Educar

028b – Tema: A Orfandade - textos

Resolvi colocar um texto sobre os órfãos que retirei para nosso pensar de:
O Evangelho Segundo o Espiritismo pg 184, Cap. XIII - Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita, item 18 - Os órfãos:
OS ÓRFÃOS

18. Meus irmãos, amai os órfãos; se soubésseis quanto é triste ser só e abandonado, sobretudo na infância! Deus permite que haja órfãos para nos exortar a lhes servirmos de pais. Que divina caridade ajudar uma pobre criança abandonada, impedi-la de sofrer fome e frio, dirigir sua alma a fim de que não se perca no vício! Quem estende a mão à criança abandonada é agradável a Deus, porque compreende e pratica sua lei. Pensai também que, freqüentemente, a criança que socorreis vos foi cara numa outra encarnação; e se pudésseis vos lembrar, não seria mais caridade, mas um dever. Assim, pois, meus amigos, todo ser sofredor é vosso irmão e tem direito à vossa caridade, não essa caridade que fere o coração, não essa esmola que queima a mão que a recebe, porque vossos óbolos, freqüentemente, são bem amargos! Quantas vezes eles seriam recusados se em casa, a doença e a e privação não os esperassem! Dai delicadamente, acrescentai aos benefícios:

uma palavra, uma carícia, um sorriso amigo;evitai esse ar de proteção que fere de novo esse coração que sangra, e pensai que fazendo o bem trabalhais para vós e para os vossos. (Um Espírito Familiar, Paris, 1860).



E do livro Família e Espiritismo pg. 88 autores Diversos Edições U. S. E.:

- Os filhos órfãos: "criar filhos em lar de família `normal' muitas vezes é bastante difícil, criar filhos no que comumente se descreve como lar `desfeito' é naturalmente, duas vezes mais difícil". Muitas vezes essas crianças são encaminhadas para lares espíritas e também orfanatos, onde recebem uma orientação dentro do possível. Podendo lá encontrar as suas verdadeiras famílias ou reencontros. Que postura deverá ser tomada pela mãe quando 0 pai a abandona juntamente com o bebê, em estado total de miséria?

Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, responde: "se o senhor te concedeu filhos ao coração de mulher, por mais difícil que te faça o caminho terrestre, não largues os pequeninos à ventania da adversidade". "O Evangelho Segundo o Espiritismo", nos deu o item 8 do cap. XIV (trata do parentesco corporal e espiritual, mostrando que os espíritos não se ligam pelos chamados laços de sangue, mas por afinidades espirituais).



Espero que sejam úteis... Abraços, Milene




Conclusão