Educar

063_ – Comportamento Jovem: O Envolvimento do Jovem na Política - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e a Educação no Lar

Olá amigos! Vamos estudar juntos?
Esperamos que tenhamos uma semana de muitos debates.
Que Jesus possa nos iluminar neste longo caminho.
Bom estudo para todos.
Tema da semana: Comportamento Jovem: Envolvimento do jovem na política
Não é de hoje que vemos os jovens se interessarem pela política, contagiados por este universo político que tanto fascina.
Temos a imagem dos jovens na política apenas a partir dos movimentos estudantis, onde foram os jovens fundamentais na resistência ferrenha ao Regime Militar. Esta referência é a mais lembrada por estar bem próximo de nós e porque foi muito cruel do ponto de vista humanitário, onde houve muitos assassinatos e desaparecimentos, onde alguns jovens se tornaram mártires.
Após este sangrento e martirizante sacrifício, os jovens perceberam a sua importância para a política e perceberam também o poder que eles tem nas mãos. Este período foi muito importante porque foi berço para grandes siglas partidárias, originados a partir de agrupamentos de jovens que descobrem que a união faz a força. Os jovens em particular frequentavam os espetáculos que artistas e intelectuais organizavam, e criaram assim entidades estudantis e tentavam mantê-las diante do regime militar, com a realização de reuniões clandestinas, organizavam manifestações, comícios e passeatas, tudo através destas entidades estudantis. A UNE era a mais famosa entidade estudantil da época.
Depois desta grande fase houve o movimento das Diretas Já, um grande movimento que uniu as pessoas num único objetivo quer era da população ter direito ao voto para os seus governantes. Este movimento das Diretas Já, não houve derramamento de sangue como no movimento da ditadura, e enfim conseguiram eleger o seu primeiro Presidente da República em 1989 depois de anos de repressão ao povo.
E por último os jovens foram efetivamente importantes no movimento dos Caras Pintadas, onde culminou com a renúncia do Presidente Fernando Collor de Mello.
Como vimos os jovens desde 1964, ano em que começou o Regime Militar, se uniram em prol da política, porque perceberam como a política influenciava na vida deles e perceberam também que juntos seriam muitos e se organizados poderiam combater mais eficientemente. Assim podemos dizer que nesta época houve uma safra muito boa de jovens comprometidos com a política.
E ainda hoje, mesmo que sem serem muito notados, há na maioria dos partidos núcleos jovens, onde se encontram para debater opiniões e buscar soluções.
Com tudo que lemos acima podemos concluir que os jovens são a nossa esperança neste mundo tão mesclado que é o dá política. Porque envolve "poder" e isto, muitos querem ter para conseguir concretizas seus anseios, sejam eles bons ou maus. Os jovens na política nos permite sonhar em vermos em alguns anos novas idéias e métodos de sanar velhos problemas.
"No futuro só nasce se plantarmos no presente."
Há uma renovação muito grande na política nacional e com certeza os nossos futuros políticos terão assim como os formados na ditadura, uma base muito boa, porque desde cedo já estão engajados em movimentos sociais aliando tudo a política, e no futuro teremos políticos mais ligados a questões sociais. Não esquecendo que o nosso atual Presidente Lula, é da base da ditadura e lutou muito na UNE sendo inclusive Presidente da entidade.
Questões para estudo:
1 - Os jovens de hoje como futuros poéticos, podem ser considerados como o futuro do Brasil?
2 - O mundo do jeito que está (com acesso as drogas, cada vez mais fácil e comum) complicaria o sucessos dos jovens na política?
3 - Será que apenas novas idéias são o bastante para garantir o sucesso dos jovens na política?
4 - Será que teríamos mesmo a renovação com os jovens nos cargos públicos?
5 - Será que esta juventude estaria pronta pra assumir o mundo hoje?
Aguardando a participação de vcs, tá legal?:))
Um dia repleto de amor e paz.

Se vc tem alguma sugestão de tema , por favor nos escreva fazendo sua sugestão em: coord@cvdee.org.br
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenadores: Ivair e Lu
Colaboradores: Rosane e Márcio

Conclusão