Educar

015c – Tema: Os Filhos e a Dinâmica Familiar - nossa conversa sobre 03

outro texto que ele nos trouxe sobre a dinâmica familiar:
beijocas mineiras com carinho no coração
Anexo 4

NA PRÁTICA



Muitas situações do nosso dia - a - dia, às vezes, nos pegam de surpresa e necessitamos de uma imediata e pronta resposta ou atitude.

1) Estamos preparando bem as nossas crianças e jovens para passarem por momentos de decepção?Temos, que estudar sempre, nunca podemos falar que já sabemos tudo, a vida é uma escola, o importante é sabermos aproveitar a chance de estarmos encarnados, e agradecer, ser sempre honestos com nossos filhos.


2)Como passar o conhecimento doutrinário?Sempre fui espírita, desde que fiquei grávida, comecei a passar a doutrina com eles na barriga, sempre respondendo com sinceridade, e mostrado e importância de Deus em nossa vida.
3)Como conversar e orientar? Sendo sempre sincera não escondendo nada, não preparando eles só com coisas boas tem que participar dos problemas também, procurar ler bastante, procurar leituras adequadas a idade para um bom entendimento.

4)Que tipo de "trabalho" poderíamos ter?



Texto de apoio

"Boa tarde a todos meus amigos...

Tento sempre levar a vocês mensagens de amor, carinho e confiança, mas hoje preciso contar a vocês algo de muito triste que nos ocorreu aqui...

Todos sabem que tenho uma única filha de 14 anos com o nome de L....ela sem duvida alguma é o que de melhor fiz na minha vida toda...minha vida teve um novo colorido depois do nascimento dela...ela é linda, comunicativa, simples, inteligente, e muito, mas muito bem humorada mesmo...sei que ela já teclou e falou ao fone com muitos de vocês aqui, e que muitos já a conhecem pessoalmente também...esses sabem que não estou exagerando em nada...

Pois bem, a L tem muitos amigos, entre eles um casal...o F e a C, de 16 e 15 anos...eles se conhecem desde o prézinho...estudaram juntos com a L todos esses anos, se formaram juntos...vão a festas juntos...eles freqüentam minha casa...pois bem esse casal namorava...por motivos banais terminaram o namoro, o F cheio de dor pelo termino do namoro ameaçou a C de se matar caso ela não voltasse para ele...ela achou ser apenas ameaças e não ligou...ele não hesitou, foi em casa, pegou a arma do pai, escreveu uma carta dizendo o motivo de tanta tristeza e deu um tiro no ouvido direito...não morreu...esta internado na UTI de um hospital...os médicos no ultimo boletim informaram que ele tem chances de sobreviver...mas o pior é que eles já garantem que ele perdeu totalmente a visão e a audição, e acham que ele terá sérios problemas de locomoção, pois perdeu muita massa encefálica...Quando a C soube que o F tentou se matar por causa dela, ficou desesperada, leu a carta que ele deixou e não hesitou...comprou um veneno fortíssimo e tomou...foi socorrida ainda com vida, os médicos lutaram contra a morte dela por dias, mas na noite da ultima 6ª feira ela morreu. Ontem, sábado foi o enterro da C...Em 39 anos de vida eu nunca vi nada tão triste na minha vida...eu não sabia se chorava pelos pais do F que tem um filho que se sobreviver vai viver uma vida vegetativa, sem escutar, ver e se locomover, ou se chorava pelos pais da C que se abraçam aquele caixão chorando pela morte da única filha. A L olhava para mim cheia de dor e me perguntava..."Por que mãe????"...e eu não sabia o que falar para minha filha...Suspirei fundo e disse:

---Talvez filha se houvesse mais diálogos entre namorados...

---Talvez filha se houvesse mais diálogos entre os amigos...

---Talvez filha se houvesse mais diálogos entre pais e filhos...

---Talvez filha se esses pais não tivessem uma arma em casa...

---Talvez filha se a venda de veneno fosse mais controlada...

Enfim, são tantos os motivos...e ao mesmo tempo nada que valesse a pena tanto sofrimento e dor...
Fico aqui imaginado como será a vida do F e dos pais dele daqui pra frente...ele é filho único...nunca mais vai ver um por de sol, nunca mais vai pegar onda na praia, nunca mais vai perturbar os pais colocando o som muito alto enquanto eles tentam falar ao fone...os pais não vão mais se preocupar com as notas dele no colégio...e ao mesmo tempo ele estará lá com eles...meu Deus quanta dor...O motivo desse e-mail é pedir a todos vocês que tem filhos, irmãos, sobrinhos, amigos, qualquer adolescente perto de vocês, que tomem conta deles...nunca deixem de dar atenção, carinho, confiança....O que esta acontecendo com nossa juventude??? Porque tanta dor??? Porque tanto sofrimento??? Porque tanta desilusão com tão pouca idade??? Vamos olhar pra eles com muito amor, com paciência....o dialogo, acredito eu seja o caminho pra tudo sempre...tentemos pelo menos... Nesse momento a L esta na sala, tocando um Cd do Legião Urbana num som altíssimo....canta junto com a musica...bem alto...talvez tentando colocar pra fora toda tristeza que sente...prometo a mim mesma nesse momento nunca mais reclamar desse som alto...agradeço hoje mais do que nunca a Deus por minha filha...peço a ele que sempre a conserve bem e feliz ao meu lado...peço também pelos filhos de vocês, e por todos os jovens nesse momento...que Deus proteja a todos...
Obrigado por lerem até o final essa mensagem...sei que não foi uma mensagem agradável, mas hoje eu precisava desabafar...

--
Lu, é um ensinamento maravilhoso, o DIÁLOGO, e fundamental para uma boa convivencia. Beijos,
(Marco Aurélio)
--
Boa noite, bom dia a todos, que a paz do Cristo esteja com cada um de nós.
Esse ensinamento contido no anexo 3 é realmente maravilhoso. Devemos levá-lo em conta no lar, no trabalho, no lazer. Para melhor cultivá-lo em nosso lar, façamos diariamente o "culto no lar", elevemos nosso ambiente para termos sempre boas intuições, paciência e humildade.
Até breve companheiros,
Valéria.



Conclusão