Educar

060a – Tema: Palavrões e gritos: a magia e a força das palavras na educação - nosso papo sobre

Bom dia à todos !!!!
Que a paz do Meigo Nazareno esteja presente em cada coração !!!!
Para iniciar nosso papo da semana, minhas opiniões estão abaixo.
Espero que troquemos muitas idéias sobre o tema, que é muito importante no contexto da educação de nossas crianças.
Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Será que realmente isso funciona (gritos e palavrões)?
Nós, enquanto pais, também estamos, assim como nossos filhos, em processo de aprendizagem para a vida. E muitas vezes, por falta de vigilância, perdemos a paciência e passamos do limite. Com certeza, os gritos e palavrões, além de não resolverem, pioram consideravelmente a situação, pois a energia que dispensamos neste momento é extremamente maléfica tanto para nossos filhos quanto para nós mesmos.

2 - Quais serão as prováveis consequências dessas nossas atitudes?
Além do desequilíbrio ocasionado deste tipo de atitude, pode resultar numa revolta por parte de nossos filhos. E além disso, como a criança quase sempre copia o que os pais fazem, o resultado vai ser uma criança rebelde e muito mal educada, que também perderá facilmente a paciência diante de uma situação difícil e também se sentirá no direito de proferir gritos e palavrões.

3 - E a utilização de palavras amorosas, funciona melhor? Como? Apensa falando, ou a nossa postura no falar com a criança também influência?
Bem, por experiência própria, eu que perdi a paciência inúmeras vezes no trato com minhas filhas, decidi mudar minha postura. Mesmo falando com muita rigidez com minhas filhas, procuro não levantar tanto a voz, e palavrões e gritos, nem pensar.
Perco até um pouco mais de tempo, dialogando com elas, tentando fazê-las entender o erro que elas estão cometendo, mas com certeza estou me sentindo bem melhor e elas, com o tempo, estão se tornando mais receptivas as minhas palavras. Tudo é um exercício, e temos que ter muita, muita paciência para lidar com determinadas situações. E em todos os momentos, mesmo naquele momento da bronca, temos que envolver nossas palavras com muito amor e ternura.

4 - E a questão do exemplo, como fica?
Muito bem lembrado... o exemplo é fundamental no processo de educação de nossas crianças. Dizem que os filhos são os espelhos dos pais. É bem por ai. A educação depende muito mais dos exemplos que damos aos nossos filhos do que propriamente palavras. Se somos pais equilibrados e agimos com bom senso, a possibilidade de nossos filhos serem mais tranquilos e muito maior.

Mil beijinhos à todos !!!!!
Rosane.

---
1 - Será que realmente isso funciona (gritos e palavrões)?
Palavrões não funciona em nenhum lugar em qualquer situação.
Quanto aos gritos, em certos momentos nos pais que ainda somos tão imperfeitos nos desenquilibramos e numa questão de segundo que cochilamos cometemos este deslize que não e o apropriado.

2 - Quais serão as prováveis consequências dessas nossas atitudes?
Sabemos que a fruta não cai muito longe do pé, a probabilidade é uma criança mais agressiva e mais desenquilibrada.

3 - E a utilização de palavras amorosas, funciona melhor? Como? Apensa falando, ou a nossa postura no falar com a criança também influência?
Sempre a parte amorosa funciona melhor. Mas como já disse somos imperfeito, ainda nos pais estamos em crescimento e evolução estamos ainda aprendendo, e muitas vezes utilizamos a impossição do que as palavras amorosas. Mas a maneira de falar e principalmente argumentando com a verdade e explicando para a criança de uma maneira clara e ojetiva, não esquecendo que ela e um espirito velhinho em corpo de criança.

4 - E a questão do exemplo, como fica?

Não existe nada melhor educar do que através do exemplo. Sempre seremos o espelho para os nossos filhos

Cristina
---
Olá! meus amigos,

1. e 2.De forma nenhuma, temos apenas a sensção de que
aos palavrões e gritos somos atendidos, pura ilusão, até
porque queremos que as pessoas nos respeite e não nos
tenha medo, pois bem é exatamente isso que ocorre a
pessoa te atende porque ficou com medo da reação do
momento e acaba virando um vício, pois ela só passa a
atende quando alguém à deixa com medo.

3. fara bem não só a quem esta ouvindo, mas também a que
utiliza dessa forma. Adquirimos respeito das pessoas.

4. somos um pouco de cada pessoa com a qual convivemos,
principalmente dos nossos pais, pois são as pessoas mais
próxima de nós, sem fala que eles também são o nosso
refúgio e nossa proteção. Porém isso não que dizer que
somos uma memória vazia, pois trazemos experiências de
outras vidas.


Meus amigos espero que as minhas respostas sejam bem
proveitosas para vocês, pois temos livres escolhas, se
queremos o bem ou o mal, pois mesmos tendo essas pessoas
como exemplos também já nascemos com a nossa formação de
outras vidas, o qual não se apaga da nossa mente, as
vezes não são bem claras.


Muita paz!
Lilian.
---
Espero que esteja tudo bem com vocês amigos.
Bem, vou tentar apenas complementar o que as amigas Rosane e Cris afirmaram, porque elas já disseram tudo. Às vezes fico com inveja da percepção que as mulheres tem em simplificar e resolver certas coisas, o que seria do mundo sem elas para cooperativar com os homens. Parabéns meninas!!!


Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Será que realmente isso funciona (gritos e palavrões)?
R: Isso nunca resolveu e não é no século XXI que vai resolver. Isso é bom em locais onde a ordem e a disciplina devem seguir a risca, assim como nas Forças Armadas. Isso é bem característico de antigos Generais que para imporem sua força e se fazer temido, usava com sucesso estes métodos. Dentro de uma família o amor deve reinar absoluto na forma em que Jesus no ensinou. Gritar como disse a Rosane é algo que às vezes nos foge do controle, mas nada impede que depois peçamos desculpas pelos exageros ao nossos filhos, e lutar é claro para que estes atos possam ir diminuindo, até poderem ser controlados. Agora palavrões está totalmente fora de questão não é nem descontrole é falta de educação mesmo. Porque na medida em que nós alimentamos certos palavreados e assim conservamos em nossa mente, uma hora eles vem a tona, mas se não tivermos o costume de dizê-los freqüentemente, dificilmente saíra algum de nossa boca, embora saibamos muitos palavrões, mas não fazem parte de nosso vocabulário cotidiano.
Pelo descrito acima não precisa nem dizer que ambos os atos além de não resolverem surtem efeitos apenas contrários.

2 - Quais serão as prováveis conseqüências dessas nossas atitudes?
R: Podemos causar assim como a Rosane disse revolta em nossos filhos onde estaremos facultando-os para uma vida de erros.

3 - E a utilização de palavras amorosas, funciona melhor? Como? Apenas falando, ou a nossa postura no falar com a criança também influência?
R: A postura sempre temos que ter mas com amor é claro, pois Che Guevara disse que perder a ternura jamais. Portanto devemos ter postura quanto a muita coisa, porque regras devem ser estabelecidas assim como assim existem as Leis Universais da qual ninguém foge. Educar é ter postura sim, regras, limites, isso de certa forma não é efetivo, pois nada é efetivo sozinho, depende é claro de acompanhamento de outras medidas juntamente com o essencial e insubstituível amor. É preciso saber dosar cada um dessas medidas para que não saturemos de algo e assim estraguemos a mistura. Na prática eu sei que é difícil de se executar tais métodos ainda mais dosados deste jeito, mas é preciso tentar pois assim se for a vontade de Deus, não nos faltará ajuda.

4 - E a questão do exemplo, como fica?
R: É fundamental o exemplo em tudo na vida até mesmo para com os demais que circulam em nossa vida diária, que dirá de um filho onde a responsabilidade diante da Lei é muito maior. Os exemplos que damos aos nossos filhos se hoje não surtem efeito, um dia lhes valerá muita coisa, seja encarnados ou desencarnados. Os exemplos que prestamos é algo como uma herança assim como outras, mas os exemplos sempre serão decisivos em certos casos, assim como em regenerações de espíritos perturbados e perturbadores diante do desencarne. Assim muito se regeneraram devido ao perceber com ajuda de benfeitores os bons exemplos na qual foi cercado e não os aproveitou. Exemplos são guardados dentro de nós e dentro dos nossos filhos, e um dia sempre serão importantes, até mesmo no não esmorecimento de evolução. Cultivá-los é exteriorizar para que muitos percebam o que senti nosso coração e o que emana dele.

Espero ter contribuindo com as questões acima e espero que muitas pessoas ainda venham colocar aqui suas opiniões para engrandecer este nosso debate.

Márcio
---



Conclusão