Educar

044b – Tema: Ambiente Doméstico - nossa conversa sobre 02

1 - O que podemos entender sobre a repulsa instintiva que certos pais tem com relação aos filhos?
Acredito que apesar de termos a benção do esquecimento, de certa forma ainda trazemos impregnados no nosso intimo essas recordações e que em alguns casos esse reconhecimento do outro gere esse sentimento de repulsa aparentemente ijustificada.
2 - E as relações de raiva que os filhos nutrem pelos pais?
O mesmo que a anterior
3 - Como equacionar isso de forma saudável, à luz do Espiritismo?
Nestes casos a busca do equilibrio pelas instruções de nossos benfeitores espirituais que com tanto zelo nos assistem, pelas palavras escritas, pela mudança de nós mesmos. Um caminho não muito fácil, mas vejo como o único a ser seguido para a solução do impasse entre os seres envolvidos nessa relação. Afinal, me parece que a busca do respeito mútua, da aceitação do outro, do equilíbrio deva ser o seu principal objetivo aqui.
4 - Como fazer para termos um ambiente doméstico harmonioso, apesar das diferenças, que nos propicie o crescimento?
O respeito é fundamental em toda relação, respeito em todos os aspectos, desde uma ação mais simples até uma mais complexa. O dia em que as pessoas souberem respeitar a si próprias e ao outro, com certeza estaremos em um mundo muito melhor.

(Joanice)
---
Caros irmãos,

gostaria de perguntar, como separar as desavenças do passado com algum de seus familiares atuais, uma vez que você sabe que alguns deles viveram em outra vida com você? Sabemos que através da mediunidade podemos saber quem fomos em vidas passadas. Isso não é um problema?

Abraços da Bahia

Olívio.
---
Olá Olivio

Uma coisa é de fato: Através da mediunidade podemos saber quem fomos em vidas passadas. Outra é de direito. Isso é possível se o merecermos.

Mas, como Emmanuel nos esclareceu, é no ciclo familiar que temos a imensa oportunidade de resgatar as faltas com o nosso pretérito delituoso e,
muitas vezes, somos colocados junto com aqueles a quem ferimos, magoamos ou causamos imenso mal, para que, na condição de pai, mãe, filho ou cônjuge
possamos ter melhores oportuindades de reparação.
(Lucilius)
---
Um dado importante a ressaltar é que embora sejam difíceis certos
relacionamentos familiares, nao podemos nos esquecer da oportunidade
maravilhosa que nos é dada para o exercicio da paciencia, da tolerancia, do
respeito pelo outro. E o mais importante é que cada pessoa que cruza em
nossas vidas nos trazendo dificuldades ou dor, sao os Mestres abençoados que
vieram nos ajudar a avançar rumo a liberdade, advinda com o exercicio do
Amor que liberta e nos faz felizes.
(Maria das Graças)
---
Olá amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz??
Olá, Olívio!
Sobre o seu questionamento, podemos dizer o seguinte (começando de trás para frente):
Sim, sabemos que existem alguns médiuns (raríssimo, diga-se de passagem) com essa capacidade de nos desvendar o passado. Entretanto, não é esse um dos objetivos perseguidos pelo Doutrina Espírita. O passado já foi, o que importa é o momento presente e o que estamos construindo para nosso futuro. Então, podemos dizer que a Doutrina Espírita, apesar de nos mostra a realidade da reencarnação, e que o que fizemos ontem resulta no que somos hoje, também nos mostra que o que fazemos hoje influi no nosso amanhã. Assim, ao invés de nos ensinar a guiarmos nosso carro olhando pelo retrovisor, o Espiritismo nos diz que devemos guiar tendo em vista a estrada que está à nossa frente.
Quanto a superar as desavenças que temos com nosso familiares, bem, claro que essas desavenças podem, e normalmente vem, do passado. Mas, estamos juntos para nos reajustarmos, e esse reajuste só ocorre através do amor, do perdão, da compreensão, da nossa renovação interior, da busca de uma convivência fraterna, começando esse exercício por nós mesmos, e não esperando que os outros se modifquem para que os amemos. Assim, já que temos abacaxis em nossas mão, aprendamos a descascá-los sem reclamar ou lamentar, para que possamos fazer deliciosas saladas de frutas, não acham??
Um excelente fim de semana!
(Ivair)

Conclusão