Educar

013e – Tema : Aborto - conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!!
Tudo em paz e harmonia com vocês??? :o))

Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Como podemos encarar o aborto, segundo a visão espírita?
R - Segundo as instruções ditadas pelos Benfeitores da Equipe da Codificação Espírita, a prática do aborto constitui crime. E crime grave, podemos dizer, pois, além de impedir à um espírito reencarnante a oportunidade de reajustamento e crescimento, é um ato praticado contra uma individualidade que, fisicamente, está impossibilitada de defender-se.
2 - Quais as consequências, tanto físicas quanto espirituais, que podem advir desse ato?
R - As consequências são as mais variadas, pois, como podemos e devemos lembrar, cada caso é um caso. Mas, em linhas gerais, podemos traçar as seguintes possibilidades:
No aspecto físico: variam desde infecções que podem ser tratáveis, passam pelos problemas na região reprodutora, chegando até a infertilidade, e podem mesmo conduzir à desencarnação, em casos de procedimentos extremamente mal-feitos, dos quais resultam graves infecções e hemorragias.
No aspecto psicológico, também são várias as possibilidades de consequências, indo desde o sentimento de culpa, remorso, até a depressão ou consequências mais graves.
No aspecto espiritual, além da não reparação de algum erro passado, há a contração de um novo "resgate", existindo também o risco de uma auto-obsessão, pelo remorso e culpa, e também de uma obsessão, caso o reencarnante "expulso" não tenha um grau de evolução suficiente para perdoar.
3 - Existem situações onde o aborto seja aceitável?
R - Apenas em caso de risco de morte para a gestante, pois, nesse caso, opta-se pela vida que existe há mais tempo (no aspecto físico), visto que a gravidez poderá ocorrer novamente, proporcionando a chance de crescimento novamente, o que não poderia vir a ocorrer se a mãe estivesse em risco de morte, e viesse a desencarnar por isso.
4 - Quais seriam as maneiras de evitarmos a proliferação do aborto?
R - A ignorância é a maior responsável por uma série de males. Sempre que o ser humano se livra da ignorância, uma série de comportamentos seus muda, e muitas coisas equivocadas deixam de ser feitas. Então, uma das maneiras de começarmos à evitar o aborto seriam campanhas de esclarecimento, de orientação, principalmente para adolescentes, visto que hoje há um grande número de adolescentes grávidas, e grande parte dos abortos são realizados por estas. Então, a melhor maneira seria o esclarecimento, pois aí viria uma correta orientação sexual, planejamento familiar, etc. Mas, não podemos acreditar que somente o esclarecimento resolveria o problema, pois é um problema que envolve dimensões afetivas, psicológicas,familiares, sociais, econômicas. Então, haveria um necessidade de reavaliação de todos esses aspectos.

Uma semana de muita paz e harmonia para todos!!
Abraços
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - Coordenadores



Conclusão