Educar

046_ – Tema: Violência Sexual Infantil - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar


Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??
Esta semana, vamos abordar um tema que vem ocupando, infelizmente, com uma certa frequência, os noticiários de televisão, e que tem sido também motivo para camapnhas de conscientização da sociedade: a Violência Sexual Infantil.
A Violência Sexual Infantil tem tomado rumos graves em nossa sociedade, e que deram margens à notícias escandalosas na TV, como nos casos de pedofilia mostrados recentemente. Além desses casos ( em que normalmente as crianças e adolescentes eram abusadas sexualmente por terceiros, tais quais padres, médicos, professores), há a questão da prostituição infantil e do abuso sexual dentro de casa ( esse último, de um ocorrência tão frequente que se torna muito preocupante).
A questão preocupante reside no fato da falta de informação e conscientização das pessoas quanto há alguns aspectos desse problema. Vejamos:
Em muitas famílias, quando da ocorrência de abuso sexual, a pessoa que abusa ( pai, mãe, irmão mais velho, ou de repente todos juntos) também foram vítimas de abuso em sua infância, criando para si um comportamento com relação à sexualidade que, apesar de doentio, para ele é considerado normal.
A criança, vítima do abuso, pela maneira como é abordada, também acaba achando que aquilo é normal, e acaba aceitando a situação. Outras, sob ameaça, com medo das consequências, acabam sofrendo caladas.
Em muitos casos, pai e mãe, irmãos mais velhos abusam em conjunto. Mas, há casos em que apenas um elemento exerce o abuso, e o outro, apesar do conhecimento da situação, por inumeráveis motivos, acaba se tornando conivente com a situação.
Há a questão legal, também. A prática de relações sexuais com menores de 14 anos configura uma situação que chama-se Estupro (ou seja, violência sexual, além de legalmente configurar-se como Pedofilia), independente de o menor de idade ter concordado ou até querido a relação.
Isso o que podemos falar dos aspectos materiais e psicológicos da questão. Mas, para nós que somos espíritas, temos ainda a considerar os aspectos espirituais da questão: a questão da obsessão, dos atavismos de vidas passadas com relação a desregramentos sexuais e das consequências futuras desse abuso.
O Espírito Manoel Philomeno de Miranda ditou, através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, o livro Sexo e Obsessão, que aborda o aspecto espiritual dos desregramentos sexuais em geral, e fala de uma forma mais específica sobre a questão da Pedofilia. Já adiantamos que esse livro é importante fonte de estudo e consulta para todos os espíritas, especialmente os lidadores da desobsessão e da evangelização, mas também vai ajudar-nos bastante no tema dessa semana.
Vamos, então, às questões?

Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Como podemos definir a Violência Sexual Infantil?
2 - O que podemos entender como causas psicológicas desse problema?
3 - E como causas espirituais?
4 - Qual a atitude mais sensata a tomarmos, frente à um caso de abuso, com o praticante do abuso?
5 - E como auxiliar de forma eficaz quem foi abusado?
6 - Como atuarmos, tanto na condição de pais e educadores, como na de espíritas, para auxiliarmos a resolver esse problema?

Um bom final de semana, com muito amor e paz para todos!
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Lu e Ivair - coordenadores


Conclusão