Educar

070b – A Criança, O Jovem e O Celular - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e a Educação no Lar

Bom dia pessoal, tudo em paz com vocês ????
Que a paz do Mestre Jesus esteja presente em seus corações !!!
Bem, depois de uma semana de estudos, segue a nossa conclusão do tema da semana passada.

CONCLUSÃO: A CRIANÇA, O JOVEM E O CELULAR

Caros amigos,
todos os companheiros que estudaram conosco durante a semana, tiveram um ponto em comum em sua opinião em torno do uso do celular: a preocupação com os filhos devido a crescente violência nos grandes centros urbanos. Sim, o jovem, a partir de uma certa idade, vai à escola sozinho, frequenta cursos diversos, vai à casa e amigos e à festinhas, sem a companhia dos pais, que veêm no celular uma forma de "controlar" os passos deles.
Ser pai e mãe de jovens, em um mundo como o que vivemos hoje, tão conturbado e violento, não é tarefa nada fácil, e é normal o zelo e a preocupação. Mas os próprios pais devem controlar o impulso de ligar a todo momento e isso se tornar até um obssessão.
Outro ponto tocado foi quanto a melhor idade para a criança ou o jovem utilizar o celular. Não cabe aí exatamente a sua idade cronológica, mas vai da real necessidade.
É claro que em tudo o que dissemos deve haver orientação e o devido exemplo e isto cabe a nós, pais e educadores. Por isso, em todas as situações em que nos envolvemos, é a base moral que nos orientará nestas horas.
Bem, já que temos a possibilidade de utilizar o celular, que façamos bom uso dele.
Aprendemos na Doutrina Espírita que em tudo o que fazemos devemos utilizar o bom senso e o equilíbrio, e temos que ter o cuidado de não nos tornarmos escravos de utensílios que foram criados sim, para o nosso bem estar, mas não para nos tornamos totalmente dependentes dele. A moderação e o equilíbrio devem estar presentes em tudo o que fazemos. É claro, temos a nosso favor o livre arbítrio, mas antes de o utilizarmos, temos que adquirir conhecimento. Este é o alerta.
Uma semana maravilhosa para todos.
Muita paz !!!

Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu
Colaboradores: Marcio e Rosane

Conclusão