Educar

031a – Tema: Eutanásia e Doação de Órgãos - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Eis Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo azul azul com e pra vcs:))

a) Como encaramos a doença na família?

Muitas vezes a doença vem como sinal de despertamento da alma para que ela possa acordar para o crescimento, para o trabalho. Ou mesmo vem para ajudar ao próprio espírito a ter confiança e a obter a necessária crença na continuidade da vida.


b) Diante de um quadro irreversível se pedido a nós para orientar quanto ao des ligamento de aparelhos como orientar?

A eutanásia , mesmo que seja aparente demonstração de algo bom, não deve ser praticada, uma vez que o homem não tem o direito de a praticar, uma vez que não podemos decidir quanto às necessidades do espírito.

Assim, a orientação deveria ser no sentido de que a molestia ou a dor pode ter finalidade preciosa para o Espírito, talvez até mesmo sendo a única forma do Espírito poder eliminar imperfeições.

c) Qual a visão Espírita sobre Eutanásia?

A doença incurável ou prolongada pode ser um bem para o Espírito. Os desígnios Divinos são insondáveis e a nossa ciência precária para informar ou decidir quanto às necessidades do Espírito. Assim, ao homem é vetado praticar a eutanásia, posto que não tem ele o direito de tomar decisões quanto à aquisição de patrimônios espirituais de outrem.

d) E qual deve ser nossa postura ante a doação de órgãos?

A doação de órgãos é considerado um ato de alto valor moral, sendo que a espiritualidade alerta para a necessidade de espontaneidade por parte do doador e da certeza da morte do corpo físico.
Inúmeras mensagens de espíritos desencarnados, que doaram seus órgãos (em especial a córnea, cuja técnica já é dominada a mais tempo) relatam as pequenas repercussões que tiveram (como em qualquer cirurgia) bem como o amplo amparo dos amigos espirituais, além de sentirem, no mais além, as vibrações de agradecimento por parte do receptor e da família do mesmo. Regra geral, o espírito desencarnado não sentirá dor, no sentido físico, pois a maioria estará em uma espécie de "sono" nos momentos seguintes à desencarnação. A exceção são aqueles que tinham muito apego ao corpo físico, às coisas do mundo, e que realmente acompanham, através de sensações desagradáveis, o processo de desligamento.
Quando falamos em morte, temos que distinguir duas coisas bastante diferentes: morte e desencarnacao. A morte e uma questao meramente fisica, e a cessacao das funcoes fisicas. Desencarnacao e o desligamento do espirito do corpo fisico. Portanto, pode haver a morte, mas o espirito continuar ligado ao corpo (de acordo com seu apego a materia), ou seja, não ocorrer a desencarnacao. O espirito mantendo-se ligado ao corpo mantem as sensacoes ligadas ao esse, ou seja, sente o que acontece com "seu" corpo
fisico.
Entretanto, devemos lembrar que a doacao de orgãos é uma acao que visa auxiliar outra pessoa. E, conforme sabemos, quando qualquer pessoa se volta para o caminho do bem, que busca ajudar, terá sempre o amparo da Espiritualidade Maior, que faria com que os padecimentos fossem reduzidos e
até mesmo não acontecessem.
Assim, cabe a cada um analisar...



Uma semana cheiinha de paz e amor
Beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu


Conclusão