Educar

044c – Tema: Ambiente Doméstico - conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??
Esperamos que sim!!! :o))

Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - O que podemos entender sobre a repulsa instintiva que certos pais tem com relação aos filhos?
R - Essa repulsa pode ser fruto das intuições dos desafetos de encarnações passadas. Sabemos que nos reunimos em famílias exatamente para aprendermos a amar aqueles a quem mais detestamos ou prejudicamos em encarnações passadas (claro que aqui temos que fazer a ressalva de que nem sempre as relações familiares são de desafetos. Muitos afetos nossos reencarnam na mesma família para que consolidemos esse laços, ampliando-os). Então, é natural que possa surgir essa repulsa. Mas, se ela surgir, podemos saber que aquele é um indivíduo a quem nós devemos dedicar muito amor, carinho, perdão e compreensão, pois possivelmente foi para isso que ele veio ao nosso meio.
Mas, não nos cabe esquecer aqui que nem todas as repulsas pelos filhos significam relações complicadas de vidas passadas. Um pai extremamente estressado, vai, em dado momento, repudiar o filho que quer brincar enquanto ele quer descansar. Casos de depressão ou outros problemas mentais ou emocionais também podem provocar essa sensação. Embora não justifique ( pois nada justifica a ausência de amor ), explica.
2 - E as relações de raiva que os filhos nutrem pelos pais?
R - Aqui também pode ter a mesma origem: relacionamentos difíceis em encarnações passadas. Mas, como nos lembrou uma das amigas em suas respostas, a adolescência é uma fase em que o comportamento dos filhos tende a ser mais agressivo. Então, sempre é bom lembrarmos disso.

3 - Como equacionar isso de forma saudável, à luz do Espiritismo?
R -Lembrando que todos que aqui estamos, neste mundo de provas e expiações, somos espíritos imperfeitos buscando evoluir, e para isso, precisamos da ajuda uns dos outros. Então, os melhores remédios para isso são os remédios do amor incondicional, da compreensão, do perdão, do auxílio, do carinho, da busca do conhecimento e da auto-renovação. Não existem fórmulas prontas para criarmos os filhos ou nos reajustarmos com os outros, mas existem caminhos que podemos seguir, e o Amor é o principal deles. Recomendamos aqui a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 14, item 9 - A ingratidão dos filhos e os laços de família, do Espírito Santo Agostinho.

4 - Como fazer para termos um ambiente doméstico harmonioso, apesar das diferenças, que nos propicie o crescimento?
R - A Doutrina Espírita é um norte para todos nós, que nos dizemos espíritas. Aqui, nada melhor do que por em prática os ensainmentos ditados pelos Espíritos Superiores e codificados por Allan Kardec. Eles constituem a base segura para sermos pessoas melhores, termos famílias melhores e construímos um mundo melhor. E, para que todos juntos, em nossa famílias, possamos fazer isso, nada melhor que a Prática do Evagelho no Lar, para nos unir e aprendermos o que fazer.

Um excelente fim de semana!
Beijocas mineiras e abraços catarinenses!!
Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br
Lu e Ivair - coordenadores




Conclusão