Educar

049c – Tema: Família e Música - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar

Ois, LIndinhos e Lindinhas, tudo azul azul com e pra vcs?:))

A música, que aparentemente é um tema meio bobinho e infantil, tem, no entanto, como vimos nas colocações, em textos trazidos uma importância que , no dia-a-dia, não paramos muito para refletir sobre.

Nós trazemos presente em nosso próprio organismo o ritmo: o compasso do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a sequência interminável do dia e da noite, a questão do horário das refeições, do descanso, tudo à nossa volta fala que o universo está envolvido em ritmo harmonioso.

E a música transmite, através de seu ritmo , harmonia ou excitação, serenidade ou agitação, alegria ou tristeza; pois seu elemento melódico , em harmonia com o ritmo, envolve a alma e ativa nossos sentimentos.

Walter O. Alves, fala que "A arte melódica-harmônica-rítmica da música atinge as profundezas da alma, transportando o ser espiritual para as esferas superiores da vida, através da inspiração superior, atingindo as vibrações do mundo espiritual elevado e nobre.
A música representa elevada interação vertical com as esferas espirituais. Mediante essa vivência, em nível espiritual, o sentir e o querer se harmonizam, aprimorando o sentimento e o lado moral da vida."(in: Educação do Espírito)

Essa colocação tanto vale para músicas com qualidade boa, que nos integrará ao nível que menciona Walter; como para músicas com qualidade ruim, que nos integrará a outro nível de esfera espiritual.

O conhecimento da questão de vibração e sintonia também rege para as opções musicais que temos, que fazemos.

Foi bem lembrado, durante esses dias de papo, que somos ifnluenciados pelos seres que nos rodeiam também na questao do gosto musical; daí a importância de pais buscarem, desde cedo, a acostumar, a habituar a criança(e muitas vezes a nós mesmos a buscar uma re-habituar) a ouvir músicas que originem o ativar sentimentos que possibilitem a harmonização com as esferas espirituais elevadas.
Um dia cor e amor

beijocas e abraços com carinho no coração

Equipe Educar CVDEE

Coordenação: Ivair e Lu - eqpeducar@cvdee.org.br

Colaboração: Márcio e Rosane


Conclusão