Educar

011d – Tema: Planejamento Familiar conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar

Olá, meus amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??
Esperamos sinceramente que sim!!! :o))
Vamos concluir nosso tema da semana??

1 - Como podemos analisar o Planejamento Familiar, com base no que nos ensina a Doutrina Espírita?
R - Esse ponto do Planejamento Familiar é uma questão delicada, pois que não há na Doutrina Espírita uma conclusão específica sobre o assunto. O que podemos fazer é analisar usando a razão e os conhecimentos que os Benfeitores nos legaram, e que Kardec codificou. Dessa maneira, está dentro da Lei de Liberdade que o homem tem seu livre-arbítrio para decidir sobre sua vida, não sendo constrangido à nada que não queira fazer. Sendo assim, o homem tem liberdade para realizar seu Planejamento Familiar, desde que sejam observados os motivos pelos quais está agindo dessa ou daquela maneira. Se o que faz é movido por intenções puras e dentro da Lei de Caridade, ok, tudo bem, Mas, se é movido por egoísmo, orgulho, vaidade, até pode fazer, mas não terá boas consequências disto
2 - É lícito aos casais planejarem o número de filhos? De que modo fazer isso?
R - Sim, é lícito, desde que se observe o porque está se fazendo isso. Existem muitos aspectos que devem ser observado, iniciando-se pelos aspectos sócio-econômicos. Não adianta querer ter muitos filhos, porque preciso resgatar e reajustar-me com eles, se não tenho condições de lhes dar a mínima estrutura para sua vida (alimentação, moradia, educação), assim como não é justificativa para não se ter filhos o fato de querer "curtir a vida a dois", ou outras que se utilizam por aí. Mais uma vez, é o bom senso, embasado pelas Leis que regem a harmonia do Universo que deve prevalecer nesse aspecto.
3 - Como podemos analisar a questão do casal que não pode ter filhos?
R - Todos nós estamos reencarnados no planeta Terra, que é um mundo de rpovas e expiações, porque temos muitas coisas a resgatar. Com certeza, o casal que não pode ter filhos, está passando por uma prova e ao mesmo tempo expiação, que lhe conduzirá ao necessário reajuste. Ao mesmo tempo, nessa posição são colocados, quase sempre (para não dizermos sempre), perto de crianças que não tem pais, a fim de que lhes cumpram esse papel, ajudando esses espíritos que renascem numa prova tão ou até maior que a enfrentada pelo casal.
4 - E a questão dos métodos contraceptivos, como analisá-la sob a ótica espírita?
R - Aqui também não temos uma posição definida na Doutrina Espírita, e vale dizer que mais uma vez o que deve prevalecer é o bom-senso. A questão não são os métodos contraceptivos (excetue-se aqui os métodos abortivos, visto que esses são total e absolutamente desaconselhados, visto que não impedem a fecundação, mas eliminam o embrião, o que constitui-se em um crime), mas o porque estão sendo utilizados. Se o objetivo é apenas a satisfação da sensualidade, a posição dos Benfeitores da Humanidade é contrária, visto que seriam um estímulo ao vício, e não uma questão de necessidade ou bom-senso.

Uma excelente semana à todos!
Fiquem em paz!
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - coordenadores


Conclusão