Educar

078b – Tema: Relacionamento Afetivo e Ciúmes - Nosso Papo 2

From: "Fabrícia Carneiro Fernandes"

Bom Dia amigos.
Muita Paz para todos!
Sábias palavras Bruna.

Sobre relacionamento e ciúmes o livro o Profeta, de Khalil Gibran, traz ensinamentos belíssimos.
Quem de nós não sente uma pontinha de ciúmes? Acredito que esse seja um sentimento natural a nossa condição evolutiva.
Mas há de se analisar algumas questões para saber dosar e combater esse "mal" (quando em demasia):
1º Será que o ciúme é oriundo de um relacionamento frágil? De um
companheiro(a) que visivelmente não nos valoriza? Que nos faz sentir inseguros,preterido e carente? Se a resposta for sim... então não há pq nos martirizarmos com ciúmes, o que precisamos é cair fora. Lembram do antes só do que mal acompanhado? Não importa o quão belo e interessante seja a pessoas, o que vale no relacionamento é o equilíbrio.
2º Será que o ciúme é fruto da frustração de nossas expectativas? Na
maioria das vezes é isso que acontece. Imaginamos um companheiro ideal, com atitudes idéias, 100% românticas e dedicação exclusiva... criamos expectativas que não podem ser correspondidas pq não condiz com o que o outro realmente é e pensa. Então nos aborrecemos e enlouquecemos pq, no nosso egoísmo, a realidade entra em choque com os sonhos. Nesse caso o que precisamos é analisar o íntimo dos nossos sentimentos.
3º Se temos certeza do amor que existe em nosso relacionamento, precisamos aprender a respeitar o espaço de nosso companheiro (a). Nem sempre um abraço, um gesto carinhoso com outra pessoa implica em traição. O amor é um sentimento, antes de mais, nada fraternal.
Gilbran nos fala que num casal é como pilastras que sustentam um templo.
Precisam ter o mesmo objetivo, mas cada uma no seu lugar. Num templo cada pilastra está em uma ponta, sustentando um todo. Se vc tentar aproximá-las demais, uma anulará a outra e o templo (mantido em uma única pilastra desmorona. È por aí... o casal deve estar junto, mas respeitando seus limites e condições, compartilhando e crescendo com as diferenças, lutando para domar o ciúme.

Beijos a todos.
Fabrícia.


Conclusão