Educar

068_ – Comportamento Jovem : As baladas noturnas - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo bem com vocês??
Esperamos que sim!!!
Vamos iniciar mais uma semana de estudos e debates??

Bom, continuando nossos estudos sobre o Comportamento Jovem, vamos essa semana papear um pouquinho sobre a questão das baladas noturnas??
Essa é uma realidade inevitável para todos os pais: em um determinado período da adolescência, variável de conformidade com cada adolescente, eles querem sair de casa à noite para irem às baladas: festas, barzinhos, danceterias, etc., juntando-se à outros jovens e adolescentes para "curtir", ou seja, festar, ficar, paquerar, namorar, e tudo mais que a típica postura de desafio à autoridade que a adolescência tem e eles acham que lhes permite.
Diante dessa situação, muitos pais não sabem como agir, se desesperam.
Lembramo-nos aqui de um caso relatado por José Raul Teixeira, quando em casa de um amigo, e os filhos adolescentes desse amigo queriam ir à um show de rock (Guns nRoses, se não nos falha a memória). O pai não queria deixá-los ir de modo algum, com medo do que pudesse ocorrer, quando questionou Raul sobre o que fazer. Raul olhou para ele e disse: "Meu amigo, você não confia na educação que deu para teus filhos?"
Aí, vemos que está um ponto crucial de toda essa situação: os pais se desesperam tanto exatamente por não confiarem na educação que deram. Ou, talvez, porque agora, quando já seja tarde demais, se dão conta (consciente ou inconscientemente) de que não se dedicaram aos filhos como poderiam ter feito, e tem em sua frente verdadeiros desconhecidos, que eles não sabem do que gostam, o que pensam ou pretendem.
Alie-se esses dois fatores ( busca de quebra de limites típica da adolescência + carência de educação realmente pautada no amor e no exemplo) com um terceiro: a adolescência é, sabemos bem, o período em que os instintos, as tendências cultivadas em encarnações anteriores vêem à tona com toda força, mostrando a superioridade já adquirida ou inferioriodade ainda não vencida, e temos em nossa frente a realidade do Comportamento Jovem que vemos hoje: de um lado, maravilhosos jovens dedicando-se a incríveis programas de auxílio social, envolvidos em atividades religiosas, sejam cristãs ou não, exemplificando um amor que muitos ainda não conseguimos. E, de outro lado, fantásticos potenciais de amor sendo desperdiçados em desregramentos de sexo, álcool, drogas, violência, etc.
Assim, vamos debater um pouquinho sobre as baladas noturnas?
Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Existe uma idade ideal para nossos filhos começarem à sair para as baladas noturnas?
2 - A proibição é uma boa solução?
3 - Como bem orientar nossos filhos para essa realidade?
4 - O que podemos pensar da postura de muitos pais que vão à balada junto com os filhos?
Essas são nossas questões iniciais!
Esperamos a participação de todos!

Abraços e beijos mineiros, catarinenses, cariocas e capixabas!
Equipe Educar - CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenadores - Lu e Ivair
Colaboradores - Rosane e Márcio

Conclusão