Educar

052a – Tema: Somos avós antes do tempo! E agora? (nosso papo)

Participação do Márcio:

Acho que nós estamos preparados para sermos avós só quando um filho ou uma filha está casado. A situação de estar namorando não nós prepara para sermos avós, sempre confiamos na educação que demos aos nossos filhos, e devemos sim confiar na educação, mas só que há muitos fatores que podem corromper esta educação, fazemos o que devemos como pais que é a tarefa de educar e fiscalizar sempre esta educação, sem ser uma coisa impositória.
A gravidez na adolescência não quer dizer só falta de juízo, porque tem muita gente ajuizada que está neste momento com uma criança nos braços.
Agora lanço uma pergunta pra vocês:
Será que a gravidez de uma adolescente é um acidente e estas crianças reencarnam por acaso?
Boa semana a todos e este é um grande tema, que com certeza será bastante debatido. É o que espero.

Participação da Inelda:


Caros amigos,

Também não acredito em "acaso". E nem toda gravidez
demonstra que nossa educação falhou. Pensemos que nossos
filhos têm livre arbítrio tanto quanto nós, embora
jovens. Muitos até nos dão lição de responsabilidade
assumindo o filho mesmo sabendo das dificuldades que
enfrentarão. "Avós fora de hora"? Não!! O plano
espiritual está atento a tudo aquilo de que necessitamos
e muitas vezes os netos que chegam inesperadamente são
aqueles irmãozinhos que precisam conviver conosco
enquanto guardamos ainda forças físicas e intelectuais
para auxiliá-los. Essa é minha modesta opinião.
Abraços fraternos a todos

Participação da Ana Luiza:
olá para todos. Perdõe-me se não tenho participado. O assunto em puata é bastante complexo. O acaso sabemos que não existe, mas tb responder qual a consequencia de gravidez em adolescentes sabemos que sempre foi problemático.
Qunato a nos cobrar por uma orientação não seguida tb acho muito complexo pq cada ser é individual, traz uma bagagem de outras vidas e bem sabemos que tem muito mais força para um adolescente o que ele acha, o que os amigos dizem, o que a mídia passa, do que o que tentamos mostrar em palavras, gestos, comportamentos, etc. mas para tudo encontramos respostas através do amor.
Quando encontramos com os nossos adolescentes coisas que fogem totalmente da nossa forma de pensar, ficamos atordoados, a ai perdemos o fôlego, buscamos dentro de nós mesmos respostas e nos vemos a deriva, como por exemplo cartas de amor de menina para menina (12 e 11 anos colegas de escola). O que acham? Onde buscarmos respostas para isto e como agir? Alguma obra neste sentido?
paz e luz a todos e parabéns por toda a participação que muito nos ajuda no nosso dia-a-dia. Participarei de agora em diante de todos os estudos.

Segunda Participação do Márcio:
Quanto ao e-mail da Elaine eu gostaria de comentar o ponto de terem adolescentes grávidas nas ruas porque foram expulsas de casa pelos seus pais. Eu acho que a culpa de tudo isso é a baixa evolução moral dos pais, e acho mais, que estas grávidas são na verdade uma prova que os pais terão que enfrentar e o que acontece? Os pais rejeitam suas filhas e as escorraçam de casa, jogando também a chance que Deus lhe deu de se melhorar. Na hora de decidir eles não tiveram discernimento para saber que só se alcança os Céus com a bondade e a caridade. Porque ajudar um filho, é mais do que uma questão familiar, é uma questão de caridade, porque Deus não julga as ofensas dos outros para depois julgarem nossos atos, Deus quer que apenas amamos, independente da outra parte ter nos feito o mal. Se não somos amados não é problema nosso, mas se não amamos o problema é nosso. Deu pra entender? Deus não quer saber o que uma filha fez para seus pais, Ele apenas quer que os pais a amem com todo o amor, sábia é a frase: "Quem ama perdoa." Quem não perdoa demonstra não amar e não se perdoa ninguém de verdade sem amor.
Quanto ao e-mail da Dra. Ana Luzia, eu gostaria de dizer que quanto ao ponto que você tocou de duas meninas trocarem cartinhas apaixonadas, eu digo que o sexo não sei porque mas está ficando meio precoce nas crianças, a TV eu acho que tem um fator determinante, más não é só culpa da TV tem questões reencarnatórias, eu acho que estas questões devem ser cuidadas com naturalidade, porque se for de forma abrupta podemos despertar alguma raiva destas meninas e podem até se fechar diante do mundo, e ficar um bom tempo (anos) sem se abrir com ninguém porque um dia foi incompreendida, sei que é difícil pra quem convive com isto, mas o que queremos é ver nossos filhos bem, então façamos hoje, mas pensando no amanhã. Será que estamos educando nossos filhos somente para hoje ou para o amanhã também?
Até mais a todos vamos seguir nos debates meus amigos que a seara é grande mas os trabalhadores são poucos.

Conclusão