Educar

074e – A Importância do Evangelho no Lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br- Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar

Oi, Gente Linda do Coração, tudo azul azul com vcs? 😉
Desculpem-me, por favor, o atraso na postagem da conclusão sobre o tema: A Importância do Evangelho no Lar.
Vamos a ela , então, né mesmo?J)
Estava eu montando a redação da conclusão, quando recebi do Maurício Medeiros, que me envia sempre, o jornal da Casa Espírita na qual ele é voluntário, e como as coisas são bem encadeadas, uma das matérias principais era justamente O Evangelho no Lar, a sua importância, as informações recebidas através de André Luiz, no livro Os Mensageiros, do capítulo 34 ao 37; que descreve a riqueza dos detalhes, da importância , da necessidade e dos benefícios que o Evangelho nos proporciona, proporciona àqueles que estão ao nosso redor e à nossa casa, nosso lar.
Sabemos que a prece, a oração, traça fronteiras vibratórias e que o lar não é feito apenas de materiais de construção que se unem para abrigar simples corpos físicos; mas que acima de tudo é a residência das almas, que aram em busca da colheita de amor.
Orar compreende um campo no qual levantamos paredes espirituais com substâncias sublimes , quais seja: o amor, a dedicação , a ligação com nosso Pai Maior.; as quais nos protegem, nos amparam, nos sustentam.
A irradiação resultante do intercâmbio que se dá pela oração é extensa.
Assim a oração nada mais é do que estar com o seu pensamento ligado ao plano espiritual. Não precisa de formalidades, um breve lampejo de ligação, uma simples mensagem de carinho, como fazemos a todos os momentos com nossos familiares e amigos, é o suficiente para nos ligar ao plano de luz. Considerando que, qualquer manifestação de amor com seu semelhante, seja uma ligação com a espiritualidade, estaremos orando quando emitimos um carinho até que seja em pensamento para nossos irmãos de caminhada, esteja ele encarnado ou desencarnado.
E quando juntamos as almas afins com quem convivemos podemos ter mais um laço no fortalecimento de si mesmo e dos reajustes necessários entre os membros da mesma família; uma vez que a oração prepara a melhoria do ambiente doméstico, dá a sustentação a todos da casa e ajuda aqueles que se encontram mais debilitados a renovar forças.
André Luiz diz que “o lar que cultiva a prece transforma-se em fortaleza, e as entidades das sombras experimentam choques de vulto, ao contato com as vibrações luminosas deste santuário doméstico”. Daí se dizer que O Evangelho aberto em casa é a luz que se faz fazendo as trevas baterem em retirada.
Emmanuel afirma que "Quando o Evangelho penetra no lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino". E complementa André Luiz: "Quem cultiva o Evangelho em casa, faz da própria casa um templo do Cristo".
O Evangelho no Lar é algo simples, é um momento sublime de reunião familiar, com dia e hora marcados e constantes; sem se forçar ninguém a participar, mas se incentivando, se convidando, exemplificando.
As crianças e os jovens geralmente têm mais dificuldade nessa fixação, mas maneiras informais, atrativas podem tornar o momento para elas de algo feliz e que seja legal a ser feito, adaptando-se livros e texto a algo que seja educativo, seja edificante, e esteja de acordo com a própria idade deles. No livro Encontros com Chico Xavier, o escritos César Carneiro de Souza comenta o seguinte:
“Em meu lar, os meninos, inquietos, assim que o culto era iniciado, começavam a pedir água, bolachas, doces, brinquedos, etc. E , com o riso solto, não nos permitiam fixar a atenção nas lições estudadas. Energicamente, sempre procuramos repreende-los, obrigando-os a ficarem quietos; todavia, ao contrário do que esperávamos, a situação piorava, pois, quando permaneciam na reunião, era emburrados ou choramingando que o faziam.
Certa feita, encontrando-se com Earle de Oliveira e D ª Maria, que vinham enfrentando as mesmas dificuldades, aquele nosso amigo assim me disse:
_ Olhe, o Chico resolveu o nosso problema!
_ Como?! – perguntei-lhe, curioso.
_ Simplesmente recomendou-me levar a lata de bolachas para a mesa e deixar os meninos mais à vontade!
Com prática e auxiliados pelo conselho do Chico, aprendemos que a melhor forma de retê-los era dedicar-lhes os dez ou quinze minutos iniciais com leitura infantil espírita. Assim fazendo, eles aproveitavam o culto e as dificuldades foram resolvidas...”
(retirado do livro Educadores do Coração, de Walter Barcelos)
Como diz Walter Barcelos : “O Culto do Evangelho é o portal de luz aberto para a ampliação e enriquecimento do diálogo evangelizado entre pais e filhos.”

Uma tarde felicidade pra vcs
Beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Equipe : Ivair, Lu, Rosane e Márcio

Conclusão