Educar

043_ – Tema: Família e a Lei dos Homens - estudo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Eis, Lindinhos e Lindinhas de nosso coração, tudo azul azul com e pra vcs?:)))

Hoje, sábado, 11/01/2003, iniciamos a vivência de novas leis civis pensadas e realizadas por homens; tais leis irão , juridicamente, modificar várias noções e conceitos conjugais e familiares.

Daí, achamos que seria ideal verificarmos alguns aspectos dessa nova legislação na ótica/na visão espírita, estamos colocando aqui alguns aspectos mais voltados a pais/maes e filhos, ok?:))

a) Acabando expressamente(uma vez que já havia terminado desde a Constituição de 88) a questão do pátrio poder, passa-se agora a ter uma igualdade entre homem(pai) e mulher(mãe) sobre os filhos. De que forma podemos, na visão espírita e na nossa prática diária, verificar a questão? Há realmente essa igualdade? O que fazer, não juridicamente, mas no convívio diário, quando há divergências na forma de "autoridade"perante o(s) filho(s)?

b) A questão da guarda dos filhos, em uma separação/divórcio, já não é mais legalmente, preferencial à mulher. Estamos preparados para realmente partilhar ou aceitar a forma não tradicional? Como nos preparar, como o casal deve se preparar e como os filhos deverão se preparar para tal questao?

c) A questão da maioridade para os filhos aos 18 anos. Os preparamos realmente para assumir deveres e terem direitos à essa idade? Eles têm maturidade para tanto?

d) Essas questões afetam efetivamente o conceito de família? o conceito de educação dos filhos? Nosso conceito de educação? Como nós, espíritas, podemos encarar tais modificações?

Lembrando que essas são questões iniciais, que podemos participar respondendo-as, fazendo nossos comentários, trazendo nossas dúvidas, trazendo textos, enfim, dentro do assunto proposto, participarmos como nos sentirmos melhores, tá legal?:)))

Aguardando a participação de todos :))
Um dia felicidade
beijocas mineiras e abraços catarinenses com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE
Coordenação: Ivair(ivair@cvdee.org.br) e Lu(labdalla@cvdee.org.br)

Conclusão