Educar

069b – Comportamento Jovem : Pai e Mãe pela primeira vez - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada com Vossa luz.

CONCLUSÃO: Comportamento: Pai e mãe pela primeira vez

Os avós devem sempre auxiliar os seus filhos no zelo com os netos, sendo o caso, tomando conta do neto para que os filhos possam trabalhar, mas daí a registrar o neto como se fosse filho, está errado, pois sabemos que nesta vida a balança pesa pra todo mundo, e por isso nossos filhos devem assumir seus erros e darem o melhor de si, para mudar a situação de erro para acerto, e assim educar bem o filho que veio ao mundo.
Uma gravidez prematura pode ajuizar um filho ou não, porque alguns dado a responsabilidade, se curvam diante dela e assim se facultam na obrigação que surge, para não decepcionar, é assim com muitos pais que recebem um filho e se abdicam de muitas coisas se transformando assim numa pessoa responsável. Agora também existem pais que ao receberem a notícia de que serão pais, se perdem e se desorientam ainda mais, muitos fogem de suas obrigações e os avós acabam por ajudar o neto para suprir aquele carinho que ficará faltando. Portanto a maturidade é complexa de se precisar nestes casos.
A reencarnação de um espírito sabemos pela literatura Espírita que é um processo complexo de se explicar aqui em poucas linhas, mas quando uma criança nasce, com total certeza acidente nunca é e nunca será, por isso quando uma criança nasce a lei reencarnatória está sendo cumprida e assim cabe aos pais retribuírem a graça dos Céus, e cuidarem com o melhor que puderem para que a criança tenha uma bela vida e uma boa educação.
Hoje muitas mães e pais conseguem criar seus filhos separados e até mesmo com outras famílias já constituídas, assim fica provado que o que deve prevalecer é a amizade e o respeito entre ambos e acima de tudo sem disputa por ser melhor educador que o outro, se conseguirem mesmo separados fazerem uma boa parceria, poderão ajudar muito mutuamente no objetivo mais importante que é a educação.
O trabalho é sempre um empecilho na presença com os nossos filhos, ainda mais aqueles que levam serviço pra casa aí fica pior ainda. Mas de um modo geral, sabemos que quando um pai e uma mãe querem participar da vida de um filho, ele arruma um tempo. Muitos pais vivem dizendo aos filhos que não tem tempo suficiente pra brincar com eles, para passear, etc. Mas na verdade para outras coisas o tempo aparece, para ir a churrascos, ingerir álcool, jogar bola com os amigos, etc. Os filhos percebem o tempo extra dos pais em casa, e sabem o que é trabalho e o que não é trabalho. Isso deve mudar para que algumas famílias não se destruam por falta de convívio familiar. Às vezes uma pai ou uma mãe ignoram seus filhos alegando falta de tempo e aí eles vão gastar seu tempo com drogas. Isso com certeza é muito pior. Por isso desde pequenos devemos apertar e termos um tempo para os nossos filhos, para que mais tarde não vire tragédia e para que eles cresçam sabendo da importância de terem tempo para os seus filhos também.
A gravidez pela primeira vez de um casal mais experiente e maduro é com certeza uma outra questão, porque neste ponto a vida quase sempre está mais estabilizada e tendo mais idade a responsabilidade aumenta e assim a chance de dar certo e ser um sucesso é muito grande.


Abraços catarinenses, mineiros, cariocas e capixabas
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Colaboração: Rosane e Márcio


Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio de Mensisa.

Conclusão