Educar

012f – Tema: Gestação, Parto e Adoção conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados á família e educação no lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz e harmonia com vocês??? :o))
Já tivemos bastante tempo para estudar sobre Gestação e Parto, certo?
Agora, vamos então concluir o tema?

Questões para estudo :

1- Na fase embrionária e fetal ,mesmo não havendo desenvolvimento neurológico que permita ao cérebro registrar informações ,o espírito através da memória chamada extra-cerebral registra informações e experiências captadas pelo filtro materno do meio exterior.(Ricardo di Bernadi).Sendo assim qual seria a melhor forma de pensamentos e atitudes da gestante com o feto ?
R - Em qualquer situação, mas mais especificamente na gestação, os melhores pensamentos e atitudes que podemos, e devemos ter, tanto mães quanto pais, são aqueles que demonstrem, se não a aquisição já completa, mas ao menos a busca do enobrecimento intelecto-moral. Em outras palavras, pensamentos e atitudes que demonstrem a busca do Amor, da verdade, do Bom e do Belo, tanto em relação ao Espírito que vem se aportar em nosso meio, quanto com relação à vida e às pessoas em geral.

2-Qual a importância da prece ou mesmo do Evangelho no lar durante a gestação?
R - Tanto a Prece quanto o Evangelho no Lar são excelentes meios de nos mantermos em sintonia com nossos Benfeitores, fato esse que nos auxilia a termos mais forças para prosseguirmos nossa caminhada, quanto para mantermos um estado de equilíbrio e serenidade. Uma vez que o reencarnante é influenciado por tudo que se passa no meio no qual está sendo inserido, a prática da Prece e do Evangelho no Lar durante a gestação já vai criando esse hábito.

3-O desejo ardente e sincero da maternidade e ou paternidade,determina que os candidatos a pais procurem soluções junto a ciência médica.Qual a sua opinião sobre a gestação de aluguel ?
R - Essa é uma questão complexa. Não existe nada específico na Codificação à esse respeito. Uma vez que somos dotados de livre-arbítrio, aqui é mais uma dessas questões onde o que deve prevalecer, acima de tudo, são o bom-senso e a ética.

4- As encarnações são todas programadas ou existem aquelas que seriam "acidentais" provenientes do livre arbítrio?
R - Depende do que se entende por reencarnação programada e reencarnação acidental. É muito comum entre nós, espíritas, o conceito de que "Nada ocorre por acaso". Dentro dessa linha de pensamento, as gravidezes "acidentais", podem não ter tido todo o preparo que foi dispensado às que rotulamos de programadas. No entanto, a união de dois espíritos ou mais pelas vias da reencarnação sempre atende aos impositivos da Lei de Causa e Efeito. Desta forma, todas teriam uma espécie de programação. Há que se levar em conta, também, que o que chamamos de gravidez acidental, pode ser acidental apenas do ponto de vista material, mas não do ponto de vista espiritual.

5- O espiritismo seria contra a reprodução assistida?
R - A Doutrina Espírita, em verdade, não se posiciona contra nada. Ela nos esclarece à respeito de qualquer assunto, de qualuqer área do conhecimento humano. Nós, espíritas, é que vamos, com base nos esclarecimentos dados, nos posicionar contra ou à favor de algo. Existem pontos que são de consenso geral ( o aborto, o suicídio, a eutanásia, a pena de morte, por explo), em que todos, ou a grande maioria se posiciona do mesmo lado (nos exemplos citados, contra). Já a reprodução assistida é um tema mais polêmico, no qual não devem deixar de prevalecer , mais uma vez, o bom-senso e a ética.

6- E o papel do pai como seria em todo o processo de desenvolvimento da gestação?
R - Tão importante e fundamental quanto o papel da mãe, uma vez que ambos são responsáveis pelo processo educativo do reencarnante.

Desejamos à todos um fim de semana de muita paz e harmonia!
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - Coordenadores


Conclusão