Educar

020a – Tema: Educação dos Filhos - Educação Social - conversa sobre

Ois, Lindinhos e Lindinhas , espero que tudo azul azul com vcs : ))

Ei Florina... é que todo mundo quietinho, quietinho de tudo, sabe? : ))

Estava eu aqui a refletir sobre o tema educação social... que que vcs acham? :))

Em um primeiro momento pensei em educação social , aquela que engloba etiqueta social(como comer à mesa, lavar as mãos, comer sem fazer barulho com a boca, não comer de boca aberta, etc.) , ou seja em um âmbito puramente familiar.

No entanto, ao refletir mais sobre o assunto, verificamos que ela engloba mais; ou que seu alcance é maior. Ela engloba o contexto escolar, o contexto de vizinhos, de condomínio, enfim, ela engloba a cidadania plena.

A cidadania plena abrange o aspecto educacional sócio-familiar, que é a base , a estrutura, que gera, ou deveria gerar, o conhecimento dos deveres e dos direitos que cabe a cada um.

Assim, a educação social da criança inicia-se nos aspecto aparentemente pequeninos: o se colocar à mesa, o pedir por favor, o dizer obrigado, enfim as regras que chamamos de etiquetas sociais e , em seu desenrolar, seguir-se-á os ensinamentos , não só de palavras, mas principalmente de exemplos, tais como: a não discussão, o não uso de bebidas alcoólicas, o não desrespeito, o exercício de tarefas distribuídas a todos, a ser escutado, a aprender a ouvir, etc., enfim a ver e ter direitos , como também ver e ter deveres/obrigações.

Esse embasamento familiar, irá se estender e, então, gerar a efetiva participação e seu exercício perante a sociedade: na escola, na vizinhança, no exercício diário de convívio social.

Daí uma importante e consciencial participação dos pais nesse processo, não só no sentido de que se deve ensinar, mas sobretudo eles próprios vivenciarem esse ensino, posto que, por exemplo, os pais ensinam à criança que ela deve aprender a observar e respeitar o próximo, no entanto, na primeira briga que a criança tem na escola, eles vão já passando a mão na cabeça e dizendo: _ isso mesmo, não se leva desaforo pra casa, se apanhar tem que bater; sem , entretanto, buscar saber o que efetivamente ocasionou a situação e através desse conhecimento orientar de forma efetiva; ainda, em exemplo, os pais que dizem a seus filhos adolescentes não bebam, recriminam o uso da cerveja e , no entanto, eles mesmos utilizam com freqüência a bebida em casa, em festas, em churrascos e ainda, anteriormente, eles próprios quem incentivavam os filhos a dar um golinho daqui , um golinho dali, achando super legal a criança partilhar com eles a bebida alcoólica e por aí vai outros muitos exemplos contraditórios entre o falar-se, o ensinar-se e o praticar-se.

Destarte, a educação social abrange não só as etiquetas/regras, mas se estende à educação cidadã.

Aguardando a participação de vcs, tá legal?:))
Um dia cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração



Conclusão