Educar

074a – A Importância do Evangelho no Lar - nosso papo 1

From: Rosane
Boa tarde à todos !!!!
Na minha opinião, o estudo do evangelho no lar deveria ser praticada por todos, independente da doutrina ou religião que se siga. Ah, e independe também, quando nós espíritas, frequentamos as reuniões doutrinárias. Muito pelo contrário. Como bem disse nossa amiga Rita, as casas espíritas devem fazer uma campanha permanente de orientação e incentivar entre os frequentadores e trabalhadores a realização do evangelho no lar.
Dentre as finalidades e benefícios da importância do evangelho no lar estão:
- Unir as criaturas, proporcionando uma convivência de paz e tranqüilidade.
- Higienizar o lar com nossos pensamentos e sentimentos elevados, permitindo facilitar o auxílio dos mensageiros do bem.
- Proporcionar no lar a fora dele o fortalecimento necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo ativos os princípios da oração e da vigilância.
- Elevar o padrão vibratório dos familiares, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor.
Além de proteger nosso ambiente familiar, o evangelho no lar atinge também a rua em que moramos.
Para atrair crianças e jovens é preciso, à luz do evangelho, tratar de assuntos atrativos a determinada faixa etária. Minhas filhas participam desde bem pequenas e elas mesmas me cobram o horário de início do estudo.
O Evangelho no Lar renova a nossa fé e esperança e nos dá mais forças para o embate com os obstáculos e problemas de nosso dia a dia.
Beijos e muita paz !!!
Rosane.
----
From: <Valdeir_Santos@seton.com
Boa Tarde!
Sou novo na sala e participo apenas lendo os e-mails. Com relação ao tema,
eu tenho uma dúvida:
Quando o Evangelho no Lar é praticado por todos da residência no
Domingo às 20:00 Hs é possível um dia fazê-lo mais cedo (às 17:00 Hs por
exemplo)?
Muito Obrigado, abraços fraternos
Valdeir Geraldo dos Santos
---
From: Rosane
Boa tarde, Valdeir...
Aproveitamos para dar-lhe as boas vindas !!! Que o estudo em nossa sala possa ser proveitoso.
Quanto ao seu questionamento, as orientações que nos trazem nossos mentores espirituais é de que o evangelho no lar deva ser praticado sempre no mesmo dia e horário. A importância da regularidade da hora é porque você está fazendo uma solicitação à espiritualidade que protege o seu lar e os seus familiares. Os espíritos superiores, eles são disciplinados. Disciplina é um dos fatores primordiais ao progresso e à evolução. Assim procedendo, podemos manter o bom contato com o plano espiritual e sermos assim, beneficiados.
Um forte abraço. Muita paz !!!!
Rosane.
---
From: <dutra_juliana@comcast.net
> Ola a todos...
> Desejo uma otima semana a todos!
> Adorei o tema da semana, porque pra mim, o Evangelho no Lar e o inicio da melhora do mundo... Porque ja que nao da pra mudar o mundo, que comecemos dentro de casa, como Culto do Evangelho nos ensinando e ajudando na educacao dos nossos filhos que serao pais um dia e que farao o mesmo com seus filhos.
> Conheco evangelizadoras infantis que nos contam que varias sao as criancas que lembram os seus pais da responsabilidade do culto do evangelho no lar. Que participam do culto com preces e ate mesmo opinioes. Tudo isso fruto de otimo trabalho na Evangelizacao infantil.
> Na juventude, e diferente! Normalmente os jovens sao obrigados a participar do Culto! Porque acham careta!!! Eu acho que os pais deveriam mudar a maneira de fazer o culto do evangelho no lar para adequar aos filhos... Livros interessantes... Sempre procurar a opiniao dos jovens e respeita-las.
> O trabalho das Mocidades de concientizacao aos jovens da importancia do Culto do Evangelho deve ser continuo...
> Desde crianca tive o Culto do Evangelho na minha casa! No inicio eu nao gostava, mas depois, meus pais decidiram que um culto a cada mes era nossa responsabilidade ( minha e de meus 3 irmaos). Isso ajudou a me fazer interessada.
>
> Um abraco com carinho a todos...
> Muita Paz!!!
> Juliana Dutra - California/EUA
---
From: "fonseca.roberto"
Bom dia a todos.

Acho que o evangelho no lar tem a grata capacidade de melhorar fluidicamente o local, melhorar a vibração de
cada um que dele participa, orientar a vida social de cada um, encarnado e desencarnado que ali, no momento
do evangelho se encontram presentes, elucidar encarnados e desencarnados a respeito de coisas da
doutrina e de assuntos como amor, caridade, perdão, necessidade de se melhorar, de compreender, de se
desapegar da matéria. Então como vimos só temos coisas boas a escrevermos sobre o evangelho no lar. Ele pode
acalmar a espíritos revoltosos e temos a certeza de que quando o realizamos, muitos deles estão ali a nossa
volta nos escutando. A princípio não nos dão muita importância, mas depois de algum tempo não conseguem
ficar se ele, até nos pedem que o façamos. Desta forma o Evangelho no Lar é uma forma da espiritualidade de
nos colocar em contato com nosso familiares de forma mais íntima, demonstra-lhes preceitos de moral e vida
social digna e educar aqueles nossos amigos espirituais que estão sempre ao nosso lado.

Beijos e abraços a todos. Roberto.
----
From: Weymar
Importância do Evangelho no Lar
Podemos dependendo da idade das crianças fazermos dois cultos em horários ou dias diferentes, um deles voltados aos adultos podendo ser com a participação dos adolecentes e outro com as crianças.
Para atrair as crianças pode ser com a leitura de uma estória (tem várias no site da CVDEE) que as crianças normalmente gostam muito, abre então um debate sobre a estória deixando que as criaças se manifestem a vontade e o adulto vai conduzindo de forma alegre e divertida, toda criaça gosta de aprender e de falar do que sabe, é interessante colocar questões do dia a dia delas para elas possam lhe dar melhor com seus problemas, isso também disperta o interesse delas.
Quanto aos adolecentes talvez seja um pouco mais difícil, procure trazer temas do cotidiano deles (o que eles estão vivendo naquele momento), temas que esclaressam dificuldades de convívio dentro ou fora de casa, não ser muito rigoroso com os erros, mas firme com a forma certa de agir conforme o Evangelho. Quando a dificuldade for com o pai ou mãe, ceda um pouco e mude seu comportamento quando estiver errado, assim o adolecente vai se sentir melhor vendo que o culto não é só conversa e poderá torna-lo um momento de reivindicação diante da luz do Evangelho.
Faça com que o Evangelho no Lar seja dinâmico, trazendo coisas do cotidiano, muita leitura e pouco esclarecimento acaba se tornando maçante.

Conclusão