Educar

023_ – Tema: Educação dos Filhos - Educação Religiosa - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar


Eis, Lindinhos e LIndinhas, esperamos que tudo azul azul com e pra vcs:))
Como estamos no papo sobre educação dos filhos e já comentamos educação moral, formal, social, sexual, vamos falar um cadinho sobre a educação religiosa?
Conversava outro dia com uma amigona, que não é espírita, e ela falava que como pais e profissionais da educação(ela é professora do ensino fundamental) podemos dar a educação social e moral, ensinar, fornecer e propiciar a educação formal, dar informações e orientar sobre a sexualidade, mas que o meio pelo qual o amparo, a lapidação, do carater e da personalidade é dado através da religião seja qual ela fosse, pois a religião seria o ponto de equilíbrio dessa formação do caráter da criança e que havia a necessidade de que se começasse quando a criança ainda é criança, porque depois de grande ficaria muito mais difícil.
Vianna de Carvalho em psicografia de Divaldo P. Franco, no livro Atualidade do Pensamento Espírita, comenta sobre essa necessidade da religião e diz em um trecho de uma das respostas(117) : "... À Família cabe, aliás, não somente a tarefa da condução dos filhos à religião que os seus pais professam, senão, também, e principalmente, da educação em geral, constituindo-se suporte-exemplo para o trabalho complementar da Escola..." e , em outro trecho (119) diz: "A Religião tem por meta produzir a religação da criatura com o Criador. Variando os seus métodos e conteúdos, os objetivos que alberga são sempre nobres, embora nem sempre lógicos ou racionais..."
Assim, vamos papear um cadinho sobre esse assunto?:))
Coplocando abaixo as questões iniciais de nosso estudo, mas lembrando que vc poderá respondê-las, trazer textos elucidativos, fazer seus comentários, colocar suas dúvidas, enfim, dentro do tema proposto, poderá participar como achar melhor, tá legal?:))
01) Ë importante darmos uma Educação Religiosa aos filhos? Justificar.
02) Qual o papel dos pais perante a religião junto aos filhos? Justificar.
03) Comente sobre a educação religiosa à luz do espiritismo?
04) Comente sobre como vc entende e compreender o assunto?
05) Devemos fazer o Evangelho no Lar junto e com a participação das crianças? Explicar.

Aguardando a participação de vcs, tá legal?:)
Um dia feito de sol sorridente procês
beijocas mineiras com carinho no coração

Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu

Conclusão