todos nós sempre buscamos uma forma de escapismo de nossas
responsabilidades. Atualmente, em nosso estágio cultural como espíritas,
imaginamos que somos este corpo físico que tem um espírito responsavel por
erros do passado, como se o espírito fosse uma terceira pessoa nos
trazendo problemas para serem resolvidos.
Já passou da hora de nos conscientizarmos que somos um espírito em
evolução que temos de corrigir o que fizemos de errado, superar nossas
deficiências morais e mostrar que ja podemos nos considerar espíritas.
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pelo esforço que faça em se
melhorar" -Kardec-.
Marcos.

Conclusão